Chá de erva de São Cristóvão: conheça os seus benefícios

Você já ouviu falar no chá de erva de São Cristóvão? Se ainda não conhece, esse artigo é para você. Nós vamos falar sobre os benefícios desse maravilhoso chá, e tudo o que ele pode fazer em favor de sua saúde. Então, fique conosco.

 

Um pouco sobre a erva de São Cristóvão

A erva de São Cristóvão é uma planta medicinal com o nome científico Cimicifuga Racemosa. De alto poder anti-inflamatório e analgésico, tem sido usado há muitos anos na medicina natural para combate de diversas condições, bem como dores menstruais e ciclo menstrual irregular.

Essa curiosa erva tem origem na América do Norte, mas hoje já é possível encontra-las em outras regiões, como aqui no Brasil, por exemplo. Como uma árvore racemosa, ela consegue atingir uma altura máxima de apenas 2,5 metros de altura. Suas folhas produzem delicas flores brancas.

A fim de se obter os benefícios terapêuticos da erva de São Cristóvão podemos consumi-la em forma de chá. Este pode ser feito com suas raízes e caules.

 

Benefícios da erva de São Cristóvão

Uma das formas populares pela qual a erva de São Cristóvão é conhecida é como a “amiga das mulheres”. Isso é devido ao fato de que sua ação medicinal tem a capacidade de agir diretamente em condições de natureza feminina, bem como: sintomas da TPM (cólicas e desconfortos em geral) e também problemas com o ciclo menstrual. Esses benefícios são obtidos porque a erva trabalha regulando os hormônios.

Assim sendo, as mulheres podem se beneficiar da ação terapêutica do chá de São Cristóvão em todos os seus períodos, sejam menstruais, gravidez ou até mesmo menopausa. Assim sendo o chá da erva de São Cristóvão permite um eficaz equilíbrio nos hormônios e organismo feminino.

Sua ação terapêutica ocorre devido às suas propriedades que facilitam a diminuição de espasmos e tensões. Também possui ação sedativa, tônica uterina e antidiabética. Há ainda quem defenda o uso do chá de erva de São Cristóvão para facilitar o trabalho de parto.

Mas não pense que os benefícios desse chá multifuncional param por aqui. Ele também promove uma grande melhora na circulação sanguínea. Além disso, também ajuda a tratar problemas respiratórios, bem como a tosse paroxística, asma, bronquite até mesmo coqueluche. Também se mostra altamente eficiente na melhora de alterações de humor e na regulação dos hormônios sexuais. Como não apreciar uma planta tão benéfica à nossa saúde, não é mesmo?

 

Contraindicações

É importante salientar que o consumo dos chás naturais não substitui o tratamento médico. Portanto, se você está fazendo uso de algum tratamento medicamentoso ou acompanhamento médico, você não deve interrompê-lo.

Assim como todos os chás medicinais, deve-se evitar consumi-los em doses elevadas, uma vez que seu consumo em excesso pode provocar efeitos colaterais.

Consulte sempre um médico ou outro profissional de saúde qualificado antes de se automedicar, mesmo através do tratamento com ervas. Em caso de superdosagem, o médico também deverá ser procurado.

 

 

Como fazer chá de erva de São Cristóvão?

Fazer chá de pata de vaca em casa é muito fácil. Você irá utilizar as cascas de pau brasil, em um processo de decocção. Assim sendo, você irá precisar de:

  • 2 xícaras (chá) de água
  • 2 colheres (chpa) de folhas de erva de São Cristóvão trituradas

Coloque a água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente a erva de São Cristóvão. Em seguida, tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos, ou até que atinja uma temperatura agradável para consumo. Coe e consuma. Se preferir, adoce com mel. Tome 1 xícara do chá de duas a três vezes por dia.

 

Onde encontrar a erva de São Cristóvão

Se você tiver dificuldades de encontrar a erva de São Cristóvão direto do pé, você pode facilmente encontrá-las secas em casas de produtos naturais ou mesmo em lojas de vendas online. Você pode ainda encontra-la em forma de cápsulas.

Leia também: Chá de canela de velho

 

chá de erva de São Cristóvão

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de erva de São Cristóvão, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

 

Leave a Reply