Chá de canela de velho: conheça os seus benefícios

Ultimamente, muito se tem falado no chá de canela do velho, e nos muitos benefícios que ele pode proporcionar à nossa saúde. Pois se ainda não conhece essa maravilha da natureza, acompanhe nosso artigo e conheça os efeitos terapêuticos desse incrível chá, e tudo o que ele pode fazer por você.

 

Um pouco sobre a canela de velho

Seu nome oficial é Miconia albicans, da família dos Melastomataceae, tratando-se de uma planta arbustiva, que pode chegar até 3 metros de altura. Dentre os muitos nomes populares, a canela de velho também é conhecida como quaresmeira-de-flor-branca ou prima das outras quaresmeiras.

Muitas pessoas têm comentado a respeito da eficácia da canela de velho para a nossa saúde. Tanto é que ela já vem sendo estudada por conta de seus efeitos terapêuticos. As partes mais usadas para se obter esses efeitos medicinais são as suas folhas. É a partir delas que conseguimos fazer o milagroso chá de canela de velhos.

Rica em propriedades terapêuticas, essa planta possui em sua composição uma série de flavonoides e compostos triterpênicos, bem como: ácido oleanólico e ácido ursólico. Essa composição faz da canela de velho um grande aliado da saúde.

 

Os benefícios do chá de canela de velho

A principal indicação para o uso do chá de canela de velho é para tratamento de dores crônicas. Assim, o chá pode combater males como: artrite, artrite reumatoide, reumatismo, fibromialgia, dores e inflamação das articulações em geral, dores na coluna, bursite, reumatismo, tendinite, torcicolos etc.

Mas o que faz da canela de velho uma erva tão especial? Trata-se de uma planta que possui excelentes ações benéficas para o corpo. São elas:

  • Anti-inflamatória
  • Analgésica
  • Antioxidante
  • Antimutagênica
  • Antimicrobiana
  • Antitumoral
  • Depurativa do sangue
  • Hepatoprotetora
  • tônica digestiva

Com tanta propriedade medicinal, a canela de velho só poderia mesmo ser essa grande aliada da saúde, como vem sendo ultimamente.

 

Como fazer uso do chá de canela de velho

Como estamos falando de medicina natural, não adianta você tomar uma xícara e já obter todos os resultados imediatos. A melhora é uma processo gradativo, que você vai experimentando à medida que for fazendo uso do chá.

Assim sendo, aconselha-se que você incorpore o chá de canela de velho em sua dieta alimentar diária por, no mínimo, 30 dias. Depois desse período, você poderá continuar consumindo o seu chá, se quiser. Isso significa que esse o tratamento feito com esse chá é de uso prolongado.

No entanto, os resultados dependem do organismo de pessoa a pessoa. Algumas irão responder mais rápido ao tratamento. Outras poderão levar um pouco mais de tempo. Mas em qualquer um dos casos, a eficácia do chá de canela de velho é surpreendente.

 

Como fazer chá de canela do velho?

Fazer chá de canela de velho em casa é muito fácil. Você irá utilizar as suas folhas (secas ou in natura) para produzir a infusão. Assim sendo, você irá precisar de:

  • 2 xícaras de água
  • 2 colheres (sopa) de folhas de canela de velho bem picadas (secas ou in natura)

Coloque a água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente a canela de velho. Em seguida, tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos, ou até que atinja uma temperatura agradável para consumo. Coe e consuma. Se preferir, adoce com mel.

 

Onde encontrar a canela do velho

Se você tiver dificuldades de encontrar as folhas de canela de velho in natura, direto do pé, você pode facilmente encontrá-las secas em casas de produtos naturais ou mesmo em lojas de vendas online.

 

Leia também: Chá de alfazema

 

chá de canela do velho

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de canela do velho, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply