Chá de alfazema: conheça os seus benefícios

Alguma vez você já experimentou o chá de alfazema? Nesse artigo nós iremos falar sobre os benefícios desse maravilhoso chá, e tudo o que ele pode fazer em favor de sua saúde.

 

Um pouco sobre a alfazema

Também conhecida como lavanda, seu nome científico é Lavandula angustifolia ou Lavandula officinalis. Trata-se deum pequeno arbusto que é bastante conhecido pelo seu aroma agradável e flores de cores arroxeadas e muito brilhantes.

Essa planta é nativa das regiões montanhosas do Mediterrâneo, mas agora é cultivada em todo o mundo. Existe uma infinidade de maneiras em que a alfazema é utilizada como ingrediente principal: sabonetes, xampus, cremes, colônias corporais etc. Já na medicina natural ela exerce um grande papel na aromaterapia e também em forma de chá.

 

Os benefícios do chá de alfazema

Essa maravilha da natureza é capaz de resultar em um chá altamente benéfico para nossa saúde. Vejamos alguns de seus principais benefícios.

 

Promove o relaxamento

Um dos principais benefícios do chá de alfazema é induzir o relaxamento. Isso é possível por conta de seu aroma suave e altamente terapêutico. Além disso, pesquisas relatam que inalar o cheiro de lavanda, é possível retardar a atividade do sistema nervoso, por conta disso ocorre o estado de relaxamento. Assim sendo, o chá de alfazema se torna um eficiente remédio natural no combate à ansiedade, insônia, estresse e depressão.

 

Melhora os problemas digestivos

Outro uso tradicional comum para o chá de lavanda é para alívio de problemas digestivos, incluindo estômago nervoso e indigestão. Estudos modernos têm sugerido sua eficácia. As pesquisas descobriram que músculo liso – nos intestinos responsáveis ​​pela movimentação do alimento através do sistema digestivo – de ratos, era relaxado quando o óleo de alfazema era aplicado. Isso indica que os seres humanos podem ser afetados beneficamente da mesma maneira.

Convulsões e espasmos

Uma convulsão ocorre quando um músculo se contrai e relaxa rapidamente involuntariamente, fazendo com que o corpo se agite. Um espasmo é semelhante, mas geralmente resulta em um músculo contraído. O chá de lavanda tem demonstrado ser possuir um efeito altamente benéfico em benefício da redução de  os espasmos e convulsões.

 

Combate o estresse e o esgotamento mental

Quanto aos níveis de estresse, o chá de lavanda possui componentes ativos que combate o estresse crônico e ansiedade. Isso porque ela estimula a liberação de certos neurotransmissores que podem compensar o excesso de hormônios do estresse em seu corpo e ajudar a prevenir  o esgotamento mental.

 

Combate os distúrbios do sono

O chá de alfazema ajuda a combater os distúrbios do sono porque possui propriedades ansiolíticas e relaxantes. E para o combate a estados inflamatórios, o chá ajuda a combater diversos sintomas que incluem dores de cabeça, febres, irritação da pele, dores de artrite e os sintomas de certos distúrbios articulares.

 

Como fazer chá de alfazema?

Para fazer o seu chá, você poderá usar as flores secas ou frescas. Você irá precisar de:

  • 2 xícaras de água
  • 1 colher (sopa) de flores de alfazema (secas ou in natura)

Coloque a água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente a alfazema. Em seguida, tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos, ou até que atinja uma temperatura agradável para consumo. Coe e consuma. Se preferir, adoce com mel.

 

Onde encontrar a alfazema

Se você tiver dificuldades de encontrar as folhas de maracujá in natura, direto do pé, você pode facilmente encontrá-las secas em casas de produtos naturais ou mesmo em lojas de vendas online.

 

Leia também: Chá de calêndula

 

chá de alfazema

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de alfazema, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply