Chá de tomilho: poder antioxidante e expectorante em sua cozinha

Quem gosta de enriquecer seus pratos com deliciosos sabores de tempero, com certeza devem ser familiares com o tomilho. Mas não pense que é somente para uso culinário que essa delicada erva tem suas funções, afinal, na medicina natural ele também faz sucesso. Você já conhece os poderes do chá de tomilho?

Acompanhe nosso artigo e saiba por que você deve consumir esse poderoso e delicioso chá. Conheça todos os seus benefícios.

 

Um pouco sobre o tomilho

Nativo do Mediterrâneo, ele tem o nome científico Thymus Vulgaris, mas é popularmente conhecido como tomilho. Trata-se de uma erva que tem sido utilizada, desde os tempos antigos, para fins medicinais e aromatizantes. Até os dias de hoje, essa erva tem sido utilizada em forma de tempero e também como um excelente remédio natural, seja através do seu chá ou mesmo do seu óleo essencial.

No antigo Egito, o tomilho era usado para embalsamar os corpos. Já os gregos antigos usavam-no como incenso nos templos e o adicionavam à água do banho.

Os romanos, por sua vez, usavam a erva como tempero para queijos e bebidas alcoólicas. O tomilho é rico em propriedades antifúngicas, antibacterianas, inseticidas e possivelmente antifúngicas. Por isso era muito usado para proteger as pessoas de peste negra nos tempos antigos.

Hipócrates (460 aC a 370 aC), o pai da medicina ocidental, recomendava o tomilho para tratar doenças respiratórias. Quando a peste negra varreu a Europa na década de 1340, as flores de tomilho foram usadas para proteção. Inclusive, em uma época em que sequer havia surgido a penicilina, o tomilho era usado para reduzir a resistência bacteriana.

 

Benefícios do chá de tomilho

Como podemos ver, o tomilho é o tipo de erva que tem demonstrado possuir uma variedade de propriedades medicinais. Isso porque ele é rico em fito nutrientes, minerais e vitaminas, sendo fonte de potássio, ferro, magnésio, cálcio, manganês e selênio. Esta erva também é uma fonte rica de vitaminas como as do complexo B, betacaroteno, vitamina C, vitamina A, vitamina K, vitamina E e ácido fólico.

Portanto, trata-se de uma erva tão poderosa que antes mesmo de surgirem os antibióticos seu óleo era usado como bandagens. Um dos ingredientes ativos do tomilho é o timol, que lhe confere propriedades antissépticas, desinfetantes e antifúngicas. Por isso é altamente eficaz no combate às bactérias além de ser rico em flavonoides (apigenina, naringenina, luteolina e timonina).

Inclusive, são esses flavonoides que aumentam a ação antioxidante dessa erva multifuncional. Diante de tantas propriedades altamente benéficas, podemos – e devemos – fazer uso do chá de tomilho para diversos tipos de tratamento. Seus benefícios incluem:

 

Propriedades antioxidantes

Os ingredientes ativos antioxidantes no chá de tomilho têm sido associados à prevenção e tratamento de doenças, incluindo: vertigem, esclerose múltipla, zumbido, hepatite, herpes e redução do estresse oxidativo geral no corpo.

 

Combate à tosse

O tomilho é uma erva de forte ação de combate a doenças respiratórias e poder expectorante. Isso porque os flavonoides contidos em suas folhas ajudam a relaxar os músculos da garganta, promovendo uma diminuição da inflamação e tosse.

 

Cólicas menstruais

Outra funcionalidade do chá de tomilho é na eliminação de cólicas menstruais devido aos efeitos antiespasmódicos de alguns de seus compostos ativos. Este chá também pode ajudar a atenuar todos os sintomas provenientes da TPM.

 

Sistema imunológico

O alto teor de vitamina C  e antioxidantes encontrados no chá de tomilho fazem dele um impulso ideal para o sistema imunológico, ajudando a aliviar os sintomas do resfriado e da gripe rapidamente.

 

Aumento da memória

Pesquisas têm demonstrado uma grande melhora da memória através do consumo desse chá, retardando a deposição de beta- amiloide no cérebro. Além disso, o timol, presente em sua composição, também ajuda a aumentar os níveis de ômega- 3 no cérebro.

 

Digestão

Se você está sofrendo de uma dor de estômago, náusea, constipação, inchaço ou cólicas, o chá de tomilho pode ser o remédio perfeito. Suas propriedades anti-inflamatórias naturais e de natureza calmante, bem como efeitos antibacterianos, podem ajudar a se livrar de problemas estomacais. Dessa forma, ajuda a promover a digestão adequada, além de normalizar os movimentos intestinais.

 

chá de tomilho

 

Como fazer o chá de tomilho

Para fazer o seu chá, você irá precisar de:

  • Meio litro de água
  • 2 colheres (chá) de folhas de folhas de tomilho (secas ou in natura)

Coloque a água no fogo e, quando começar a ferver, apague e coloque as folhas do tomilho. Deixe tampado em infusão por cerca de 10 a 15 minutos. Após esse período, você pode coar. Consuma 2 vezes ao dia.

 

Leia também: Benefícios do tomilho

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de tomilho, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply