Chás para enxaqueca: conheça os melhores

Você conhece os melhores chás para enxaqueca? Se ainda não conhece, acompanhe esse artigo. A enxaqueca é uma dor de cabeça difícil de controlar, que afeta mais as mulheres, principalmente dias antes da menstruação. Para quem sofre com enxaqueca com muita frequência, os remédios naturais são uma excelente opção para evitar a toma de medicamentos de farmácia, que tem contraindicações e efeitos desagradáveis.

 

Qual a diferença entre enxaqueca e dor de cabeça?

É comum alguém dizer que está com dor de cabeça ou enxaqueca. Existe diferença entre elas. A enxaqueca é uma doença, que pode fazer doer apenas de um lado ou não, e chega a durar 72 horas. Ela é genética e crônica, mas alguns cérebros são mais sensíveis do que outros. Para que ela se manifeste, é preciso algum estímulo como fatores emocionais, hormonais e estresse, maus hábitos alimentares e de sono. Sabendo controlar esses fatores estimulantes já pode ser um ótimo passo, mas é recomendado consultar um médico neurologista, pois o diagnóstico só é possível através de exames. Por mais que não tenha cura, o tratamento pode ajudar a diminuir e até evitar essas crises.

Já a dor de cabeça, também conhecida como cefaleia, é o sintoma de alguma outra doença e, ao contrário do que ocorre com a enxaqueca, é possível manter as atividades do dia normalmente. Neste caso, o ideal é consultar um médico para identificar o que está causando este sintoma.

 

Dicas para evitar as dores de cabeça

Não exagere ao consumir alimentos como chocolates, frituras e gorduras, café, chá, refrigerantes de cola, vinhos tintos, cervejas, aspartame e linguiças, por exemplo:

  • Evite ficar mais do que cinco horas sem comer.
  • Respeite a sua rotina do sono com pelo menos 8 horas ao dia.
  • Variações de temperatura e umidade podem trazer a crise.

 

 

Chás para enxaqueca

A seguir, confira as melhores receitas de chás para enxaqueca. Mas antes de qualquer coisa, vale lembrar que os chás, por serem plantas com propriedades medicinais, precisam ser consumidos com cuidado e com o aval de um especialista, principalmente nos casos de gestantes, lactantes ou quem toma remédio controlado.

 

Chá de gengibre

O chá de gengibre possui propriedades anti-inflamatórias, por isso, é um dos queridinhos na lista dos melhores chás para enxaqueca. Na composição tem o gingerol, que age como aspirina e ajuda a aliviar a inflamação e a dor. Anote aí: rale 25 gramas de gengibre fresco, misture com 500ml de água e deixe ferver de 15 ou 20 minutos. Coe e beba na hora.

 

Chá de alfazema

Uma boa forma de combater a enxaqueca de forma natural é consumir os alimentos certos assim que a dor de cabeça começar. Uma opção muito interessante é o chá de alfazema, que pode ser usado para ser consumido ou mesmo para ser usado como compressa.

 

Chá de dong quai

Uma boa solução caseira para enxaqueca é com dong quai porque esta planta medicinal possui propriedades analgésicas, aliviando as dores de cabeça.

  • 15 g de raiz de dong quai
  • 1 xícara e meia de água

Colocar a raiz da planta na água, depois de fervida, e em seguida deixar repousar em um recipiente com tampa durante 30 minutos. Depois coar e beber cerca de 2 a 3 xícaras do chá por dia.​

 

Chá de ulmária

Um dos chás para enxaqueca com uma grande propriedade curativa é o chá de ulmária. Isso porque essa erva é rica em propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que aliviam a enxaqueca.

  • 2 colheres (de sopa) de ulmária
  • 2 xícaras de água

Colocar a ulmária na água e deixar ferver. Depois de fervida, deixar esfriar, coar e beber ainda morno cerca de 2 a 3 xícaras do chá de ulmária por dia.

 

Chá de camomila com erva cidreira

Esse chá é uma excelente natural para combater a enxaqueca de forma natural. Isso porque ele possui propriedades relaxantes e calmantes.

  • 2 copos de água
  • 1 punhado de erva didreira
  • 1 punhado de camomila seca
  • 6 folhas de louro
  • 1 limão

Ferva a água e depois acrescente aos demais ingrediente. Ferva por mais 2 minutos e então acrescente o suco de 1 limão. Coe e beba ainda morno.

 

Leia também: Chás para azia

 

chás para enxaqueca

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chás para enxaqueca, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply