Chás para azia: conheça os melhores

Muitas vezes sentimos aquela queimação e desconforto após ingerirmos algum tipo de alimento que não nos cai bem. Se isso já aconteceu com você, ou se acontece com frequência, está na hora de você conhecer alguns chás para azia que vamos ensinar nesse artigo. Anote cada uma das receitas e escolha a de sua preferência.

 

O que é a azia

A azia é uma irritação do esôfago – o tubo que conecta sua garganta e estômago. É causada pelo ácido do estômago. Isso leva a um desconforto ardente na parte superior da barriga ou abaixo do esterno.

De forma bem simples, podemos dizer que a azia é resultado do refluxo do ácido gástrico que está no estômago. A função desse ácido é digerir os alimentos antes que eles passem para os intestinos. Quando esse ácido, por algum motivo, volta do estômago para o esôfago, acontece o refluxo, juntamente com a famosa sensação de queimação e até mesmo comida voltando. Mas, afinal, você sabe o que causa esse desconforto?

Isso pode acontecer devido a um problema com uma válvula muscular chamada esfíncter esofágico inferior. Ele está localizado onde o esôfago se encontra com o estômago. Normalmente essa válvula mantém o ácido estomacal exatamente onde deveria estar – no seu estômago. E quando está funcionando direito, ela se abre para permitir que o alimento entre em seu estômago, voltando a fechar novamente.

Porém, se essa válvula se abrir com muita frequência ou mesmo se ela não fechar com força suficiente, o ácido do estômago pode penetrar no esôfago e causar aquela sensação de queimação que todos nós já conhecemos.

Mas existem outras causas também, Uma delas é quando se come em excesso, enviando uma grande quantidade de comida no estômago. Outro motivo é por conta de muita pressão no estômago, e isso muitas vezes é provocado pela obesidade, gravidez ou até mesmo uma constipação.

Mas é claro que alguns alimentos contribuem para o aumento desse ácido estomacal, como: tomate, frutas cítricas, alho, cebola, chocolate, café (produtos cafeinados em geral), álcool, pimenta, hortelã etc.

 

Chás para azia

A seguir, nós vamos ensinar  você a fazer os melhores chás para azia. Além de serem muito fáceis de preparar, você pode fazê-los com ingredientes que geralmente já temos em nossa cozinha.

 

Chás de ervas mistas

A mistura de algumas ervas podem fazer maravilhas para combater a azia, pois eles ajudam a melhorar a digestão. Por isso acabam aliviando muitos problemas estomacais, como o refluxo, por exemplo.

Porém, as ervas não devem conter cafeína, pois ela contribui para o refluxo. Algumas ervas que você pode usar para fazer deliciosos chás para azia são a camomila, erva doce, alcaçuz, espinheira santa, dente de leão etc. Aprenda com fazer:

 

Chá de gengibre

  • 2 xícaras de água;
  • 2 a 3 cm de raiz de gengibre ralado (ou fatiado)

Ferva a água com o gengibre, deixando no fogo por 5 a 10 minutos. Após esse tempo, apague o fogo e tampe o recipiente, deixando em descanso por cerca de 20 minutos. Depois disso, basta coar e consumir.

 

Chá de alcaçuz

  • 1 litro de água
  • 2 colheres (sopa) de raiz de alcaçuz picada

Ferva a água com o alcaçuz, deixando no fogo por 5 a 10 minutos. Após esse tempo, apague o fogo e tampe o recipiente, deixando em descanso por cerca de 20 minutos. Depois disso, basta coar e consumir.

 

Chá de espinheira-santa

  • 1 xícara de água
  • 1 colher (sopa) de folhas de espinheira-santa.

Coloque a água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente as folhas de erva de espinheira santa. Feito isso, tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Coe antes de consumir. Se preferir, adoce com mel.

 

Chá de erva-doce

  • 1 xícara de chá de água
  • 1 colher (chá) de erva doce

Ferva a água com a erva doce, deixando em fervura por 5 a 10 minutos. Após esse tempo, apague o fogo e tampe o recipiente, deixando em descanso por cerca de 20 minutos. Depois disso, basta coar e consumir.

 

Leia também: Chás para enxaqueca

 

chás para azia

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre os chás para azia, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply