Embora seja consumida no Brasil, a grande popularidade da bardana se concentra nos países da Europa e Ásia. É por isso que os benefícios do chá de bardana são conhecidos em tantos lugares. O motivo de tanta popularidade? Seus benefícios à saúde e um gosto adocicado nos pratos. Sim, a bardana é comestível e comumente consumida em forma de alimento em muitos países, principalmente os Asiáticos. Além disso, seus poderes medicinais podem trazer muitos benefícios à nossa saúde.
E então, você conhece os benefícios do chá de bardana? Sabe como fazê-lo? Acompanhe nosso artigo e conheça o poder curativo dessa planta milagrosa.
O que é a bardana
Também conhecida como “gobó”, a bardana possui propriedades que trazem muitos benefícios à nossa saúde. Esta é uma planta que tem um poder desintoxicante muito grande e suas raízes são capazes de fazer uma verdadeira limpeza em nosso corpo.
Esta planta é uma das mais antigas usadas medicinalmente, e é muito popular na Europa e na Ásia. Inclusive, ela era muito popular no passado para a tratamento do sarampo pelos antigos praticantes medicinais chineses. Trata-se de uma planta tão benéfica que pode ser usada para diversos tratamentos.
E não é apenas para tratamentos medicinais que a bardana é popular, não. Além de fazer chá da raiz de bardana, os japoneses também a consomem in natura, como ingrediente para diversos pratos. Todas as partes da bardana podem ser consumidas: as raízes possuem um gosto mais adocicado, já as flores e folhas lembram o gosto da alcachofra.
Quanto suas propriedades medicinais, podemos destacar as ações:
- Diuréticas
- Laxativas
- Antissépticas
- Depurativas
- Diaforéticas
- Estomáquicas
- Antidiabéticas
Os benefícios do chá de bardana
Existem muitos tratamentos que podem ser feitos com o chá da bardana, por causa do seu forte poder anti-inflamatório. Por isso, é excelente para tratamento da artrite.
Sua forte ação depurativa é excelente para limpar o sangue e também tratar de casos de insuficiência hepática, por conta da limpeza feita no sangue. Por isso também é indicado para tratamento tópico de dermatoses. Veja a seguir os demais tratamentos indicados para a bardana.
Úlceras da pele
Devido às suas propriedades antibacterianas, antissépticas e anti-inflamatórias, a raiz de bardana é um excelente remédio natural para o tratamento de problemas de pele, incluindo eczema, úlceras, acne, psoríase e dermatite. Nesses casos, você pode fazer aplicações do chá sobre a pele.
Problemas capilares
Um dos problemas tratados pela raiz de bardana é a caspa. Além disso, ela também ajuda no condicionamento do couro cabeludo, promovendo o crescimento do cabelo. Você pode lavar os cabelos e depois aplicar o chá da bardana no couro cabeludo com o auxílio de um pente e algodão.
Pedras nos rins
Um dos grandes benefícios do chá de bardana é que ele ajuda a estimular e tonificar o sistema renal. Por conta disso, o seu chá irá garantir com que as toxinas sejam liberadas. Além disso, sua ação diurética potencializa o tratamento de insuficiência renal.
Pressão arterial alta
A bardana contém níveis baixos de sódio e alto nível de potássio. O potássio irá remover a água dos músculos, abaixando a pressão arterial.
Surgimento do câncer
A raiz da bardana é capaz de impedir metástases e prevenir a recorrência do câncer. Isto acontece por conta de seu poder antioxidante, anti-inflamatório e desintoxicante.
Problemas com o fígado em geral
O chá da bardana é indicado também para o tratamento do fígado. Ele irá atuar no organismo limpando o fígado de produtos químicos e toxinas. Ele aumenta a produção da bile que, além de promover a limpeza, também previne a hepatite.
Como preparar o chá da barnada
Para ter os benefícios do chá da bardana é muito simples. Coloque 30 g de raiz de bardana em três xícaras de água fervente. Tampe e deixe em infusão por aproximadamente 30 minutos. Coe e beba duas vezes ao dia.
Contraindicações
Apesar dos benefícios do chá de bardana, é preciso ficar atento às contraindicações. Mulheres grávidas ou em período de amamentação devem evitar o consumo da bardana, podendo estimular contrações uterinas.
Também é contraindicada a pessoas que tenham se submetido recentemente a cirurgias ou que estão prestes a realizar. Isso porque a bardana pode provocar o aumento do sangramento.
E, então, esse artigo sobre os benefícios do chá de bardana foi útil para você? Se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.