Alguma vez você já experimentou o chá de mulungu? Nesse artigo nós iremos falar sobre os benefícios desse maravilhoso chá, e tudo o que ele pode fazer em favor de sua saúde.
Um pouco sobre o mulungu
Seu nome científico é Erythrina mulungu, e trata-se de uma planta que cresce nativamente nas zonas úmidas e tropicais da América do Sul e Central. Essa planta já é conhecida desde os tempos mais antigos, quando os povos indígenas já faziam uso terapêutico para diversas finalidades, principalmente para promover o relaxamento.
Os poderes medicinais do mulungu se encontram em todas as suas partes: os frutos, as flores, as sementes e a sua casca.
Benefícios do chá de mulungu
Os principais benefícios do chá de mulungu são direcionados aos tratamentos da insônia e ansiedade. Isso ocorre porque ele é rico em propriedades calmantes, fazendo do chá um excelente auxiliar quando se há necessidade de relaxamento.
Pesquisas têm revelado que o extrato de mulungu pode exercer uma função significante para a diminuição dos níveis de ansiedade e estresse. Dessa forma, esse maravilhoso chá pode ajudar no tratamento de problemas emocionais, uma vez que ele é rico em propriedades antidepressivas e tranquilizantes. Assim sendo o chá de mulungu ajuda a elevar o humor e promover um sono mais tranquilo e reparador.
Assim sendo, indica-se o consumo do chá de mulungu para os seguintes casos:
- estresse
- insônia,
- histeria
- agitação
- depressão
- ataque de pânico
- compulsão
Mas os seus benefícios não param por aí. Além de atuar na área emocional, o chá de mulungu também é excelente para tratar outros problemas de saúde, bem como:
- bronquite asmática
- cistite
- dores reumáticas
- esclerose
- gengivite
- hepatite
- insuficiência urinária
- pressão alta
- problemas de respiração
- retenção de líquidos
- tosses
Uma das funções bastante conhecidas do chá de mulungu é a sua ação diurética. Por isso ele ajuda a eliminar o inchaço corporal, estimulando a eliminação de líquidos aumentando a micção.
Além disso, esse maravilhoso chá também é altamente eficaz para combater os problemas no fígado. Isso ocorre porque ele possui ação hepatoprotetora, que proteja o órgão. Ele também é rico em antioxidantes que combatem os raciais livres e ajudam a fortalecer os órgãos do corpo.
Já no combate à pressão alta o chá de mulungu também se mostra bastante eficiente. Isso porque ele possui uma forte ação hipotensiva, que contribui para a diminuição da pressão arterial. Assim sendo, ele é uma ótima opção para ajudar a regular o ritmo cardíaco, promovendo uma diminuição da pressão arterial.
Contraindicações e efeitos colaterais
O chá de mulungu é contraindicado para pessoas que já fazem uso de medicação com ação anti-hipertensiva. Esse cuidado é porque o mulungu promove uma baixa na pressão arterial, e se aliado à medicação, isso pode ocorrer de forma prejudicial à saúde. Também deve ser evitado por quem tem problemas de pressão baixa, pelos mesmos motivos.
Alguns efeitos colaterais experimentados com esse chá são a sedação, sonolência e, em alguns casos, a paralisia muscular.
Como fazer chá de mulungu?
Fazer chá mulungu em casa é muito fácil. Você irá utilizar as cascas, em um processo de decocção. Assim sendo, você irá precisar de:
- 1 xícara de água
- 1 colher (chá) de cascas de mulungu
Coloque a água no fogo para ferver juntamente com as cascas de mulungu. Deixe em fervura por aproximadamente 5 a 7 minutos. Após esse período, retire do fogo e tampe, deixando em descanso por mais 10 minutos ou até atingir temperatura agradável para beber. Coe e está pronto para o consumo. Adoce, se preferir.
Onde encontrar as cascas de mulungu
Se você tiver dificuldades de encontrar as cascas de mulungu direto do pé, você pode facilmente encontrá-las secas em casas de produtos naturais ou mesmo em lojas de vendas online.
Leia também: Chá de canela de velho
Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.
Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de mulungu, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas. Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!