Não é novidade que o sene ocupe a lista dos emagrecedores naturais mais consumidos, inclusive, fazendo parte da composição de diversos fitoterápicos para essa finalidade. Mas, será que o chá de sene emagrece de verdade? Quais as funções dessa erva em nosso organismo, e como ela pode – ou não – ajudar a baixar os ponteiros da balança?
Se você tem essas e outras dúvidas, acompanhe nosso artigo e saiba se o chá de sene emagrece ou se é apenas um mito popular.
O que é o sene
Seu nome científico é Cassia Angustifólia, originária da Ásia Tropical. Estamos falando do sene, uma planta conhecida desde a antiguidade, sendo muito utilizada pelos egípcios, árabes, gregos, romanos e indianos. Mas o consumo dessa erva tem se estendido até os dias de hoje, quando seu consumo é feito em vários países.
O chá feito a partir das folhas possui efeito laxativo, por isso, sua principal utilização é nos casos de prisão de ventre. Por isso, pode servir como um poderoso coadjuvante nos processos de emagrecimento.
Vídeos relacionados:
Chá de sene emagrece mesmo?
Uma dos grandes problemas em todo processo de emagrecimento é prisão de ventre. Isso, porque com o mau funcionamento do intestino, o organismo acaba não funcionando da maneira correta, acarretando em um metabolismo travado. Com isso, o emagrecimento se torna lento e dificultoso. No entanto, o chá de sene possui componentes ativos que estimulam a função intestinal, principalmente no intestino grosso, e favorecendo o trato digestivo. Dessa forma, ele promove uma redução na absorção de fluidos, deixando as fezes mais líquidas, consequentemente, resultando em mais facilidade para evacuar.
Portanto, dizer que o chá de sene emagrece por si só é um grande equívoco. De nada adianta você consumir litros desse chá e não adequá-lo a uma dieta hipocalórica. Mas, se você estiver fazem um dieta alimentar e precisa de uma mãozinha para ajudar em seu processo de emagrecimento, pode contar com o chá de sene, pois, a partir do momento que ele melhora a função intestinal, o metabolismo trabalha muito melhor. Além disso, por causa da facilidade na evacuação, ajuda a reduzir a absorção de gordura pelo organismo.
Mas os benefícios emagrecedores do chá de sene não param por aí. Vamos aproveitar e conhecer outros benefícios dessa planta tão utilizada desde a antiguidade.
Os benefícios do chá de sene
Como já vimos, o chá de sene emagrece naturalmente, auxiliando nos processos de emagrecimento. Desde a antiguidade ele vem sendo usado para combater problemas de constipação e facilitar o trato digestivo. Sua ação no organismo provoca mais facilidade na eliminação das fezes, trazendo alívio para quem está com o intestino preso.
Mas esse poderoso chá, além de ser um laxante e purgativo natural, também ajuda a diminuir os gases, eliminando a flatulência. Veja a lista dos problemas que podem ser tratados com a ajuda do chá de sene:
- constipação,
- organismo com altos níveis de toxicidade
- infecções parasitárias
- obesidade
- colesterol alto
- doenças articulares
- artrite
- doenças hepáticas e renais
- excesso de gases
Folhas de sene
Como fazer o chá de sene
Como já vimos, o chá de sene emagrece se aliado a uma dieta hipocalórica. E se você quer aprender a fazer esse maravilhoso chá, anote a receita:
- 2 xícara de (chá) de água
- 1 colher (sopa) rasa de folhas de sene
Coloque a água no fogo e, quando atingir fervura, apague e acrescente as folhas de sene. Tampe e deixe em infusão até amornar. Tome uma xícara após as principais refeições.
Advertências
O chá de sene emagrece de verdade, conforme já vimos. No entanto, é preciso moderação quanto ao seu consumo. Fazer uso prolongado do chá pode acarretar em problemas indesejáveis, e um deles é fazer com que o intestino pare de funcionar. É isso mesmo, ele pode fazer efeito contrário à sua ação laxativa.
Isso acontece, pois, com o alto consumo do chá de sene, o intestino acaba criando certa dependência do chá para funcionar corretamente. Dessa forma, com a interrupção do consumo, o intestino acaba não funcionando sozinho, provocando sérios problemas de constipação e desconforto intestinal.
Além disso, existem alguns efeitos colaterais que são percebidos com o uso excessivo do chá. A exemplo disso são as fortes cólicas intestinais, provocadas pela aceleração do movimento peristáltico que o chá proporciona. Seu uso excessivo também pode provocar a hipocalcemia, diarreia, má absorção intestinal, fraqueza muscular, acidose metabólica, arritmias cardíacas e até mesmo o câncer de colo retal.
Portanto, aconselha-se que o consumo do chá de sene não ultrapasse 15 dias.
Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.
E então, descobriu por que o chá de sene emagrece? Se você gostou do nosso artigo, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas. Até o próximo post!