Remédio caseiro para alergia: aprenda como fazer

Ninguém gosta do incômodo que provoca qualquer tipo de alergia, não é mesmo? Independente de como for, a coceira que ela provoca chega a ser algo que irrita e tira qualquer um do sério. Nessa hora, um bom remédio caseiro para alergia pode ser uma ótima ajuda.

 

Portanto, se você tem ou já teve esse problema, acompanhe esse artigo e conheça algumas opções de remédio caseiro para alergia que são naturais e funcionam muito bem para combater essa irritação.

 

 

O que é alergia

 

A famosa alergia é uma resposta do nosso sistema imunológico após a exposição a determinados agentes que provocam esse mal. Muitas pessoas possuem uma pré disposição para alergia a determinados produtos, de acordo com sua herança genética. Porém, essa alergia só irá se manifestar quando a pessoa for exposta a fatores ambientais e agentes que podem provocar esse sintoma.

 

Para que se ocorra a alergia não depende de idade, ou seja, qualquer indivíduo em qualquer faixa etária pode manifestar esses sintomas. Alguns dos agentes causadores de alergia são:

 

  • Ácaros
  • Fungos
  • Insetos,
  • Pelos de animais
  • Polens
  • Determinados alimentos
  • Determinados medicamentos

 

Quais os tipos de alergias

 

Existem vários tipos de alergias. As alergias respiratórias, bem como a asma e a rinite alérgica, por exemplo, que acometem as vias respiratórias.  Temos também as alergias dermatológicas, que são comumente conhecidas como a dermatite, urticária, angioedema,  estrófulo, etc. Geralmente são manifestadas devido a uma predisposição genérica ou por uma hiper-reatividade da pele, onde os pacientes reagem exageradamente aos estímulos ambientais alérgenos.

 

remédio caseiro para alergia

Remédio caseiro para alergia

 

Se você está sofrendo com os sintomas dessa irritação, veja algumas opções de remédio caseiro para alergia que vamos ensinar você a fazer. Essas receitas são naturais e possuem um efeito medicinal muito grande. Vale a pena tentar.

 

Suco antialérgico

Esse tratamento não é para ser feito via oral, mas para tratamento tópico, e serve para tratar alergias dermatológicas. Neste suco nós temos ingredientes que são ricos em zinco, ferro, betacaroteno e bioflavonoides. Esses compostos auxiliam no processo de proteção da nossa pele, além de ser muito nutritivo e de alto poder hidratante. Esse suco também ajuda a controlar a coceira e na cicatrização de eventuais feridas.

 

Ingredientes

  • ½ xícara de água
  • 1 fatia generosa de melão
  • 1 cenoura pequena
  • Meio pepino pequeno
  • Folhas de agrião

 

Modo de preparo:

Lave bem todos os ingredientes e bata-os juntos no liquidificador. Depois de bem batido, use essa mistura para colocar sobre a região afetada, deixando agir por 15 minutos. Depois disso, retire a mistura com água e um sabonete neutro, preferencialmente um hipoalergênico. Seque bem.

Outra opção para fazer esse suco é usando uma centrífuga para passar todos os ingredientes. Nesse caso, não é necessário usar a água.

 

Chá de tansagem

Uma das melhores opções de remédio caseiro para alergia é a tansagem, pois ela é uma riquíssima planta medicinal com propriedades expectorantes. Com isso, ela ajuda a eliminar os sintomas das alergias respiratórias, como sinusite e a rinite.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de água
  • 2 punhados de folhas de tansagem

 

Modo de preparo:

Ferva a água e assim que começar a pegar fervura, apague o fogo e adicione as folhas de tansagem.  Tampe o recipiente e deixe em repouso por 10 minutos ou até que o chá fique morno. Depois desse período você pode coar e beber. Faça uso desse chá 3 vezes ao dia, até que melhorem os sintomas.

 

 

Cataplasma de tansagem

Nessa receita nós vamos usar a tansagem para tratar a alergia na pele. Para isso, você deverá aplicar um cataplasma masserando bem as folhas de tansagem e colocando-as sobre a área afetada. Deixe agir por 10 minutos e depois desse tempo, retire as folhas e faça uma nova aplicação. Repita esse processo por 3 vezes ao dia.

 

Chá de camomila

O chá de camomila é um ótimo calmante para a pele e, quando ingerido, também ajuda na melhora dos sintomas.

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) erva doce
  • 1 xícara de água

 

Modo de preparo:

Ferva a água e assim que começar a pegar fervura, apague o fogo e adicione a erva doce. Tampe o recipiente e deixe em repouso por 10 minutos ou até que o chá fique morno. Depois desse período você pode coar e beber. Faça uso desse chá 3 vezes ao dia, até que melhorem os sintomas. Você também pode usar esse chá para uso tópico, umedecendo algodão e passando pela área afetada.

 

E, então, esse artigo sobre remédio caseiro para alergia foi útil para você? Continue nos acompanhando para receber muitas dicas de tratamentos medicinais com remédios naturais.

Ah, e não deixe de compartilhar o artigo com seus amigos nas redes sociais!

Salvar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *