Plantas medicinais para cultivar em casa: 10 Dicas imperdíveis!

Ter um cantinho verde e, ainda por cima, repleto de espécies medicinais é possível até nas menores áreas. Se você não dispensa plantas medicinais para cultivar em casa ou pensa em começar seu espaço natural, está no lugar certo!
Veja a lista saudável e versátil que eu separei para cuidar do seu bem-estar:

1. Alecrim – é usado para aliviar enxaqueca, aumentar a imunidade, diminuir dores articulares e lapsos de memória. Também ajuda a combater depressão, pois seus princípios ativos são capazes de inibir a perda de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.

O Alecrim é uma planta boa para ter em casa porque na forma de compressa favorece a recuperação de contusões e hematomas graças a seus óleos essenciais.

2. Alho – age com antisséptico e expectorante, pois é fonte de vitaminas (A, B e C), ferro e fósforo. Vale a pena incluir o Alho na lista de plantas medicinais para cultivar em casa porque ele ainda auxilia nossa imunidade e na redução de problemas circulatórios e colesterol alto. De quebra, ajuda a manter lagartas e pulgões longe da sua horta.

3. Arruda – os gregos antigos já conheciam seu uso medicinal no combate a doenças contagiosas. Mas a arruda é utilizada ainda como calmante e no tratamento de infestação de piolhos. Há quem prefira aproveitar a planta colocando uma folhinha dela no azeite de oliva aquecido, para pingar a mistura no ouvido inflamado.

4. Babosa – muito famosa nos cuidados com os cabelos, é útil no combate à caspa, piolhos e queda dos fios. Ela possui função antisséptica e favorece a multiplicação celular, auxiliando na cicatrização de feridas. Existem pesquisas sobre sua ação no tratamento de queimaduras e inflamações.

5. Boldo-do-chile – é muito conhecido popularmente por seu efeito positivo sobre a digestão e problemas no fígado, além de intestinos e vesícula. Acredita-se ainda que ele conta com poder anti-inflamatório, ajuda a diminuir insônia, dor de ouvido, cistite, prisão de ventre e reumatismo.

Uma opção de uso é o banho de cheiro com boldo-do-chile, considerado eficaz em quadros de estresse, tristeza ou depressão.

6. Hortelã – é outra planta de fácil cultivo e que ainda dispõe de compostos químicos interessantes para nossa saúde. Embora cada uma das espécies de Mentha traga usos específicos na medicina popular, praticamente todas as variedades de hortelã são usadas com finalidade de melhorar a digestão, acalmar afecções gastrointestinais e diminuir o catarro.

7. Camomila – fornece flores delicadas de suave perfume e propriedades medicinais associadas ao combate à acne, prevenção de assaduras em crianças, alívio de cólicas menstruais e regularização do ciclo feminino. Em forma de compressas, serve também para amenizar queimaduras e varizes.

8. Capim-limão – um dos queridinhos entre as plantas medicinais para cultivar em casa, o Capim-limão ou capim-santo vai da farmácia caseira à culinária. No Brasil, é comum em chá com propriedades calmantes, e capaz de produzir efeito anestésico em quadros de dores no estômago. O capim-limão age como relaxante em nosso sistema nervoso.

9. Coentro – seu cantinho verde não poderia deixar de ter o coentro, que tem destaque na cozinha e como remédio caseiro, já que favorece a digestão, alivia ansiedade e cólicas estomacais. Sem falar que ajuda afastar pulgões e ácaros da sua horta.

10. Manjericão – completo esta lista top de plantas medicinais para cultivar em casa com ele, o aromático e famoso manjericão. Indispensável em molhos e saladas, possui função terapêutica no combate à febre e inflamações de garganta.

Porém, é grande aliado mesmo na luta contra o cansaço e a depressão, pois atua como ativador do sistema imunológico. Versátil, a planta ainda auxilia desde o tratamento de acne à expulsão de parasitas intestinais. Folhas de manjericão maceradas e aplicadas em compressa são indicadas inclusive para aliviar dores nas articulações.

Atenção: este post tem função de informar. Não substitui consulta e prescrições médicas. Plantas medicinais podem ter contraindicações e interações medicamentosas. Consulte sempre um naturopata ou fitoterapeuta e seu médico antes de começar qualquer tratamento.

Espero que as sugestões de plantas medicinais para cultivar em casa possam ajudar você e sua família a ter qualidade de vida, aproveitando o que há de melhor na natureza.

Cuide-se!

Até breve…

Leave a Reply