Chá de valeriana: uma noite de sono tranquila

Você está sofrendo de insônia ou com grande acúmulo de estresse e ansiedade? Tem dificuldades de encontrar um boa noite de sono? Pois saiba que o chá de valeriana pode ser a solução perfeita para esses e outros problemas de distúrbios emocionais. Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre esse poderoso chá.

 

Os benefícios de valeriana

Um dos melhores remédios naturais para combater problemas de insônia e ansiedade, com certeza é o chá de valeriana. E podemos ir além, pois ele também tem se mostrado benéfico até mesmo no combate à hipertensão. Isso porque ela possui um excelente efeito sedativo natural, devido à sua ação ansiolítica.

Mas, por que a valeriana nos ajuda a dormir tão bem? Isso acontece pois suas folhas contêm uma substância química chamada linarina, que cria um efeito sedativo natural. O extrato de valeriana promove o efeito sedativo pois aumenta o nível de ácido gama-amino butírico (gaba), um neurotransmissor no sistema nervoso central. Em quantidades suficientemente grandes, pode causar um efeito sedativo, acalmando a atividade nervosa.

Além disso, o ácido valerênico, também presente na valeriana, inibe uma enzima que destrói o GABA. Dessa forma, também ajuda a melhorar os níveis de GABA, promovendo uma ótima noite de descanso.

Mas não pnse que o chá de valeriana ajuda somente a combater a insônia. A partir do momento em que ela ajuda a tratar a ansiedade, ela acaba contribuindo para um controle significativo da pressão arterial. Confira seus muitos benefícios:

 

Melhora a qualidade do sono

Estudos mostram que a valeriana reduz o tempo necessário para adormecer. Ou seja, ele ajuda a adormecer rápido, além de melhorar a qualidade do sono. Por isso, se você está com dificuldades para dormir, este pode ser exatamente o que você está procurando. Ao contrário de muitas pílulas para dormir, a valeriana tem menos efeitos colaterais.

 

Melhora a ansiedade

Estudos comprovam que a valeriana aumenta a quantidade de uma substância química chamada ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro. O GABA ajuda a regular as células nervosas e acalma a ansiedade. Inclusive, é justamente o que algumas drogas farmacológicas fazem, como é o caso do alprazolam e diazepam. Além disso, o valerênico e o valerenol, substâncias contidas na valerianam, também atuam como agentes ansiolíticos.

 

Reduz a pressão arterial

O chá de valeriana pode ser tão calmante para a mente quanto para o corpo. Por isso não é surpreendente ouvir que ela também pode ajudar a baixar a pressão arterial, melhorando a saúde do coração. Isso porque os mesmos componentes ativos que tornam a valeriana eficaz no controle do estresse e da ansiedade, também podem ajudar o corpo a regular adequadamente sua pressão arterial.

 

Diminui as cólicas menstruais

A natureza relaxante do chá de valeriana pode torná-la uma escolha inteligente para o alívio natural das cólicas menstruais. Ela atua diminuindo as dores e o desconforto das cólicas que surgem nos períodos de TPM.

Isso porque a valeriana também possui ação antiespasmódica, que ajuda a suprimir os espasmos musculares. Dessa forma, age como um relaxante muscular natural. Portanto, seu chá ajuda a acalmar as contrações musculares uterinas graves que causam as cólicas.

 

Alivia o estresse

Ao reduzir a ansiedade e melhorar a duração e a qualidade do sono, o chá de valeriana pode ajudar significativamente no controle diário do estresse. Ao melhorar os níveis de GABA, a valeriana facilita o relaxamento da mente e do corpo. Como o relaxamento é a condição oposta do estresse, a raiz de valeriana é uma excelente maneira natural de ajudar a manter a mente relaxada.

 

Além disso, a raiz de valeriana tem mostrado suprimir tanto o estresse físico quanto o psicológico, ajudando a manter os níveis de serotonina, de acordo com pesquisa da  BMC Complementary and Alternative Medicine . A serotonina é um neurotransmissor que ajuda a regular o humor. ( 10 )

 

Como fazer o chá de valeriana

Para fazer o seu chá, você irá precisar de:

  • Meio litro de água
  • 2 colheres (chá) de folhas de folhas de valeriana

Coloque a água no fogo e, quando começar a ferver, apague e coloque as folhas de valeriana. Deixe tampado em infusão por cerca de 10 a 15 minutos. Após esse período, você pode coar. Consuma 2 vezes ao dia.

 

Leia também: Chá de tomilho

 

chá de valeriana

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de valeriana, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply