Chá de urtiga: conheça os seus benefícios

Muita gente já ouviu na urtiga e a coceira que ela provoca ao ser manipulada. Mas será que todos conhecem os benefícios dessa erva? Nesse artigo nós vamos falar a respeito do chá de urtiga, e tudo o que ele pode fazer em favor de sua saúde.

 

Um pouco sobre a urtiga

A urtiga é uma erva que já vem sendo cultivada há milhares de anos para uso medicinal. Isso, porque ela é altamente benéfica para o tratamento de diversas enfermidades. Embora ela seja popularmente conhecida por provocar grandes irritações e coceiras na pele, a urtiga é um excelente remédio medicinal caseiro.

Popularmente conhecida como urtigão, ela pertence à família das Urticáceas. Trata-se de uma planta que se alastra nas regiões de clima temperado, produzindo pequenas flores no formato de coração.

A fama dessa planta é conhecida por provocar queimaduras e coceiras na pele que tem contato com suas folhas. Essa queimadura provoca uma forte sensação de ardor e irritação. Essa ação ocorre por conta do ácido presente na superfície das suas folhas. Atualmente, a urtiga vem sendo amplamente usada para fins medicinais.

 

Os benefícios do chá de urtiga

Como já vimos, a urtiga é mais do que uma erva que provoca coceira. Trata-se de uma erva com uma ótima ação terapêutica. Um dos seus grandes benefícios, por exemplo, é que ele possui uma alta concentração de colágeno. Isso faz com que o chá de urtiga ajude a manter uma pele mais firme e com muito mais elasticidade. Portanto, o combate à flacidez é um dos grandes benefícios dessa curiosa erva.

Suas folhas contêm sais minerais, cálcio, potássio, silício, ácido fólico, ferro, aminas, rutina, quercetina, ácido málico, ácido fórmico e clorofila. Portanto, a urtiga é rica em propriedades adstringentes, desintoxicantes, diuréticas e anti-histamínicas.

Para podermos desfrutar de todos os seus benefícios, nós fazemos uso do chá de urtiga, que também é excelente para tratar os seguintes problemas:

 

Ação antioxidante

As folhas de urtiga são ricas em propriedades antioxidantes. Por isso, seu chá ajuda a combater o envelhecimento precoce, uma vez que combae os radicais livres.

 

Combate à anemia

Um dos benefícios do chá de urtiga é que ele ajuda na reposição de ferro e ácido fólico. Portanto, ele é ótimo para combater a anemia.

 

Fortalece unhas e cabelos

O chá de urtiga contribui para o fortalecimento tanto das unhas quanto dos cabelos. Isso porque ele é rico em queratina, que é poderoso para garantir fortalecimento e vida para cabelos ressecados e unhas quebradiças e sem vida.

 

Ação antialérgica

Outro benefício do chá de urtiga é que ele possui uma forte ação anti-histamínica. Por isso ele acaba favorecedo a diminuição das reações alérgicas em geral.

 

Combate estados inflamatórios

Uma ação conhecida do chá de urtiga é a anti-inflamatória. Por isso, esse poderoso chá ajuda a combater estados inflamatórios. Inclusive, pode ainda ajudar a desinchar os pés, uma vez que o inchaço seja provocado por algum tipo de inflamação. Além disso, doenças respiratórias – que têm causa na inflamação – também podem ser tratadas com esse chá, bem como: gripes, resfriados e tosses com catarros. O chá é excelente para limpar os mucos do pulmão.

 

Antidiabética

Os níveis de glicose no sangue podem ser controlados através do chá de urtiga. Portanto, aliar esse  chá a um dieta alimentar pode ajudar a diminuir a diabetes.

 

Contraindicações

A urtiga é contraindicada para gestantes, pois, se  consumida em excesso, pode ter ação abortiva.

 

Onde encontrar a urtiga

Você pode facilmente encontrar folhas de urtiga secas em casas de produtos naturais ou em lojas online.

 

Como fazer o chá de urtiga

Para fazer o seu chá, você irá precisar de:

  • Meio litro de água
  • 2 colheres (chá) de folhas de folhas de urtiga picadas

Coloque a água no fogo e, quando começar a ferver, apague e coloque as folhas do tomilho. Deixe tampado em infusão por cerca de 10 a 15 minutos. Após esse período, você pode coar. Consuma 2 vezes ao dia.

 

chá de urtiga

 

Leia também: Chá de tomilho http://drervas.com/cha-de-tomilho/

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de urtiga, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply