Chá de rosas: conheça os seus benefícios

Nesse artigo, nós iremos falar sobre o chá de rosas. Parece inusitado, não é mesmo? Mas trata-se de uma bebida altamente eficaz no combate a diversos problemas de saúde e de grande poder terapêutico medicinal. Acompanhe o nosso artigo e conheça todos os benefícios que essa poderosa bebida pode trazer para você.

 

Um pouco sobre o chá de rosas

Embora conhecidas pela sua beleza, romance e função ornamental, as rosas também podem nos surpreender por possui uma forte ação terapêutica. Na verdade, pouco se conhece sobre a ação medicinal das rosas. Sua maior utilização é para compor ornamentos, presentear as pessoas como símbolo de amor, amizade, gratidão etc.

Mas as rosas também são excelentes para compor banhos energéticos, e podem fazer maravilhas pelo nosso corpo. Mas é a sua ação medicinal que nós veremos hoje nesse artigo, afinal, as rosas podem ser grandes amigas da nossa saúde. Para obtermos seus benefícios, devemos consumir as rosas em forma de chá feito com suas pétalas.

 

Os benefícios do chá de rosas

As rosas, em geral, possuem um grande efeito terapêutico. Tanto isso é verdade que ela pode ser usada na aromaterapia para diversos tipos de tratamento. Além disso, ela também compõe cremes, perfumes, sabonetes, colônias, hidratantes e shampoos. Quanto à sua ação energética para banhos, elas podem proporcionar benefícios como relaxamento e combate à estresse e ansiedade.

Mas então, quais seriam os benefícios do chá de rosas? Isso irá depender do tipo de rosa. Ou seja, cada rosa, de acordo com sua cor, possui um efeito diferente. Veja a seguir

Chá de rosas amarelas

Ajuda a equilibrar as emoções, acalmar os nervos, combater o estresse e relaxar os músculos. Pode ainda ajudar a combater sintomas inflamatórios como dores musculares, dores de cabeça e enxaquecas e tantas outras condições advindas do estresse.

Chá de rosas brancas

Por sua vez, o chá de rosas brancas é um excelente remédio natural para tratar alergias e irritações da pele. Também ajuda a tratar problemas como conjuntivite.

 

Como preparar o chá de rosas

Para preparar o chá de rosas, você irá precisar de:

  • 4 xícaras de água
  • 10 pétalas de rosas (da cor escolhida de sua preferência)

Primeiramente você deverá lavar muito bem as pétalas. Depois disso, coloque a água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente as rosas. Em seguida, tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos, ou até que atinja uma temperatura agradável para consumo. Coe e consuma. Se preferir, adoce com mel.

 

Como consumir o chá de rosas

Você pode consumir o chá de rosas ingerindo a bebida. No entanto, se preferir, você pode utilizar o chá para fazer compressas com o auxílio de um algodão.

 

Contraindicações

É importante salientar que o consumo dos chás naturais não substitui o tratamento médico. Portanto, se você está fazendo uso de algum tratamento medicamentoso ou acompanhamento médico, você não deve interrompê-lo.

O chá de rosas não possui efeitos colaterais ou contra indicações, no entanto, assim como todos os chás medicinais, deve-se evitar consumi-los em doses elevadas, uma vez que seu consumo em excesso pode provocar efeitos colaterais.

Consulte sempre um médico ou outro profissional de saúde qualificado antes de se automedicar, mesmo através do tratamento com ervas. Em caso de superdosagem, o médico também deverá ser procurado.

 

Onde encontrar o chá de rosas

Embora não seja fácil de encontrar, existem algumas lojas online que importam o chá pu-erh.

Leia também: Chá de feiyan

 

chá de rosas

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de rosas, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply