Chás para colesterol: conheça os melhores

Os hábitos alimentares e a vida desregrada ou sedentarismo, infelizmente tem provocado um mal à saúde que consiste na elevação do colesterol. Pensando nas pessoas que sofrem com esse problema, nós resolvemos fazer esse artigo com as melhores receitas de chás para colesterol. Acompanhe até o final e conheça várias maneiras naturais de normalizar essa condição.

 

Entenda o colesterol alto

O colesterol é uma substância gordurosa que o corpo precisa para funcionar normalmente. Portanto, não pense que ele é algo ruim. Colesterol é usado como um bloco de construção para muitas estruturas, bem como outros produtos químicos e hormônios que são essenciais para as atividades do corpo.

Porém, nosso corpo não precisa de tanto colesterol. As quantidades excessivas acabam sendo depositadas ao longo do revestimento das paredes das artérias, diminuindo a quantidade de fluxo sanguíneo para diferentes partes do corpo. A isso denominamos colesterol alto.

Quando o colesterol está alto, este é um dos fatores de risco que podem levar à doença cardiovascular. Isso inclui o ataque cardíaco e o acidente vascular cerebral (AVC).

Mas por que o colesterol é importante? Nosso corpo usa o colesterol para produzir muitos hormônios, a vitamina D e os ácidos biliares que ajudam a digerir a gordura. No entanto, é preciso apenas uma pequena quantidade de colesterol no sangue para atender a essas necessidades.

Se uma pessoa tem muito colesterol na corrente sanguínea, o excesso pode ser depositado ao longo das paredes das artérias. Isso inclui as artérias coronárias do coração, as artérias carótidas no cérebro e as artérias que fornecem sangue para as pernas e os intestinos.

Assim, os depósitos de colesterol são um componente das placas que causam estreitamento e bloqueio das artérias, produzindo sinais e sintomas provenientes de uma parte específica do corpo que diminuiu o suprimento de sangue.

O que acontece é que os níveis elevados de colesterol são devido a uma variedade de fatores, incluindo hereditariedade, dieta de alto teor calórico e gorduroso e estilo de vida sedentário.

 

Alguns fatores que ajudam a elevar os níveis de colesterol:

  • Hereditariedade: A hipercolesterolemia familiar é uma forma hereditária de colesterol alto que pode levar à doença cardíaca precoce.
  • Obesidade: O excesso de peso pode aumentar significantemente o seu nível de colesterol ruim (LDL).
  • Sedentarismo: A falta de qualquer tipo de atividade física regular pode reduzir os triglicerídeos e elevar os níveis de colesterol ruim.
  • Fator da idade: antes da menopausa, as mulheres geralmente têm níveis mais baixos de colesterol total do que os homens da mesma idade. À medida que as mulheres e os homens envelhecem, seus níveis de colesterol no sangue aumentam até cerca de 60 a 65 anos de idade. Depois dos 50 anos de idade, as mulheres geralmente apresentam níveis de colesterol total mais altos do que os homens da mesma idade.
  • Consumo excessivo de álcool: A ingestão de álcool aumenta o colesterol HDL (bom), mas não diminui o colesterol LDL (ruim). Os médicos não sabem ao certo se o álcool também reduz o risco de doenças cardíacas. No entanto, consumir álcool em excesso pode danificar o fígado e o músculo cardíaco, levar à pressão alta. Como consequência, elevam-se os níveis de triglicerídeos

 

Chás para colesterol

Acompanhe a seguir as melhores receitas de chás para colesterol que separamos para você.

 

Chá de alcachofra

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 2 colheres (sopa) de folhas de alcachofra (secas ou in natura)

Coloque a água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente as folhas de alcachofra. Em seguida, tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos, ou até que atinja uma temperatura agradável para consumo. Coe e consuma. Se preferir, adoce com mel.

 

Chá de dente de leão

  • 2 xícaras de água
  • 2 colheres (sopa) de folhas de dente de leão (secas ou in natura)

Coloque a água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente as folhas de dente de leão. Em seguida, tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos, ou até que atinja uma temperatura agradável para consumo. Coe e consuma. Se preferir, adoce com mel.

 

Chá de cúrcuma

  • 2 xícaras de água
  • 2 colheres (chá) de cúrcuma em pó

Coloque a água no fogo para ferver juntamente com a cúrcuma. Deixe em fervura por aproximadamente 5 a 7 minutos. Após esse período, retire do fogo e tampe, deixando em descanso por mais 10 minutos ou até atingir temperatura agradável para beber. Coe e está pronto para o consumo.

 

Onde encontrar os ingredientes para os chás

Se você tiver dificuldades de encontrar alguns desses ingredientes in natura, você pode facilmente encontrá-los secos em casas de produtos naturais ou mesmo em lojas de vendas online.

Leia também: Chás para pressão alta

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre os chás para colesterol, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply