Chá de rosa branca: a saúde da mulher em alta

Muito de nós já conhecemos os benefícios da rosa branca para banhos de limpeza. Aliás, nós já falamos sobre a importância do banho de rosa branca aqui em nosso blog. Mas você já ouviu falar no chá de rosa branca? Sabe para o que serve?

Para quem não sabe, trata-se de um excelente remédio caseiro para a saúde de mulher. Então, se você quer saber mais, acompanhe nosso artigo e conheça tudo sobre o chá de rosa branca.

 

Um pouco sobre a rosa branca

Seu nome científico é Rosa Alba, mas também pode ser conhecida popularmente como rosa de quintal. Esse tipo de flor, além de sua beleza que nos enche os olhos, também é muito importante para a saúde da mulher, pois ela também possui propriedades medicinais.

O chá de rosa branca é a bebida feita com as pétalas da flor. Esse chá é muito conhecido no Oriente Médio, mas pode ser apreciado em qualquer lugar do mundo. O motivo é muito simples. Os muitos benefícios da rosa branca vão além da beleza, pois ela também é rica em nutrientes.

Além disso, a rosa branca é rica em propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antifúngicas e laxantes.

 

Os benefícios do chá de rosa branca

Não se engane achando que uma flor não possui nutrientes. Os muitos benefícios do chá de rosas são o resultado das altas concentrações de vitamina C , polifenóis , vitamina A, minerais e antioxidantes.

Por conta de sua composição, o chá de rosa branca é altamente benéfico para o tratamento de diversos males, como:

  • Dores menstruais e sintomas da TPM
  • Sistema imunológico fraco
  • Problemas de cicatrização
  • Má digestão
  • Excesso de toxinas
  • Infecção respiratória
  • Infecção urinária
  • Prisão de ventre
  • Conjuntivite

Além desses, o principal benefício do chá de rosa branca é no tratamento da saúde íntima feminina. Isso significa que ele é um excelente remédio natural que ajuda a tratar o corrimento e a inflamação uterina.  Essa inflamação pode ocorrer no colo do útero ou no seu interior (endométrio).

Quanto ao corrimento, este pode ser um dos principais sintomas da inflamação uterina. Mas, além dele, podemos conferir outros sintomas, como: sangramento (durante ou depois das relações sexuais), dores durante o ato sexual, dores ao urinar, dores no baixo ventre, sangramento em dias fora do período menstrual.

Assim sendo, ao utilizar o chá de rosa branca para o tratamento da inflamação do útero, consequentemente a mulher perceberá um grande alívio dos sintomas. Isso, porque a rosa branca é rica em taninos, substâncias que ajudam a combater inflamações, formando uma espécie de “camada protetora” sobre a mucosa danificada.

Ainda falando na saúde da mulher, devido à ação antimicrobiana e antifúngica da rosa branca, o seu chá é comprovadamente benéfico no tratamento da candidíase.

Já no período menstrual, o chá de rosa branca é considerado um dos melhores remédios para combater os sintomas da TPM, pois ele ajuda a regular os hormônios. Por isso, é altamente benéfico no combate a sintomas como: cólicas abdominais, cãibras e alterações de humor.

 

Chá de rosa branca para tratar corrimento e inflamações

Para fazer o seu chá, você pode usar as folhas in natura. No entanto, se não encontrar, você poderá fazê-lo com as folhas secas (desidratadas). Elas podem ser facilmente encontradas em lojas de produtos naturais.

Como preparar o chá de rosa branca

  • 3 xícaras (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de rosa branca (fresca ou desidratada)

Coloque a água no fogo e, quando começar a ferver, apague e coloque as folhas do tamarindo. Deixe tampado em infusão por cerca de 10 a 15 minutos. Após esse período, você pode coar. Consuma de 2 a 3 vezes ao dia.

 

Leia também: Chá de sucupira http://drervas.com/cha-de-sucupira/

 

chá de rosa branca

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de rosa branca, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply