Chá de plantago ovata: conheça os seus benefícios

Talvez você ainda não tenha ouvido falar no chá de plantago ovata. Pois se ainda não conhece essa maravilha da natureza, acompanhe nosso artigo e conheça os efeitos terapêuticos desse incrível chá, e tudo o que ele pode fazer pela sua saúde.

 

Um pouco sobre o plantago ovata

Também conhecido como psylium, o plantago ovata é uma planta cujas sementes possuem muitos benefícios à saúde. O nome psyllium vem da palavra psylla, que significa “pulga”. Ele recebe esse nome devido à semelhança que existe entre o formato das sementes e o da pulga.

Suas sementes são utilizadas para auxiliar em processo de emagrecimento, uma vez que ela possui uma grande ação laxante e antidiabética, dentre outras. Para fazer o chá de plantago ovata e se beneficiar com seus efeitos terapêuticos, são utilizadas as suas sementes.

Desde a antiguidade essa planta já vem sendo usada pelos povos orientais devido à sua ação terapêutica. Tanto são as suas ações medicinais, que a planta já vem sendo objeto de estudos, que têm cada dia mais comprovado a sua eficácia.

 

Benefícios do chá de plantago ovata

As sementes de plantago ovata oferecem ação antidiabética, laxante, sudorífica e estimulante. Também possuem um alto teor de fibras, que são as mais responsáveis por grande parte dos seus benefícios. São essas sementes que dão origem ao pó de psylium, que têm grande popularidade entre as pessoas que fazem algum tipo de dieta alimentar para perda de peso.

Assim sendo, podemos nos beneficiar de seu chá durante o processo de emagrecimento. Isso porque as sementes possuem uma ação de combate a diversos problemas como:

  • prisão ventre
  • excesso de gases
  • colesterol alto
  • distúrbios cardíacos
  • diabetes tipo 2
  • acúmulo de ácido úrico

Muitos estudos têm comprovado os benefícios do plantago ovata na redução do colesterol ruim (LDL) e também na regulação do índice glicêmico e no funcionamento dos intestinos. Por conta disso, o plantago ovata contribui para a perda de peso.

Pessoas com problemas de prisão de ventre também podem se beneficiar com esse chá. Quanto ao combate à diabetes, o plantago evata age dificultando a absorção de gorduras pelo nosso corpo.

 

Contraindicações e efeitos colaterais

O consumo do chá de plantago ovata é contraindicado para grávidas, mulheres que estão amamentando, crianças com menos de 12 anos. O chá também não deve ser consumido por pessoas que estejam tomando remédios antidiarreicos e inibidores da motilidade intestinal.

Alguns cuidados importantes devem ser observados, como o consumo não exagerado do chá. Isso porque o uso em excesso pode provocar um significante aumento no nível de sódio no sangue, promovendo uma elevação da pressão arterial.

 

Como fazer chá de plantago ovata?

Fazer chá de plantago ovata em casa é muito fácil. Você irá utilizar as cascas, em um processo de decocção. Assim sendo, você irá precisar de:

  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 colher (chá) de sementes de plantago ovata ou ou o pó do psylium

Coloque a água no fogo para ferver juntamente com as folhas de mamão. Deixe em fervura por aproximadamente 5 a 7 minutos. Após esse período, retire do fogo e tampe, deixando em descanso por mais 10 minutos ou até atingir temperatura agradável para beber. Coe e está pronto para o consumo. Adoce, se preferir. Tome 1 xícara do chá até três vezes por dia.

 

Onde encontrar as sementes de plantago ovata

Se você tiver dificuldades de encontrar as sementes de plantago ovata in natura, você pode facilmente encontrá-las secas em casas de produtos naturais ou mesmo em lojas de vendas online.

 

Leia também: Chá de marapuama

 

chá de plantago ovata

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de cana de macaco, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply