Chá de amendoim: aprenda a fazer essa bebida dos deuses

Com a chegada do inverno, é hora de usar e abusar das delícias feitas de amendoim. Aliás, aqui no Brasil, é impossível ir a uma festa junina e não saborear as iguarias feitas com leguminosa de sabor tão contagiante. Mas você alguma vez já experimentou o chá de amendoim? Estamos falando de uma bebida que é uma explosão de sabor e delícia, que é capaz de conquistar qualquer paladar mais requintado.

Mas é claro que não é só de inverno que sobrevivem os amantes do amendoim. Quem não gosta de petiscar uma boa porção dessa delícia junto com um copo de cerveja nos dias mais quentes? Portanto, o amendoim nosso de cada dia está presente em nossos melhores momentos, seja em uma receita especial, ou em forma de petisco no trânsito.

Neste artigo, nós vamos falar sobre todos os benefícios do amendoim para o nosso corpo, e ainda vamos ensinar uma receita dos deuses, que é o chá de amendoim. O diferencial desse chá é que ele é feito com leite acrescido de algumas especiarias, o que dá um toque todo especial à bebida.

E se aqui no Brasil a época em que mais consumimos o amendoim é no período das festas juninas – o mais frio do ano -, nada como saborear uma deliciosa receita de chá de amendoim, que é perfeito para essas ocasiões. Além de delicioso, é um chá que reconfortante e de sabor inigualável.

 

Os benefícios do amendoim

 

O amendoim é uma leguminosa de origem vegetal. É rico em uma variedade de nutrientes, como vitamina E, fósforo (ótimo para a memória), ácido fólico, niacina, manganês, potássio, manganês, zinco e proteína (ótimo para a construção de massa magra). Por ser de origem vegetal, não contém colesterol.

É também considerado um substituto mais barato para outras oleaginosas, como: amêndoas, pistache, castanha de caju e nozes. Extremamente versátil, é frequentemente usado ​​como ingrediente para diversas receitas, como manteiga de amendoim, barras de chocolate, ou até mesmo sendo consumido como petisco.

O melhor de tudo é que essas deliciosas leguminosas são um super alimento quando se trata de seus benefícios para a saúde. Na verdade, eles são uma importante fonte de nutrição nos países subdesenvolvidos. Seus vários benefícios de saúde são:

 

Cuidados com o coração

Os altos níveis de gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas nos amendoins ajudam a manter o coração saudável. O ácido oleico, em particular, ajuda a diminuir o LDL ou o colesterol “ruim” e aumenta o “HDL” ou o bom nível de colesterol no sangue. Assim, previnem a doença arterial coronariana e os derrames, promovendo um perfil lipídico sanguíneo saudável.

 

Previne Diabetes

De acordo com um estudo recente, uma porção de amendoim pode reduzir o risco de diabetes em 21%. Isto pode ser atribuído à presença de manganês, um mineral que desempenha um papel importante no metabolismo de gorduras e carboidratos, na absorção de cálcio e na regulação do açúcar no sangue.

 

Previne cálculos biliares

O consumo de amendoim pode ajudar a prevenir cálculos biliares. De acordo com estudos, comer uma colher de amendoim ou manteiga de amendoim pode reduzir o risco de desenvolver cálculos biliares em 25%.

 

Previne o câncer

Legumes como amendoim têm uma alta concentração de uma forma de fitoesterol chamado beta-sitosterol (SIT). Estes fitoesteróis protegem contra o câncer, inibindo o crescimento do tumor. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos observou que homens e mulheres que consumiram amendoim pelo menos duas vezes por semana, respectivamente, tiveram 27% e 58% menor risco de contrair câncer de cólon.

 

Melhora a Memória

Amendoins são frequentemente chamados de alimento do cérebro, pois contêm vitamina B3 ou niacina, que melhora o funcionamento do cérebro e aumenta a memória. Eles também contêm um flavonóide chamado resveratrol, que ajuda na melhoria do fluxo sanguíneo para o cérebro em 30%.

 

Ajudar a combater a depressão

A serotonina é uma das principais substâncias químicas do cérebro envolvidas na regulação do humor. A secreção inadequada de serotonina pelas células nervosas do cérebro é responsável por causar depressão. Amendoins contêm um aminoácido chamado triptofano que ajuda a liberação de serotonina, ajudando você a combater a depressão.

 

Previne o Alzheimer

Estudos demonstraram que o consumo de alimentos ricos em niacina, como o amendoim, reduz o risco de desenvolver a doença de Alzheimer em 70%. Um quarto de xícara de amendoim pode fornecer quase um quarto do valor diário recomendado de niacina.

 

Bem, e agora, depois de tantos benefícios, que tal aprendermos fazer uma deliciosa receita de chá de amendoim? Além de deliciosa, essa bebida já vem carregada de saúde. Aprenda o passo a passo.

 

chá de amendoim

 

Como fazer o chá de amendoim

 

Trata-se de um chá que é perfeito para ser consumido naqueles dias mais frios. Isso porque é o tipo de chá que nos dá aquela sensação de aconchego, que aquece o coração. Seu sabor inigualável é porque ele obedece ao mesmo princípio de alguns chás feitos à base de leite, como é o caso do delicioso chai latte, por exemplo. Então, vamos à receita.

 

Ingredientes

  • 500 ml de leite
  • 2 xícaras de amendoim torrado e sem casca
  • 4 cravos da índia
  • 2 canelas em pau
  • 2 colheres (sopa) de rum
  • Açúcar a gosto
  • Mel a gosto
  • Canela em pó para polvilhar

Primeiramente, triture bem o amendoim no liquidificador por alguns minutos. Em seguida, acrescente o leite e bata mais, até ficar homogêneo. Em seguida, coloque essa mistura no fogo e acrescente os demais ingredientes, com exceção da canela, que devem ser usada para polvilhar o chá ao final.

Dica: Se preferir, substitua o açúcar por leite condensado. Sua receita ficará incrivelmente ainda mais saborosa!

 

Leia também: Chá com leite: aprenda a fazer essa deliciosa iguaria

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

 Se você gostou do nosso artigo sobre o Chá de Amendoim, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply