Chá de losna: conheça os seus benefícios

Você já ouviu falar no chá de losna? Nesse artigo nós iremos falar sobre os benefícios desse maravilhoso chá, e tudo o que ele pode fazer em favor de sua saúde. Assim sendo, fique conosco até o final e se surpreenda.

 

Um pouco sobre a losna

O nome científico da losna e Artemísia absinthium, e trata-se de uma erva de grande poder medicinal. Além de ser conhecida popularmente como losna, ela também recebe outros nomes como: absinto, erva-do-fel, alenjo, erva-de-santa-margarida, sintro e erva-dos-vermes.

Desde a antiguidade já se fazia uso da losna para fins medicinais, uma vez que a planta é rica em ações terapêuticas. Uma das principais características dessa erva é o seu acentuado gosto amargo. Por isso é tão eficaz no combate a problemas estomacais e do fígado. Além de seu uso medicinal, a losna também é usada na fabricação da bebida alcoólica chamada absinto.

Uma curiosidade sobre a losna é que na Grécia Antiga ela era usada para homenagear a deusa Ártemis. Além disso, os povos gregos da antiguidade também já usavam a losna em forma de chá para fins terapêuticos e tratamentos de várias condições.

Seu uso perdura até os dias de hoje, quando podemos obter grandes benefícios através desse poderoso chá.  Para isso, podemos consumir a losna em forma de chá.

 

Benefícios do chá de losna

Existem muitas condições em que o chá de losna se mostra bastante eficaz. Assim sendo, a erva pode ser altamente benéfica para:

  • tratamento de anemias
  • ativa a circulação sanguínea
  • alívio da azia e dispepsia
  • tratamento das cólicas intestinais
  • tratamento da bexiga, pulmões e rins
  • regulação do período menstrual
  • alívio de cólicas
  • combate a prisão de ventre
  • elimina o mau hálito
  • ajuda a tratar a insuficiência hepática
  • combate a anorexia (estimulante de apetite)
  • limpa e normaliza o funcionamento do estômago

Essas ações são possíveis por conta dos benefícios encontrados através da sua ação vermífuga, tônica e estimulante que podemos obter a partir das folhas da losna.

 

Como fazer chá de losna

Para fazer o seu chá, você poderá usar as folhas secas ou frescas. Você irá precisar de:

  • 4 xícaras de água
  • 2 colher (sopa) de folhas de losna (secas ou in natura)

Coloque a água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente as folhas de losna. Em seguida, tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos, ou até que atinja uma temperatura agradável para consumo. Coe e consuma. Se preferir, adoce com mel.

 

Contraindicações e cuidados adicionais

É importante salientar que o consumo dos chás naturais não substitui o tratamento médico. Portanto, se você está fazendo uso de algum tratamento medicamentoso ou acompanhamento médico, você não deve interrompê-lo.

Assim como todos os chás medicinais, deve-se evitar doses elevadas do chá de losna, uma vez que seu consumo em excesso pode provocar efeitos colaterais.

Consulte sempre um médico ou outro profissional de saúde qualificado antes de se automedicar, mesmo através do tratamento com ervas. Em caso de superdosagem, o médico também deverá ser procurado.

 

Onde encontrar a losna

Se você tiver dificuldades de encontrar a losna in natura, você pode facilmente encontrá-la em casas de produtos naturais ou mesmo em lojas de vendas online.

Leia também: Chá de jucá

 

chá de losna

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de losna, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply