Chás para bebês: conheça os melhores

Aqui em nosso blog você pode encontrar uma quantidade interminável de chás para a nossa saúde. Pensando na importância que os chás naturais têm para proporcionar muitos benefícios, nós resolvemos fazer esse artigo falando a respeito dos chás para bebês. Se você quer saber que tipo de chá você pode dar ao seu pequenino, acompanhe até o final e saiba quando eles podem ser úteis.

 

Os chás para bebês são importantes?

Já faz parte de nossa cultura fazermos uso de chá para várias necessidades. E essa prática já começa desde cedo, quando alguns tipos de chás já são introduzidos na dieta alimentar dos bebês. Na verdade, ele pode sim ser um grande aliado em momentos específicos, quando a criança apresenta alguns sintomas como cólicas e agitação, por exemplo.

No entanto, enquanto a criança ainda é bebê, nem todos os chás são  liberados. Portanto, devemos ficar atentos ao que pode ser consumido pelos pequeninos sem danos. Vale lembrar também que existe o momento certo da introdução do chá, que é geralmente após os 6 meses.

Na verdade, tanto os chás como a água e alguns suquinhos já são liberados logo após o aleitamento materno que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), deve ser feito até o 6º mês. Passado esse período, então, os chás podem ser introduzidos aos pouco.

 

Para que servem os chás para bebês

Costuma-se oferecer aos bebês algum tipo de chá natural quando eles começam a apresentar alguns sintomas como dor ou inquietação. A utilidade desses chás, então, é promover uma melhora no estado da criança, seja acabando com a dor ou acalmando.

Alguns momentos em que você pode oferecer um chazinho para o seu bebê são diante de:

  • Cólicas
  • Indigestão
  • Prevenção da gripe
  • Agitação excessiva

 

Os melhores chás para bebês

A seguir, conheça os melhores chás para bebês e as suas funções.

 

Chá para cólica e gases (erva-doce)

  • 1 xícara de água filtrada
  • 1 colher (chá) de erva doce

Coloque a água no fogo para ferver juntamente com a erva doce. Deixe em fervura por aproximadamente 5 a 7 minutos. Após esse período, retire do fogo e tampe, deixando em descanso por mais 10 minutos ou até atingir temperatura agradável para a criança. Coe e ofereça ao bebê em pequenas doses, conforme a orientação médica.

 

Chá para ajudar na digestão (erva cidreira)

1 xícara de água filtrada

1 colher (chá) de erva cidreira triturada

Coloque a água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente a erva cidreira. Em seguida, tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos, ou até que atinja uma temperatura para a criança. Coe e ofereça ao bebê em pequenas doses, conforme a orientação médica.

 

Chá para ajudar a relaxar (camomila ou hortelã)

Chá de camomila

  • 1 xícara de água filtrada
  • 1 colher (chá) de erva camomila

Coloque a água no fogo para ferver juntamente com a camomila. Deixe em fervura por aproximadamente 5 a 7 minutos. Após esse período, retire do fogo e tampe, deixando em descanso por mais 10 minutos ou até atingir temperatura agradável para a criança. Coe e ofereça ao bebê em pequenas doses, conforme a orientação médica.

Chá de hortelã

  • 1 xícara de água filtrada
  • 1 colher (chá) de hortelã

Coloque a água para ferver. Quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente a hortelã. Em seguida, tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos, ou até que atinja uma temperatura para a criança. Coe e ofereça ao bebê em pequenas doses, conforme a orientação médica.

Onde encontrar os ingredientes para os chás

Se você tiver dificuldades de encontrar alguns desses ingredientes in natura, você pode facilmente encontrá-los secos em casas de produtos naturais ou mesmo em lojas de vendas online.

Leia também: Chás calmantes

 

chás para bebês

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre os chás para bebês, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply