Chá de anis estrelado: o tônico da longevidade

Você sabia que tomar uma xícara de chá de anis estrelado é uma forma comprovada e confiável de melhorar sua saúde de várias maneiras? Pois saiba que fazendo uso desse poderoso chá, você pode renovar a sua saúde e encontrar um bom caminho para a longevidade!

Saiba neste artigo como você pode desfrutar de todas as propriedades benéficas desse chá, e fique maravilhado com tudo o que essa bebida mágica tem para lhe oferecer.

 

O que é o anis estrelado

 

Este pequeno e inusitado fruto é cientificamente conhecido como Illicium verum. Trata-se de uma árvore nativa da Ásia, especificamente nas regiões da China e do Vietnã.  Ele recebe o nome popular de anis estrelado, por conta de seu formato lembrando o de uma estrela.

Mas, atenção! Existe também uma variedade japonesa de anis estrelado, os illicium anisatum, porém, estes não são comestíveis e podem ser altamente tóxicos. Seu único objetivo é ser queimado como incenso. Por isso, precisamos ter cuidado para não misturar as duas espécies.

Esta erva oriental tem sido usada há muito tempo na medicina tradicional devido aos seus poderes de cura. Ao mesmo tempo, tem uma presença muito forte na culinária em todo o mundo.

Como tempero, é um ingrediente do tradicional pó chinês de cinco especiarias e você pode encontrá-lo não só em pratos chineses, mas também em pratos indianos, malaios e indonésios. É ótimo para realçar o sabor dos pratos de carne.

Já no Ocidente, as sementes de anis estrelado e seu óleo são usados, tanto na panificação, como na produção de licores. Mas isso não é tudo! O óleo de anis estrelado é utilizado na indústria cosmética, desde a composição de perfumes requintados a até algo mais simples, como a pasta de dentes, por exemplo.

No entanto, é na medicina natural que o anis ganha também um grande espaço. Isso, porque o chá de anis estrelado é cheio de benefícios para a nossa saúde, ajudando a combater diversos problemas.

 

Benefícios do chá de anis estrelado

 

Na composição do anis estrelado, você encontrará linalol, uma substância rica em antioxidantes que ajudam a melhorar nossa saúde de muitas formas. Também é rico em anetol, o que lhe confere um sabor muito semelhante ao do anis. Dentre os principais benefícios do chá de anis estrelado, temos os seguintes:

 

Estimulante Hormonal

Para os homens, esse chá pode ser considerado como um tônico masculino, proporcionando saúde, bem-estar e aumentando o desejo sexual. Este chá pode ser ótimo para você se você está se sentindo particularmente cansado, deprimido e com problemas sexuais.

Para as mulheres, ele tem um efeito estrogênico moderado, que pode ajudar nas fases do período menstrual.

 

Ajuda a lactação

O chá de anis estrelado pode ajudar no após o parto, estimulando a lactação.

 

Melhora os sintomas da menopausa

Na fase da menopausa, as mulheres podem se beneficiar com o chá de anis estrelado, pois ele ajuda a combater os seus sintomas, ajudando ainda a aumentar a libido.

 

chá de anis estrelado

 

Gripes, resfriados e doenças respiratórias

Se você está propenso a ficar doente assim que a estação fria começa, então vai adorar o chá de anis estrelado. É uma erva quente que tem sido tradicionalmente usada para ajudar a trazer alívio para os resfriados e congestionamentos respiratórios típicos dessa época. Seus efeitos ajudam a combater bactérias e vírus que são a fonte de resfriados e gripes. Também ajuda a tratar asma, tosse, inflamação pulmonar e bronquite.

Uma ótima observação é que o anis estrelado contém ácido chiquímico, que é essencial no tratamento da gripe e já está sendo usado na produção de drogas contra a influenza. Além disso, por causa de sua ação antifúngica e antibacteriana, o anis estrelado compõe receitas de xaropes para tosse, pastilhas e chá para agir como expectorante, combatendo todo tipo de tosses.

 

Problemas de digestão

Esse poderoso chá de anis facilita a digestão pesada, aliviando dores de estômago. Ele também ajuda a eliminar o excesso de gases e a reduzir os espasmos intestinais.

 

Equilíbrio do sistema imunológico

O anis estrelado é conhecido por sua ação antifúngica; isso pode ser usado não apenas para resfriados, mas para trazer de volta o equilíbrio para todo o sistema imunológico. Isso significa que ele pode combater e prevenir infecções na boca, garganta e trato urinário.

 

Combate aos radicais livres

Radicais livres são popularmente conhecidos como lixo das células, que provocam o envelhecimento celular e acarretam diversas doenças. Por causa de suas propriedades antioxidantes, uma xícara do chá de anis estrelado por dia pode ajudar o corpo a eliminar os radicais livres.

 

Como fazer o chá de anis estrelado

 

  • 1 xícara de água fervente
  • 4 a 5 sementes de anis estrelado seco
  • Mel a gosto

 

Esmague muito bem as sementes do anis com o auxílio de um pilão. Isso é necessário para liberar os compostos presentes ao reagir com o oxigênio. Em seguida, coloque a água fervente sobre o anis esmagado e tampe, deixando em infusão por 10 a 15 minutos. Coe e adoce a gosto com mel.

 

Gostou de conhecer os benefícios do chá de anis estrelado? Se esse artigo foi útil para você, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

Leave a Reply