Chá com leite: aprenda a fazer essa deliciosa iguaria

Alguma vez você já experimentou tomar um delicioso chá com leite? Provavelmente você tenha torcido o nariz, achando um tanto inusitada essa mistura. Mas saiba que em alguns países, como a Inglaterra e Índia, por exemplo, esse costume é tão comum quanto o nosso cafezinho de toda hora.

 

A questão é: será que é realmente gostoso? Como prepará-lo? Se você tem essas e outras perguntas, acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre essa deliciosa iguaria.

 

O que é o chá com leite?

 

A princípio, você pode até achar meio estranho, mas o chá com leite é simplesmente o ato de adicionar leite ao seu chá. E embora você ache pouco comum, essa bebida é comumente consumida em países como a Inglaterra, Índia, Irlanda, Escócia, Canadá, Sri Lanka e Hong Kong.

 

O que atrai muitos paladares ao redor de todo o mundo é que o leite adicionado ao chá cria um sabor mais suave à bebida. Isso resulta em um sabor menos adstringente e menos amargo.

 

Existem muitas regiões no mundo onde o chá de leite é o tipo padrão de chá. Nas regiões da Índia, por exemplo, eles costumam tomar o famoso “chai” (chá), que é servido originalmente com leite.  Vale lembrar que o chá com leite também faz parte do café da manhã britânico.

 

As variações do chá com leite

 

O chá com leite pode assumir muitas formas. Pode ser tão simples quanto um respingo de leite no chá. Ou pode ainda ser uma receita mais complexa, como o Masala Chai, tradicional na Índia. Portanto, existem muitas variações do chá com leite, e deliciosas receitas ao redor do mundo. Alguns deles são:

 

  • Chai Latte – Uma bebida de chá muito popular na Índia, também encontrada na América do Norte, partes da Europa e outros.
  • Masala Chai – Tradicional chá indiano, é conhecido por seu perfume e por sua ação estimulante. Cada família tem sua própria receita de Masala Chai, e há quem diga que há mais de 3 mil variações dessa receita, de acordo com a combinação de especiarias.
  • Cream Tea – Preparado com o creme de leite fresco. É comumente encontrado na Alemanha.
  • Hong Kong Milk Tea – Uma versão mais popular do chá preparado com leite evaporado.
  • Yuanyang – É o Hong Kong Milk Tea misturado com café forte.

 

chá com leite

 

Como preparar o chá com leite?

 

Na verdade, não existe uma receita padrão sobre a quantidade de leite que deve ser adicionada ao chá. Depende, mais do que tudo, do seu gosto pessoal e do tipo de chá que você produz. No entanto, a maioria do chá não deve exigir muito leite.

 

Em geral, comece com um respingo ou uma colher de sopa de leite. Acrescente essa quantia ao seu chá e experimente. Se necessário, adicione outra colher de sopa até ficar ao seu gosto. Mas existem algumas receitas específicas, como é o caso do Masala Chai caseiro, por exemplo. Essa receita requer partes iguais de leite e água.

 

Receita de chá com leite

 

Como vimos, existem muitas receitas dessa bebida ao redor do mundo. Aqui nos vamos ensinar você uma deliciosa receita de Masala Chai, uma das queridinhas da lista.

 

Masala Chai

 

“Chai” é simplesmente a palavra para “chá” na Índia, e “masala” significa especiarias. Então, Masala Chai é o chá que é feito geralmente com leite e diferentes especiarias.

 

Como já vimos, pode haver mais de 3 mil variações dessa receita de família, de acordo com a combinação de especiarias. Esta receita que vamos ensinar, além de deliciosa, é também muito fácil de preparar.

 

Ingredientes

 

  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 saquinhos de chá preto (ou a gosto)
  • 2 paus de canela
  • 4 grãos de pimenta-do-reino
  • 4 sementes de cardamomo
  • 4 cravos-da-índia
  • ½ colher (chá) de sementes de erva-doce
  • ½ colher (sopa) de açúcar mascavo (ou a gosto)

 

Modo de preparo

 

Junte todos os ingredientes em uma panela pequena, com exceção do chá preto. Deixe em fogo médio e, assim que levantar fervura, apague o fogo. Acrescente o chá preto e deixe tampado em infusão por 5 minutos. Coe e sirva.

 

E então, esse artigo sobre o chá com leite foi útil para você? Se sim, não deixe de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais.

Leave a Reply