Chá antioxidante: saiba por que você deve consumi-lo

Você sabia que nossos corpos criam substâncias nocivas ​chamadas radicais livres, e que elas nos atacam por dentro, contribuindo para o surgimento de várias doenças? Mas então, como podemos nos defender da ação dessas substâncias? Através dos antioxidantes! E uma das melhores formas para isso é através do consumo de algum chá antioxidante, que pode nos prevenir de doenças e combater diversos males.

Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre o poder do chá antioxidante no combate aos radicais livres.

 

Afinal, o que são os antioxidantes?

 

Sempre que falamos em saúde e prevenção de doenças, logo surge a menção dos antioxidantes. Mas o que seriam eles? Trata-se de substâncias poderosas, que são capazes de combater os radicais livres. Os antioxidantes provêm principalmente das frutas e vegetais frescos,    e proíbem a oxidação de outras moléculas no corpo.

Os benefícios dos antioxidantes são muito importantes para a boa saúde, porque eles neutralizam e removem os radicais livres da corrente sanguínea. As substâncias antioxidantes também desempenham um forte papel na desaceleração do processo de envelhecimento celular provocado pelos radicais livres. Em outras palavras, podemos dizer que os antioxidantes criam um mecanismo anti envelhecimento dentro do seu corpo.

 

Um inimigo chamado radical livre

 

Naturalmente, nosso corpo já produz radicais livres e os antioxidantes para neutralizar seus efeitos prejudiciais. No entanto, na maioria dos casos, os radicais livres superam em muito os antioxidantes que ocorrem naturalmente. Ou seja, a quantidade de radicais livres acaba sendo maior.

Assim sendo, para manter o equilíbrio, é necessário um fornecimento contínuo de fontes externas de antioxidantes para obter os melhores benefícios dos antioxidantes. Daí a importância do uso frequente de um chá antioxidante como parte da dieta alimentar diária.

Mas, por que os radicais livres são tão prejudiciais? Porque eles favorecem o envelhecimento precoce celular. Por conta disso, estão associados a doenças humanas que incluem o surgimento do câncer, aterosclerose, doenças degenerativas associadas ao envelhecimento, Alzheimer, Parkinson e muitos outros.

As substâncias que geram radicais livres podem ser encontradas em alguns alimentos, medicamentos, no ar poluído que respiramos e até mesmo na água. Também temos acesso a uma grande quantidade de radicais livres nos alimentos industrializados, frituras, álcool, fumaça do tabaco, pesticidas e poluentes do ar.

 

O poder do chá antioxidante

 

Como vimos, alguns antioxidantes são produzidos pelo corpo, porém, na maioria das vezes a quantidade de radicais livres é superior. Por isso, é extremamente importante fazermos uso de elementos externos que sejam fonte de antioxidantes. Uma das melhores fontes conhecidas é o consumo do chá antioxidante, que ajuda a acelerar o processo de eliminação dos radicais livres.

Para melhor exemplificar, basta olharmos para nossos vizinhos orientais.  As culturas asiáticas, nas quais o consumo de chá é muito mais prevalente, tendem a relatar menos ocorrências de doenças degenerativas.

 

chá antioxidante

 

Os melhores chás antioxidantes

 

É importante sabermos que quase todos os chás são uma fonte extremamente rica de antioxidantes.  No entanto, existem os chás que são provenientes de uma planta riquíssima em antioxidantes, chamada Camellia sinensis.  São eles:

  • chá de Oolong
  • chá preto
  • chá verde
  • chá branco etc

 

Além destes, podemos destacar outros, que são os chás de:

  • Mirtilo
  • Mil-em-Rama
  • Gengibre
  • Canela
  • Rooibos
  • Pó de guaraná
  • Mate
  • Hibisco

 

Assim sendo, incorpore o consumo de algum chá antioxidante em sua dieta alimentar diária. É surpreendente que uma simples bebida natural possa fornecer uma quantidade tão importante de antioxidantes para o seu corpo.

Uma sugestão para uma maneira deliciosa de adicionar sabor ao seu chá é adicionando um quarto de xícara de suco de frutas frescas ou um adoçante com baixas calorias. O mel, de forma moderada, também é uma ótima maneira de adoçar seu chá antioxidante quente.

 

Como consumir o chá antioxidante

 

Não existe uma prescrição de quantidade exata para você consumir o seu chá antioxidante. No entanto, é importante que você o consuma diariamente, fazendo disso um hábito diário.

Você pode escolher um chá de sua preferência e tomá-lo todos os dias de manhã e após as principais refeições. Se preferir, você também pode variar nos diferentes chás e nas formas de consumo. Pode tomar quente, frio, adicionado a um suco de frutas ou suco detox etc.

 

E então, esse artigo sobre o chá antioxidante foi útil para você? Se sim, não deixe de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais.

Leave a Reply