Cáscara Sagrada: usos e benefícios

A cáscara sagrada é uma planta cujas folhas e galhos são utilizados para o tratamento de diversas condições de saúde. Sua origem nativa é dos EUA, e sua casca costumava ser armazenada durante bastante tempo, e tratada para ter aplicação mais fácil nos eventuais pacientes.

Sua melhor utilização é já comprar o produto pronto para uso, pois a ingestão inadequada pode gerar irritações no trato gastrointestinal, levando até mesmo a diarreia e vômitos.

Geralmente, a cáscara sagrada pode ser encontrada em locais que vendam ervas medicinais pronta para ser convertida em chá – ou já em cápsulas, prontas para suplementação. Este método é mais seguro do que tentar utilizar o produto in natura, sem nenhum tipo de treinamento.

Utilização tradicional

A cáscara sagrada contém um ingrediente que supostamente auxilia na prevenção e tratamento de sintomas do câncer. Fala-se que os nativos dos EUA utilizavam a erva oralmente para o tratamento de doenças que, atualmente, acredita-se serem câncer. Sua eficácia real para este propósito ainda está sendo pesquisada clinicamente.

Utilizações atuais da cáscara sagrada

cascara-sagrada-3

Atualmente, a erva pode ser usada para diversos benefícios adicionais que já são conhecidos. Suas principais utilizações dizem respeito a problemas de pele, problemas gastrointestinais e pedras no rins.

Em geral, utiliza-se a erva em combinação a outras. Não é comum, inclusive, encontrar misturas desta erva com outras em um único produto, com a intenção de gerar combinados no tratamento de alguma condição específica.

Benefícios para a saúde

Algumas pessoas fazem uma distinção significativa entre as folhas, as raízes e outras parte da cáscara sagrada. De forma geral, não há evidências científicas a respeito do real isolamento de seus benefícios. Por isso, todos eles serão apontados de forma conjunta.

O principal benefício conhecido é, sem dúvidas, sua capacidade de ser utlizado como um laxante natural. Seus componentes incluem substâncias que possuem efeito direto sobre os nervos do trato intestinal.

Isso faz com que a erva auxilie a acabar com a constipação de forma quase mecânica, estimulando a evacuação em indivíduos que tenha dificuldades relacionadas aos nervos e esfíncter. Seu efeito é bastante eficiente, e ocorre em cerca de seis a dez horas após a ingestão.

Há, no entanto, uma série de benefícios adicionais que podem ser obtidos da planta. Entre eles, o tratamento de hemorroidas. O uso a longo prazo da erva permite que a facilidade de evacuação prejudique menos as hemorroidas, gerando condições para que a manifestação recupere-se, normalizando a região da pele.

Precauções e possíveis efeitos colaterais

beneficios-do-cha-da-cascara-sagradaEmbora sua utilização seja essencialmente benéfica, é importante dar atenção aos cuidados com o consumo da cáscara sagrada. Seu consumo exagerado, ou consumir as folhas sem o devido preparo pode gerar efeitos reversos ao esperado durante a sua utilização.

Problemas gastrointestinais e dores significativas são comuns durante o tratamento com a erva. Por isso, é essencial observar a quantidade consumida em relação ao seu peso total, para evitar efeitos colaterais indesejados.

Adicionalmente, recomenda-se que mulheres grávidas ou lactantes não consumam nenhuma quantidade de cáscara sagrada durante o período. Embora não haja riscos conhecidos, não foram realizados testes clínicos que atestem a segurança de seu consumo, nestas circunstâncias. O mesmo pode ser dito a respeito de crianças com menos de doze anos de idade.

Além disso, não é recomendado consumir a erva por mais de sete dias consecutivos, uma vez que isso pode gerar problemas de controle de evacuação a longo prazo.

Veja também:

Leave a Reply