Cabelo de milho pode ajudar manter saúde e boa forma

Cabelo de milho é uma parte que costuma ser jogada fora, mas o que muita gente não sabe é que ele pode beneficiar a saúde de várias formas. Eu conto tudo neste post… Não perca! Olha só que dizem dele:

  • Ajuda a emagrecer – o cabelo de milho é, para algumas pessoas, uma opção de baixo teor calórico, com propriedades diuréticas e depurativas. Há quem acredite que a ingestão da infusão dele com regularidade auxilia na manutenção da saciedade, favorece o metabolismo e reduz a inflamação.
  • Aliado contra a tensão nos músculos – a água de cabelo de milho pode ser interessante para hidratar o corpo e contribuir com os bons níveis de eletrólitos. Por isso, existe uma indicação dela para atletas tentarem minimizar a tensão muscular depois de exercícios de alto impacto.
  • Combate a dor de cabeça – acredita-se que a bebida de cabelo de milho, devido suas propriedades anti-inflamatória e analgésica, é capaz de ajudar a inibir as dores de cabeça contínuas. Seu consumo estaria associado ao alívio da tensão, à redução da rigidez nos ombros, pescoço e mandíbula, além de melhora na circulação.
  • Redução das dores articulares – popularmente, o cabelo de milho é conhecido por suas propriedades anti-inflamatória e alcalina. Assim, pode complementar o tratamento de dores nas articulações. Sua infusão está relacionada à redução da quantidade de ácido no organismo, ao controle da retenção hídrica e ao equilíbrio das respostas inflamatórias do corpo.

  • Age como descongestionante – outro benefício ligado à infusão de cabelo de milho é a limpeza das vias respiratórias. A bebida é consumida na intenção de reduzir a inflamação na garganta, controlar sintomas de gripe (inclusive catarro) e descongestionar peito e nariz, devido ações expectorante e calmante.
  • Pode desintoxicar o corpo – o cabelo de milho, tudo indica, possui compostos antioxidantes de grande ajuda no sentido de impulsionar a eliminação das toxinas retidas em nosso organismo. O alimento costuma ser utilizado ainda para beneficiar especialmente o fígado, uma vez que tende a otimizar sua capacidade excretora e diminuir a chance de surgimento do “fígado gorduroso”.
  • Possui função anti-hipertensiva – quem sofre com pressão alta pode encontrar no cabelo de milho um bom aliado, pois os flavonoides presentes nele seriam capazes de melhorar a circulação e auxiliar na regulagem da pressão do sangue. E mais: o cabelo do sabugo também contribuiria para manutenção dos níveis de sódio, cuja subida exagerada está relacionada à hipertensão.
  • Proteção do trato urinário – a bebida à base de cabelo de milho é capaz de diminuir inflamação e irritação, além de reduzir o crescimento de micro-organismos maléficos no aparelho urinário. Por esses motivos, é considerada eficaz para quem sofre com inflamação na uretra e enfermidade na próstata. Tudo graças a propriedades antissépticas e diuréticas.
  • Regula o açúcar no sangue – ao que parece, a água do cabelo de milho estimula o equilíbrio do nível de insulina e inibe a resistência celular ao hormônio. O que pode influenciar a diminuição significativa da glicose no sangue entre as pessoas que apresentam diabetes tipo 2.

Atenção: este post tem função de informar. Não substitui consulta e tratamentos médicos. Plantas medicinais podem ter contraindicações e interações medicamentosas. Consulte sempre um naturopata ou fitoterapeuta e seu médico antes de começar qualquer tratamento.

Sobre as contraindicações, encontrei algumas: gestantes ou indivíduos com doenças nos rins não devem consumir qualquer preparo feito com cabelo de milho. Outro cuidado a ser tomado é consultar um médico antes de ingerir a infusão principalmente se você estiver utilizando medicamentos para pressão arterial.

Geralmente, a infusão de cabelo de milho é a maneira mais indicada para aproveitar as propriedades e benefícios do alimento. Uma forma de preparar a bebida é a seguinte:

1. Coloque 1 litro de água para ferver
2. Logo que começar a ebulição, reduza o fogo e acrescente 3 colheres (30 g) de cabelo de milho
3. Deixe a receita no fogo durante 2 min
4. Apague o fogo e deixe repousar
5. Quando o chá de cabelo de milho esfriar o suficiente para ser tomado, coe – e está pronto!

Cuide-se!

Até a próxima…

Leave a Reply