Os benefícios do chá de canela

Quem não gosta do delicioso aroma de canela, essa especiaria adocicada que enriquece pratos doces e salgados? Pode ser em pó, pode ser em casca, não importa, ela é sempre bem vinda sempre. E não pense que é apenas na culinária não. Os chás dessa iguaria além de deliciosos são medicinais. Portanto, os benefícios do chá de canela vão além de simplesmente aromatizar pratos.

 

Acompanhe nosso artigo e conheça os benefícios do chá de canela e o que ela pode fazer pela sua saúde.

 

 

Os benefícios do chá de canela para a nosso corpo

 

A canela possui muitos benefícios para a nossa saúde. Isso, porque ela possui uma grande capacidade de ajudar na desintoxicação do corpo, além de outros benefícios como: baixar o açúcar no sangue, promover a perda de peso, regular a menstruação e ajudar a combater a indigestão. Vamos ver a seguir os vários benefícios do chá de canela para a nossa saúde.

 

Ajuda a perder peso

Para o emagrecimento, o chá de canela é naturalmente baixo em calorias e pode ajudar a regular seus níveis de açúcar no sangue. Baixando esses níveis de açúcar (glicose), o corpo produz menos insulina, fazendo assim com que o corpo armazene menos gordura. Portanto, com o chá de canela, é possível consumir bem menos calorias e ainda ajudar com a perda de peso. Isso sem contar com o seu poder termogênico, que acelera o metabolismo.

 

Controle de açúcar no sangue

Em 2011 foi feita uma pesquisa sobre os efeitos da canela sobre o açúcar no sangue, sendo publicada no Journal of Medicinal Food. Segundo resultados, conferiu-se que a canela, sendo rica em polifenois, tem sido usada na medicina chinesa para tratar níveis altos e desiguais de açúcar no sangue. Os pesquisadores descobriram que fazer uso diário da canela fez com que os voluntários alcançassem níveis mais baixos de açúcar no sangue. Este estudo, no entanto, foi feito a partir de suplementos à base de canela, e não com o seu chá.

 

 

Combate os radicais livres

A canela é rica em antioxidantes que retardam o processo de degeneração celular, reduzindo os efeitos dos radicais livres. Esses antioxidantes impedem que a gordura seja depositada nas artérias, o que ajuda a combater as doenças cardiovasculares.

 

Controla os níveis de colesterol

Outro dos muitos benefícios do chá de canela é que ele pode reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue. Isso evita a formação de ateromas e trombos, que retardam o fluxo sanguíneo.

 

Ação anticoagulante

O consumo da canela impede que as plaquetas de sangue acumulem mais do que deveriam em seus níveis normais.

 

benefícios do chá de canela

 

Uso tópico do chá de canela

Além de beber o chá de canela, ele também pode ser usado sobre a pele. Isso, porque ela possui ação antisséptica e desinfetante da pele, além de possuir uma grande capacidade de eliminar fungos e bactérias. Ele pode ser usado para tratar fungos do pé e unhas, bem como úlceras na boca e infecções vaginais.

 

 

Amiga dos diabéticos

As pessoas com diabetes tipo 2 podem se beneficiar da canela. Um copo deste chá diariamente pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, a vitamina B1 em sua composição estimula os receptores de insulina e inibe a enzima que os ativa. Isso aumenta a capacidade do corpo para processar a glicose.

 

Auxilia nos problemas estomacais

Outro dos muitos benefícios do chá de canela é que ele é ótimo para o seu sistema digestivo. Ele reduz os gases no estômago, ajuda a prevenir a formação de úlceras e também cessa vômitos e náuseas. De um modo geral, os alimentos serão digeridos mais facilmente graças aos efeitos estimulantes da canela sobre a produção de saliva e ácidos do estômago.

 

Benéfica para o intestino

Da mesma forma, a canela naturalmente controla diarreia e regula o seu ritmo intestinal. Devido a isso, o chá de canela é recomendado para qualquer pessoa que sofre de síndrome do intestino irritável. Ele também ajuda a prevenir a inflamação dos intestinos. Além disso, a canela contém fibra dietética, ferro e cálcio, que combinam com sais biliares e ajudam a removê-los do corpo. Estes sais podem ser prejudiciais ao cólon se não eliminados corretamente.

 

Ajuda a prevenir a menstruação irregular

Beber chá de canela é um grande remédio caseiro para regular seu ciclo menstrual, graças às suas propriedades anticoagulantes. Isso tem dois efeitos: primeiro, ele pode acionar o início do seu período, se você está um pouco atrasado. Em segundo lugar, tem um efeito analgésico e reduz a dor durante esse período.

 

Combate os sintomas da gripe e o resfriado

Quando chega a gripe, o chá da canela pode ser um de seus mais melhores aliados. A medicina chinesa há muito tempo já vem fazendo uso desse chá para tratar doenças diversas doenças, inclusive para combater os sintomas da gripe e resfriados.  Além disso, ele também é um ótimo antibiótico, que reduz a inflamação, diminui a febre e acalma a tosse. Ele também promove o alívio de dores de cabeça e enxaquecas.

 

 

Como fazer o chá de canela

 

  • 2 xícaras de água
  • 2 paus de canela pequenos

 

Deixe ferver por 5 a 10 minutos. Tome adoçado, preferencialmente, com mel ou sucralose.

 

E, então, esse artigo sobre os benefícios do chá de canela foi útil para você? Se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *