Benefícios do chá preto: o aliado da sua saúde

Com certeza você já deve ter experimentado ou, ao menos, ouvido falar nesse delicioso chá. Mas será que você conhece os benefícios do chá preto? Estamos falando de um dos chás mais saudáveis que existem, pois é riquíssimo em propriedades medicinais naturais. Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre esse poderoso – e delicioso – chá.

 

O que é o chá preto

 

O chá preto é extraído das folhas da Camellia sinensis, a mesma que de onde são extraídos o chá verde, chá oolong, chá branco, chá vermelho e vários outros. No caso do chá preto, ele se diferencia dos demais pela diferença em seu processo de fermentação. É nesse processo que as folhas são completamente oxidadas, deixando-as com um tom mais escuro e sabor mais forte. A cafeína no chá preto é encontrada em maior quantidade em comparação aos demais, por isso ele deve ser tomado com mais cautela.

Apesar de ser da família da Camellia sinensis, o chá preto é conhecido por ser especialmente benéfico para várias áreas da saúde.

A seguir, nós vamos mostrar os principais benefícios do chá preto. Dentre eles, podemos destacar a ação anticancerígena, benefícios digestivos e os efeitos sobre a saúde da pele e dos cabelos. Em sua composição, podemos encontrar:

 

  • Cafeína
  • Aminoácidos
  • Carboidratos
  • Proteínas
  • Potássio
  • Principais minerais
  • Manganês
  • Fluoreto
  • Polifenóis

 

O chá preto também é rico em:

 

  • Catequinas – poderosos antioxidantes que combatem as células cancerígenas e ajudam a prevenir doenças cardíacas
  • Taninos – compostos químicos naturais que dão ao chá preto e vinho tinto sua adstringência
  • Guanina – um estimulante natural
  • Xantina – outro estimulante natural, semelhante à cafeína

 

Além de tudo isso, muitos antioxidantes e polifenois do chá preto estão associados a uma série de benefícios para a saúde. Esse poderoso chá é rico em flavonoides complexos, que são polifenois que auxiliam na prevenção de doenças.

Assim, uma única xícara (chá) de chá preto contém uma média de 200 mg de flavonoides. Médicos recomendam a ingestão de 600 mg de flavonoides diariamente para se obter uma série de benefícios à saúde. Vale lembrar que os flavonoides polifenois do chá preto atuam como antioxidantes especialmente poderosos. Curiosamente, esses dois flavonoides são mais concentrados no chá preto do que no chá verde.

 

benefícios do chá preto

 

Os benefícios do chá preto

 

Melhora a Saúde Cardiovascular

Como já vimos, o chá preto é rico em antioxidantes, como os flavonoides. Estes antioxidantes demonstraram diminuir o risco de doença cardíaca. Isso acontece porque eles impedem a oxidação do colesterol LDL. Com isso, evita os danos na corrente sanguínea e nas paredes das artérias. Além disso, os flavonoides do chá preto são capazes de melhorar a vasodilatação coronária e reduzir os coágulos. O manganês, presente em sua composição, ajuda a reduzir o risco de doença cardíaca coronária, ajudando a função do músculo cardíaco.

 

Prevenção de Câncer

Talvez um dos benefícios do chá preto mais conhecidos seja a sua ação anticancerígena. Isso porque os polifenóis em sua composição ajudam a prevenir a formação de potenciais carcinógenos no corpo. Além disso, o chá preto contém um químico que provoca a apoptose, uma espécie de “morte programada” de células cancerígenas. Isso acontece sem prejudicar as células normais e saudáveis. Por isso ele acaba impedindo o crescimento do câncer antes mesmo de se tornar perceptível, além de ajudar nos casos em que o câncer já foi diagnosticado.

 

Aumenta o sistema imunológico

Esse poderoso chá é rico em substâncias que ajudam a aumentar nossa resposta imunológica. Os taninos, presentes no chá preto, ajudam a combater diversos vírus. Dentre eles, a gripe, disenteria e hepatite.

 

Melhora da saúde bucal

Os polifenóis e taninos presentes no chá ajudam a matar e prevenir as bactérias que causam a cárie dentária. Além disso, também reduzem drasticamente as bactérias orais que causam o mau hálito.

 

Auxilia na digestão

Os taninos presentes no chá preto oferecem vários benefícios digestivos. Eles aliviam as doenças gástricas e intestinais, e ajudam na digestão.

 

Saúde da pele

Beber chá preto beneficia a pele de três maneiras. Primeiramente, ele nutre a pele com vitaminas B2, C e E, com minerais como magnésio, potássio e zinco, e com polifenóis e taninos essenciais. Em segundo lugar, a cafeína e outros de seus componentes químicos podem matar alguns tipos de vírus, ajudando a prevenir infecções da pele e espinhas. Em terceiro lugar, o chá preto ajuda a diminuir os sinais de envelhecimento prematuro da pele. Vale lembrar que o chá preto pode ser usado sobre a pele.

 

Saúde do cabelo

Dentre os muitos benefícios do chá preto, podemos também destacar a saúde para os cabelos. Os altos níveis de antioxidantes e cafeína contidos em sua composição são excelentes para tratar as madeixas. Já a cafeína diminui um hormônio que causa perda de cabelo. Por sua vez, os antioxidantes promovem o crescimento saudável do cabelo. Sem contar que ele também proporciona brilho aos fios.

 

Aumenta os níveis de energia

O consumo moderado de cafeína não estimula apenas o metabolismo, mas também aumenta o estado de alerta e a função cerebral geral. No entanto, a cafeína no chá preto promove um aumento de energia mais suave, diferente dos efeitos provocados pelo café ou refrigerantes com cafeína.

 

E então, esse artigo sobre os benefícios do chá preto foi útil para você? Se sim, não deixe de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais.

Leave a Reply