Benefícios do chá branco: saiba tudo sobre esse poderoso chá

Com certeza você já deve ter ouvido muito falar no chá verde, mas já ouvi falar nos benefícios do chá branco? Qual a diferença entre um e outro? Por que devemos fazer uso do chá branco todos os dias?

Se você tem essas e outras perguntas, acompanhe nosso artigo e conheça todos os benefícios desse poderoso chá. Depois de ler esse artigo, você jamais vai querer ficar sem.

 

O que é o chá branco

 

Para quem não sabe, o chá branco é feito a partir das mesmas folhas do chá preto e o chá verde: camellia sinensis. Suas folhas são colhidas principalmente na China, mas também é produzido em outras regiões, como Tailândia, Índia, Taiwan e Nepal.

Muitas pessoas se confundem por não saberem a diferença entre o chá branco e o chá verde, sendo que eles veem das mesmas folhas. Mas é muito fácil entender. O chá branco tem suas folhas colhidas enquanto ainda são jovens. Por conta disso, seu sabor é muito mais leve e mais delicado do que o chá verde. E esse sabor mais ameno se dá pelo fato de que ele não passa pelo mesmo processo de oxidação dos outros chás.

Por falta de conhecimento, o chá branco é muitas vezes negligenciado pelas pessoas. Porém, ele possui tantos benefícios quanto os melhores chás que você conhece. Isso se não for ainda superior, devido ao seu alto teor antioxidante.

 

Diferença entre o chá branco e o chá verde

 

Como já vimos, ambos são derivados da mesma folha. A diferença, no entanto, está na colheita e no processamento das folhas. As folhas de chá branco são colhidas em uma idade mais jovem que as folhas de chá verde. O chá branco é considerado raro e pode ser que em algumas regiões ele seja um pouco mais caro. Isso acontece pois ele é escolhido manualmente, somente em alguns dias específicos do ano.

Outra diferença é que o chá branco tem um processamento diferente. Ele é vaporizado rapidamente e depois passa pelo processo de secagem. Já o chá verde é parcialmente fermentado, sendo também cozido no vapor.

O chá verde é considerado rico em antioxidantes. No entanto, como o chá branco é menos processado, ele mantém uma maior quantidade de antioxidantes, em comparação ao verde. Assim sendo, o chá branco contém os mesmos tipos de antioxidantes que o chá verde, mas em maior quantidade. Por isso algumas pessoas chegam a dizer que os benefícios do chá branco podem ir um pouco além do outro.

Quanto ao sabor, o chá branco tem um sabor mais suave e quase adocicado, em comparação com o chá verde.

 

benefícios do chá branco

 

Os benefícios do chá branco

 

Como vimos, trata-se de um chá rico em antioxidantes, por isso é excelente para melhorar a saúde cardiovascular, reduzir o colesterol, reduzir o risco de câncer e até mesmo ajudar a emagrecer.

Assim como outros tipos de chá, o chá branco é abundante em polifenóis, catequinas e antioxidantes. Por esse motivo, tem sido associado a uma série de benefícios para a saúde. Conheça seus principais benefícios:

 

Rico em antioxidantes

O chá branco é carregado com antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres prejudiciais à saúde. Portanto, ajuda a neutralizar o estresse oxidativo nas células. Com isso, ele ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas coronárias, câncer e diabetes.

 

Melhora a saúde bucal

O chá branco contém muitos compostos que poderiam ajudar a promover a saúde bucal. Dentre esses compostos estão os polifenóis e taninos, que podem ajudar a reduzir a formação de placas bloqueando o crescimento de bactérias. Além disso, o flúor encontrado no chá tem uma alta biodisponibilidade, o que pode evitar cáries.

 

Acelera a queima de gordura

Pesquisas comprovam que o chá de chá branco, sendo rico em catequinas, ajuda a promover a queima de gordura e dar um impulso ao seu metabolismo. Esse poderoso chá induz a quebra de células de gordura, impedindo a formação de outras.

 

Combate as células de cancerígenas

Graças à sua alta concentração de antioxidantes, alguns estudos descobriram que o chá branco apresenta propriedades de combate ao câncer.

 

Protege a Saúde do Cérebro

Pesquisas mostram que o chá branco pode ajudar a proteger sua saúde cerebral devido ao alto índice de catequinas. Estudos têm comprovado que o consumo desse chá tem auxiliado na função cognitiva nos idosos.

 

Reduz os níveis de colesterol

O colesterol é uma substância gorda encontrada em seu sangue. Embora seu corpo precise de colesterol, o excesso do colesterol ruim pode causar a formação de placas nas artérias. Isso fará com que elas se estreitem e se endureçam. A boa notícia é que o consumo do chá branco irá ajudar a reduzir esses níveis de colesterol ruim (LDL).

 

Como preparar o chá branco

 

Para você obter todos os benefícios do chá branco, procure fazê-lo sempre em infusão. Para isso, basta ferver uma xícara de água e acrescentar 1 colher de chá de suas folhas, deixando em descanso por 10 minutos. Consuma preferencialmente após as principais refeições.

 

E então, esse artigo sobre os benefícios do chá branco foi útil para você? Se sim, não deixe de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais.

Leave a Reply