Benefícios do chá da casca de cebola

Você costuma descascar a cebola jogar toda aquela casca fora? Pois você sabia que o que está indo para o lixo é pura saúde? E sabia também que é possível fazer chá com ela? Pois então você não conhece os benefícios do chá da casca de cebola! É isso mesmo, aquela casca que você retira da cebola e manda embora para o lixo é repleta de benefícios à nossa saúde.

 

Quer saber mais sobre todos os benefícios do chá da casca de cebola? Então acompanhe nosso artigo e descubra o poder medicinal que está sendo jogado fora! Depois desse artigo, você nunca mais vai desprezar nenhuma casquinha sequer!

 

Os nutrientes da cebola

 

Para quem não sabe, a cebola é riquíssima em vitaminas e sais minerais, como: fósforo, enxofre, silicatos, ferro, cálcio, sódio, magnésio, iodo etc. E é justamente por causa disso que suas propriedades trazem tantos benefícios à nossa saúde.

 

Assim sendo, a cebola possui algumas ações terapêuticas como: expectorante, anti-inflamatória, digestiva, diurética, depurativa e antioxidante. Isso é maravilhoso não é mesmo?  Além disso tudo, ela nos protege de várias doenças infecciosas, e também ajuda a cuidar do sistema cardiovascular. Dessa forma, a cebola previne infartos e derrames e, pela sua ação antioxidante, retarda o envelhecimento celular, provocado pelos radicais livres.

 

Outro benefício da cebola é o seu poder depurativo que ajuda a limpar o sangue. Já em casos de diabetes, ela possui uma substância muito parecida com o hormônio insulina.

 

Mas não pense que somente a cebola possui tantos benefícios. A sua casca é igualmente riquíssima em nutrientes e, por isso, um ótimo remédio caseiro.

 

benefícios do chá da casca de cebola

 

Os poder da casca de cebola

 

Pesquisas recentes confirmam que as cascas das cebolas fornecem uma fonte excepcionalmente rica de compostos de plantas. Esses compostos sãos os famosos flavonoides, mais especificamente a quercetina, um poderoso composto antioxidante e anti-inflamatório.

 

A quercetina é um flavonoide natural que possui propriedades anti-inflamatórias, anticarcinogênicas,  antivirais, anti-histamínicas e com benefícios cardiovasculares. Além disso, também exerce forte influência na inibição de cataratas em diabéticos.

 

A ação da quercetina também é capaz de diminuir o colesterol  LDL e promover a regularização da pressão arterial alta. Ela também combate alergias, reduzindo a inflamação e favorecendo crescimento muscular. Outro benefício da quercetina é contribuir para o tratamento da depressão e combater alguns tipos de câncer.

 

Mas, por que tantos benefícios se concentram na casca da cebola? A natureza é inteligente, e as plantas são as maiores fontes de poderes curativos e medicinais. Isso acontece porque elas acabam fabricando tudo o que precisam para crescer, se defender e até mesmo se curar. É por conta disso que os compostos das plantas acabam também sendo úteis para o ser humano em circunstâncias semelhantes.

 

Além disso, é muito comum que as plantas concentrem muitos desses compostos protetores em seus revestimentos exteriores – peles, cascas e até mesmo raízes.

 

 

Os benefícios do chá da casca de cebola

 

Para quem quer conhecer os benefícios do chá da casca de cebola, uma ótima notícia é que ela possui um grande poder anti-inflamatório e antibacteriano. Dessa forma, é indicado para os seguintes tratamentos:

 

  • Em casos de catarata – e demais problemas oculares -, a quercetina pode ajudar a reduzir a inflamação. Dessa forma, ela contribui para um trabalho ocular mais eficiente.
  • Por causa do seu poder anti-inflamatório, o chá da casca de cebola ajuda a tratar as inflamações da garganta. Além disso, também contribui beneficamente no tratamento contra a tosse, catarros e outras doenças relacionadas às vias respiratórias.
  • Para quem tem problemas no couro cabeludo, o uso tópico do chá da casca de cebola ajuda a tratar os problemas de caspa e queda de cabelo.
  • Contribui para a redução do estresse oxidativo sobre o corpo, e pode combater problemas como a aterosclerose, problemas de circulação, doenças cardíacas, infecções da próstata, úlceras de estômago e gota.
  • Para quem tem problemas de indigestão, esse chá ajuda a alcalinizar o sistema digestivo, além de limpar o cólon.

 

Receita do chá da casca que cebola

 

Para você aproveitar os benefícios do chá da casca de cebola, basta seguir as duas opções de receitas que vamos dar. Qualquer uma delas faz o mesmo efeito. Basta escolher a que você achar melhor.

 

 

Processo a frio

 

Descasque a cebola e coloque as cascas em um recipiente. Encha-o com água mineral e deixe essa mistura no refrigerador por pelo menos 12 horas. Isso fará com que os nutrientes se infiltrem na água. Depois desse período, está pronto para ser consumido. Pode adoçá-lo com mel, se quiser.

 

Processo a quente

 

Retire as cascas da cebola e coloque para ferver junto com uma xícara de água por dez minutos. Depois disso, coe e adoce com mel, se quiser.

 

 

 

E, então, esse artigo sobre os benefícios do chá da casca de cebola foi útil para você? Se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

 

Salvar

Salvar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *