Chá de mastruço: conheça os seus benefícios

Alguma vez você já experimentou ou ouviu falar no chá de mastruço? Pois se ainda não conhece essa planta medicinal maravilhosa, acompanhe nosso artigo e conheça os efeitos terapêuticos desse incrível chá, e tudo o que ele pode fazer pela sua saúde.

 

Um pouco sobre o mastruço

O mastruço é uma planta muito conhecida desde a antiguidade. Nossas avós já utilizavam o mastruço para várias funções medicinais caseiras. No entanto, essa erva também pode ser conhecida com outros nomes, como: erva de santa Maria, mentruz, mastruz, mastruz miúdo, mastruz dos índios, erva-formigueira, mentruz rasteiro, lombrigueira, quenopódio etc.

Seu nome científico é Chenopodium ambrosioides, e é nativo da América Central do Sul. Assim, as folhas do mastruço possuem uma coloração verde escuro, com pequeninas flores brancas. De cheiro bastante forte, ela pode chegar até 70 cm de altura. Conhecida também como erva de Santa Maria,.

Trata-se de uma erva muito fácil de ser encontrada nos quintas das casas. Seu poder medicinal tornou o mastruço uma das ervas mais usadas para fins terapêuticos caseiros. Fosse em forma de chá, macerado, ou como suco, o mastruço sempre foi o queridinho para diversos tipos de tratamentos caseiros.

 

Benefícios do chá de mastruço

Mas afinal, o que torna o mastruço tão especial? A resposta está em sua composição. O mastruço é uma erva que contém em sua composição várias vitaminas, como A e C e principalmente do complexo B. Também contém cálcio, ferro, fósforo, zinco e potássio.

Assim sendo, um dos principais benefícios do chá de mastruço é o seu poder cicatrizante. Isso é possível por conta dos óleos essenciais presentes em sua composição. Além disso, suas folhas carregam uma grande quantidade de óleos essenciais.

A planta também possui ação antibacteriana e antiviral acabam contribuindo para o melhor processo de cicatrização de feridas. Nesse caso, você pode tanto beber o chá, como pode aplicá-lo sobre a pele.

Por conta de sua ação altamente cicatrizante, o chá de mastruço também é muito utilizado para pessoas com problemas de úlceras no estômago. Ou mesmo aquela sensação desagradável de queimação no estômago  após uma refeição pode ser aliviada com uma boa xícara de chá de mastruço.

Mas as propriedades terapêuticas do mastruço não param por aí. Essa erva multiuso também possui ação expectorante, que ajuda a estimular a movimentação dos brônquios. O efeito expectorante também contribui com a secreção do muco.

Outros tratamentos conhecidos através do chá de mastruço são a rouquidão, problemas respiratórios, rinite, asma, sinusite e até mesmo a câimbra.

 

Contraindicações

Como todos os remédios naturais, o bom senso deve prevalecer. Isso significa que o uso excessivo não deve ocorrer. Isso porque, diante do consumo exagerado, podem ocorrer efeitos colaterais desagradáveis. Também deve ser evita por mulheres gestantes, lactantes e crianças abaixo de 2 anos de idade.

 

Como fazer chá de mastruço?

Fazer chá de mastruço em casa é muito fácil. Você irá utilizar as cascas, em um processo de decocção. Assim sendo, você irá precisar de:

  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 punhado de mastruço (folhas, flores e caule) picado.

Coloque a água no fogo para ferver juntamente com o mastruço. Deixe em fervura por aproximadamente 5 a 7 minutos. Após esse período, retire do fogo e tampe, deixando em descanso por mais 10 minutos ou até atingir temperatura agradável para beber. Coe e está pronto para o consumo. Adoce, se preferir. Tome 1 xícara do chá até três vezes por dia.

 

Onde encontrar o mastruço

Se você tiver dificuldades de encontrar o mastruço direto do pé, in natura, você pode facilmente encontrá-las secas em casas de produtos naturais ou mesmo em lojas de vendas online.

 

Leia também: Chá de folha de mamão

 

chá de mastruço

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de mastruço, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply