Alho é bom para gripe? Conheça os seus benefícios

Ele é o pavor de qualquer vampiro, mas na cozinha faz o maior sucesso! Dono de aroma intenso e fortíssimo sabor, ele é mundialmente conhecido e muito utilizado na culinária. E não é para menos, pois seu gosto acentuado dá um toque especial em qualquer receita. Estamos falando do alho! Ingrediente multifacetado, o alho é bom para o paladar, alho é bom para a saúde, alho é bom para gripe, alho é bom até para mandar embora as cargas negativas.

Pois então, se esta deliciosa – e poderosa – iguaria é coadjuvante da culinária, ela também faz fama por conta dos seus poderes medicinais naturais. Sim, o alho também é amplamente utilizado para cura de diversas doenças. E uma dessas é a gripe.

Acompanhe nosso artigo e entenda por que o alho é bom para a gripe, conheça os seus benefícios e saiba como ele pode ser usado.

 

Os benefícios medicinais do alho

Sua composição é feita de compostos de enxofre, e acredita-se que são eles os responsáveis ​​por seu aroma e sabor acentuados, além dos efeitos positivos que o alho exerce sobre a nossa saúde.

Este alimento é tão benéfico que pesquisas comprovam que comer alho regularmente contribui para a redução e prevenção de quatro das principais causas de morte em todo o mundo: doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, câncer e infecções.

Aliás, uma curiosidade é que o Instituto Nacional do Câncer não recomenda nenhum suplemento dietético para a prevenção do câncer. Porém, reconhece o alho como um dos vários vegetais ricos em propriedades anticancerígenas.

Em sua composição o alho tem a alicina, que exerce uma forte atividade antioxidante. Essa ação antioxidante é que combate os radicais livres prejudiciais em nosso corpo. Estudos também concluíram que o consumo do alho pôde reduzir a pressão arterial e melhorar os níveis elevados de colesterol. Também foi comprovada a sua ação positiva no aumento da imunidade, além de ajudar a inibir as infecções respiratórias.

 

Por que o alho é bom para gripe?

Como já vimos, o alho é um poderoso remédio natural para diversos males. Uma das formas mais comuns de sua utilização, no entanto, é para a cura de gripes e resfriados. Mas por que será que o alho é bom a gripe? Qual a sua ação em nosso organismo?

De acordo com sua composição, o alho é um poderoso antioxidante com propriedades antimicrobianas, antivirais e antibióticas. Por conta disso, ele é capaz de promover um efeito descongestionante e expectorante em crises de gripes e resfriados comuns. Aliás, não somente gripes e resfriados mas outras infecções.

Este vegetal, além de ser rico em alicina, um poderoso antioxidante, é também rico em vitamina C e uma série de enzimas e minerais, como o enxofre e o selênio. E é justamente essa composição que faz do alho um forte aliado no combate à gripe.

Além disso, pesquisas já foram feitas e comprovaram que a presença da alicina no alho é altamente eficaz no combate a inúmeros microrganismos responsáveis por algumas infecções, incluindo o resfriado comum.

 

A importância de consumir o alho cru

Quando maceramos o alho fresco, essa ação provoca uma reação química que libera alicina, um poderoso antibacteriano com ação antioxidante presente no alho. Porém, essa ação se apresenta apenas no momento em que ele é esmagado e antes que ele seja aquecido! É por isso que, ao aquecermos o alho, nós acabamos perdendo essa ação.

Portanto, comer alho fresco regularmente é o perfeito remédio para combater diversos males. Esses incluem os sintomas de gripes e resfriados.

 

Alho é bom para gripe

Como podemos consumir o alho

O método caseiro mais comum pra combater a gripe é esmagar até dois dentes de alho e deixá-lo descansar por cerca de 15 minutos. Esse período é muito importante para ativar as suas enzimas. Feito isso, adicione mel e, se preferir, coloque também um fio de azeite para neutralizar o odor. Consuma esse alho da forma que preferir.

Alguns especialistas recomendam ainda comer um ou dois dentes de alho a cada 3 a 4 horas até que o os sintomas desapareçam por completo.

E se você quiser saber como encontrar o alho, ele é vendido em diversas formas. Podemos encontrá-lo in natura, mas também existem outras versões. O olho pode ser encontrado em pó, desidratado, em forma de extrato, ou até mesmo em cápsulas.  Mas vale lembrar que o alho é bom para a gripe quando consumido, preferencialmente, in natura.

 

Agora que você já sabe que o alho é bom para a gripe e para muitas outras finalidades, compartilhe nosso artigo com seus amigos e familiares. Temos certeza de que eles irão adorar!

Leave a Reply