As folhas de verbasco são conhecidas por sua utilização na medicina tradicional, e seus diversos benefícios para a saúde. Na medicina tradicional de diversos locais do mundo, a planta é utilizada há séculos. É especialmente conhecida por sua capacidade de tratar problemas respiratórios e combater agentes nocivos para a saúde.
Atualmente, sabe-se que o verbasco gera diversos benefícios para a saúde da pele e dos cabelos. Por isso, diversos produtos já utilizam a planta e seu extrato na indústria cosmética.
Conheça os principais benefícios do verbasco para a saúde, e como ele atua sobre o corpo:
Propriedades expectorantes
Este é, sem dúvidas, o uso mais tradicional do verbasco. É, também, um dos mais estudados na comunidade científica – o que auxilia a comprovar sua eficiência. A utilização das folhas em chá ou em nebulizações auxilia a expulsar o muco das vias respiratórias.
O efeito do verbasco está na categoria de expectorantes que auxilia a tossir e, através da tosse, expulsa o muco. Por isso, é importante considerar o ambiente no qual você pretende utilizar este benefício. O chá também auxilia a lubrificar as bias respiratórias, reduzindo inchaços e irritações.
Estas propriedades tornaram a planta um remédio típico contra bronquite, asma, tosse, pneumonia e tuberculose.
Capacidade antimicrobiano
Em um estudo publicado no ano de 2002, as propriedades do extrato de verbasco como um antimicrobiano foram eficientemente comprovadas. Na publicação, demonstrou-se que o extrato é capaz de matar diversas bactérias, em especial aquelas que surgem em alimentos estragados, e outras responsáveis pelo desenvolvimento de pneumonia e doenças de pele.
Em outro estudos, de 2012, demonstrou-se que o extrato possui, ainda, capacidade de atacar pequenos parasitas, como vermes presentes em alimentos ou líquidos. Isso torna a planta uma grande aliada para o desenvolvimento de ambientes assépticos.
Benefícios para a pele
O óleo de verbasco é conhecido por seu rápido efeito de hidratação e fornecimento de uma textura macia para a pele. O óleo é feito das flores da planta e, além de hidratar, oferecem todo o potencial antisséptico apresentado no tópico anterior. Isso quer dizer que ele previne doenças causadas por patógenos diversos que estejam em sua pele. Em função desta característica, associa-se o verbasco à cura específica de diversas doenças de pele.
Além de doenças, propriamente dita, a característica antisséptica é um importante aliada na prevenção de infecções. Aplicar o óleo sobre machucados e picadas, por exemplo, auxilia a evitar infecções, e garantir que o local esteja higienizado para uma cicatrização segura.
Benefícios para o cabelo
Uma das maiores dificuldades atuais em relação a cabelos é a capacidade de deixá-los saudáveis por um longo período de tempo. A poluição e a exposição a diversos ambientes e circunstâncias prejudiciais prejudicam a qualidade dos fios. A aplicação do extrato de verbasco sobre eles, no entanto, auxilia a limpar impurezas e hidratar o cabelo, tornando-o mais saudável.
Estudos mais recentes demonstraram, também, que o extrato auxilia no combate à caspa no couro cabeludo. Não se sabe exatamente como chega-se a este efeito, mas o resultado já é comprovado e demonstrável. Atualmente, são desenvolvidas pesquisas para determinar se o verbasco possui capacidade de evitar ou matar piolhos.
Cuidados e efeitos colaterais
Embora o uso do verbasco seja bastante seguro, toda erva exige alguns cuidados especiais para garantir que não seja prejudicial à saúde. Neste caso específico, sabe-se que o consumo de quantidades muito grandes da planta pode ter algum nível de toxicidade. Por isso, é importante consumir doses que sejam adequadas para o seu organismo.
Além disso, mulheres grávidas ou lactantes devem evitar a utilização da planta. Não se sabe se há algum tipo de efeito negativo nestas circunstâncias, por falta de teste, o que torna importante evitar o consumo, por questões de precaução.
Veja também: