Quer saber como plantar pimenta em sua casa ou mesmo na varanda de seu apartamento? Seguindo o passo a passo do que vamos ensinar, você poderá fazer sua horta pessoal onde quiser. E o melhor de tudo é ter essa delícia de pimenta pode ser colhida, fresquinha, na sua própria hora. E para completar, totalmente orgânica e sem agrotóxicos.
Quer aprender como plantar deliciosas pimentas em casa ou nos seu apartamento? Acompanhe nosso artigo e siga o passo a passo. É mais fácil do que imaginava.
O que é a pimenta
Elas são deliciosamente ardidas e dão um toque todo especial na comida. Mas os benefícios da pimenta vão além disso. As pimentas também são ótimas para a nossa saúde, pois é rica em vitaminas A, B6 e C, além de minerais como magnésio, ferro e potássio.
Além disso, a pimenta é um excelente termogênico que auxilia no processo de emagrecimento. A pimenta possui ação anti-inflamatória natural e ajuda também a evitar infecções. Devido à presença das capsaicinas, ela ajuda a quebrar as moléculas de colesterol, melhorando assim a saúde do coração. Além disso, a capsaicina também ajuda na redução dos níveis de açúcar no sangue.
E para quem é amante dessa delícia cheia de ardores, nós vamos ensinar o passo a passo de como plantar pimenta no quintal da sua casa ou na varanda do seu apartamento.
Como plantar pimenta
O processo de plantio do pé de pimenta é semelhante ao plantio do pimentão. E para ter um belo pé de pimenta no quintal de sua casa ou mesmo nos vasos em sua varanda, é muito simples. Você deve apenas seguir o que vamos ensinar aqui e seguir o passo a passo. Você verá como plantar pimenta pode ser mais fácil do que você imaginava.
Preparando o vaso
Comece escolhendo o vaso. O essencial é que você escolha um vaso com bastante profundidade.
A pimenta deve ser cultivada em um vaso com profundidade mínima de 35 cm. Isso porque o tamanho da raiz vai determinar o tamanho do fruto, no caso, o pimentão. Se você cultivá-lo em vasos menores, os frutos serão pequenos.
Após ter escolhido o tipo de vaso, caso ele não tenha furos no fundo, providencie esses furos. Dessa forma, a água não ficará acumulada quando a planta for regada.
Estando com o vaso já com os furos, coloque pequenas pedrinhas, pedacinhos de madeira ou até mesmo pedaços de isopor no fundo. Coloque sobre elas uma manta permeável (bidim) própria para horta caseira. Esse procedimento servirá para que a terra não escoe pelos furinhos do vaso.
Depois isso, encha o vaso com terra adubada. Dê preferência para adubos naturais. O vaso está pronto para receber as sementes ou mudas de coentro.
Plantando as sementes
Você pode optar por plantar as sementes de duas formas: diretamente no vaso ou no quintal ou então fazer as mudas para transplantá-las no local definitivo depois de germinadas. Portanto, ao plantar os seus pimentões, escolha se irá fazer as mudas antes ou se irá plantar direto no vaso.
As sementes podem ser conseguidas diretamente do legume, ou você pode comprá-las em casas de produtos para horta.
Como fazer as mudas
Se você optar por plantar as sementes para fazer mudas e transplantá-las depois. Nesse caso, você pode fazer todo o processo em pequenos copos de plástico descartáveis (de cafezinho) furados no fundo com um garfo quente. Coloque terra.
Ao plantar as sementes, elas devem ficar a aproximadamente 1 cm de profundidade da terra no recipiente. Coloque de 2 a 3 sementes por recipiente. Sua germinação geralmente ocorre em um período de 15 dias.
Após a germinação, você deve observar, pois o momento certo de transplantá-la para o local definitivo é quando as mudas atingem aproximadamente 10 cm de altura. Esse local definitivo pode ser o vaso ou o espaço de terra que você tenha em seu quintal.
Plantando no vaso
Ao plantar a pimenta no vaso, você deverá plantar as sementes ou as mudas. Para isso, encha o vaso de terra e abra um buraco para colocar o que escolheu plantar. Em seguida, complete o vaso com mais terra.
Clima
As pimentas são amantes dos climas quentes. Por isso elas crescem melhor nas estações de calor. No frio ela tem o crescimento prejudicado. Por isso, é aconselhável que seu pé de pimenta pegue um período de 4 a 6 horas diárias de iluminação direta.
Irrigação
O principal cuidado que você deve tomar é de não deixar encharcado. O ideal é que você observe todos os dias se a terra está úmida. Estando úmida, não há necessidade de regar. Regue sempre que perceber que a terra está começando a ficar seca. Jamais deixe encharcado.
Outro cuidado é que sempre que for irrigar o seu vaso, faça isso bem cedo de manhã ou no final na tarde. Jamais regue seu vaso quando exposto ao sol.
A colheita
Você poderá colher suas pimentas em um período que varia entre 80 a 120 dias após o plantio. Basta observar quando elas estiverem vermelhas (no caso da pimenta dedo de moça).
E, então, aprendeu como plantar coentro em casa? Se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.