Sem dúvida alguma as cebolas não pode faltar em nossos pratos. Ela está na lista dos temperos mais usados por nós, brasileiros. Nesse artigo, nós vamos ensinar como plantar cebolas em casa, e garantir essa delícia fresquinha em seu quintal. E o melhor de tudo é que a cebola não precisa necessariamente ser plantada em solo. Se você não tem espaço ou se mora em apartamento, pode plantar suas cebolas em vasos.
E então, quer saber mais? Acompanhe nosso artigo e saiba como plantar cebolas em sua casa ou no seu apartamento.
Conheça mais da cebola
A cebola nossa de cada dia é uma das espécies vegetais que mais se plantam. Haja vista o quanto ela tem sido utilizada em nossos pratos. Trata-se de uma iguaria de gosto acentuado, além de possuir muitos benefícios ao nosso corpo. Para fazer o seu cultivo caseiro, você pode plantá-la tanto na horta, como em vasos. Portanto, não importa se você mora em casa ou apartamento. Você sempre poderá ter deliciosas cebolas fresquinhas no seu quintal ou varanda.
Como plantar cebolas na terra
Se você tem um quintal amplo ou possui uma hora e quer plantar cebolas, mãos à obra. É muito simples.
Primeiramente o plantio deve ser feito na primavera, verão ou no inverno – jamais no outono.
Prepare bem a terra e adube-a muito bem. Certifique-se de adubá-la com adubos naturais. Vale lembrar que a cebola precisa de um solo rico em nutrientes e adubo para poder se desenvolver.
Aconselha-se que se coloque uma boa capa de compostagem antes de plantar a sua cebola.
Feito isso, pegue as sementes de cebola e comece a colocá-las na terra, lembrando de deixar um espaço entre uma e outra. A distância mais aconselhável entre cada planta é de 15 centímetros.
As cebolas preferem os lugares que estão a pleno sol, principalmente durante as semanas nas que são formados os bulbos.
Durante todo seu ciclo de vida, a cebola precisa de pouca rega, à exceção da etapa vegetativa, quer dizer, antes do bulbo se formar. Uns 20 dias antes de colheita, é recomendável deixar de regar.
A colheita é realizada quando os vértices das folhas estão amarelos, se torcendo e quebrando. Ali é quando a cebola está amadurecida.
É muito importante que você afaste todos os infestantes ou ervas daninhas de suas cebolas. Além disso, evite que elas sofram mudanças bruscas de temperatura e umidade. Isso é mais fácil ser controlado quando estão em vasos.
Durante os dois primeiros meses, é preciso regar dia sim, dia não, e deixá-las em um lugar com bastante sol. Você pode cultivá-las facilmente ao longo de quatro meses. Procure controlá-las diariamente para conhecer os sinais da planta, o que está faltando ou o que sobra.
A colheita acontecera em um período após uma média de 5 meses. Você saberá o momento certo quando as folhas começarem a amarelar e secar.
Como plantar cebolas em vasos
Para você saber como plantar cebolas em vasos não é muito difícil. Aliás, é muito fácil. Se você seguir o nosso passo a passo, poderá comer deliciosas cebolas plantadas por você. E, o melhor, sem agrotóxicos.
Passo a passo
Se você fizer o plantio em vasos, escolha um local onde ele receba luz solar. É muito importante que o seu pé de morangos receba, pelo menos, 4 horas de sol por dia.
Comece preparando o vaso, garantindo que em seu fundo haja pequenos furinhos. Dessa forma, a água não ficará acumulada quando a fruta for regada. É importante que seu vaso tenha bastante profundidade.
Estando com o vaso já com os furos, coloque pequenas pedrinhas, pedacinhos de madeira ou até mesmo pedaços de isopor. Coloque sobre elas uma manta permeável (bidim) própria para horta caseira. Esse procedimento servirá para que a terra não escoe pelos furinhos do vaso.
Depois isso, encha o vaso com terra adubada. Dê preferência para adubos naturais.
Pegue uma cebola corte a parte de baixo, aquela que tem as raízes. Coloque esse pedaço em um copo com água o suficiente para cobri-la.
Depois de Alguns dias na água você verá que começará a brotar sua cebola – cerca de 10 cm. Caso apodreça significa que você cortou muito rente à raiz e não deixou o mínimo necessário para brotação.
Deixe mais alguns dias na água até a planta ficar como uma cebolinha o que mostrará que sua cebola já está mais forte e poderá ser replantada.
Por fim plante nossa amiga cebola no vaso que você preparou. A parte que começou a nascer com a água deve ficar para fora da terra, sendo enterrada somente a parte da raiz.
Se preferir, você pode optar por plantar as sementes.
Durante os dois primeiros meses, é preciso regar dia sim, dia não, e deixá-las em um lugar com bastante sol.
A colheita acontecera em um período após uma média de 5 meses. Você saberá o momento certo quando as folhas começarem a amarelar e secar.
E, então, aprendeu como plantar cebolas em casa? Se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.