Você sabe como plantar alho em casa? Já experimentou essa deliciosa experiência? Fique conosco e veja como é fácil plantar essa delícia na sua casa ou apartamento. Isso mesmo, até mesmo se você mora em apartamento, poderá desfrutar da facilidade de ter uma pequena plantação dessa iguaria.
Cultivar alimentos em casa, além de uma deliciosa terapia, pode nos garantir frutos muito mais saudáveis e orgânicos. Que tal um arroz quentinho temperado com o alho tirado do quintal?
O que é o alho
Nome cintífico: allium sativum
Trata-se de uma planta perene cuja “cabeça” é composta por folhas escamiformes, popularmente chamadas como dentes de alho. É uma planta comestível e muito usada na culinária. Seu uso pode ser variado: cru, refogado, picado, em rodelas, em conserva, etc,
É impossível que o alho passe despercebido em um prato. Por causa do seu gosto e aroma fortes, uns amam, outros o odeiam. Enquanto alguns povos têm o alho como ingrediente principal em seus pratos, outros não o apreciam tanto assim. Haja vista que há povos que já o chamaram “rosa fétida”, devido ao odor forte e ao mesmo tempo picante que ele proporciona.
O odor do alho é tão forte que, se consumido em grandes quantidades pode tornar-se evidente no suor de quem o ingeriu. E não é só isso. O hálito característico de quem acabou de se deliciar com a iguaria, pode ser extremamente desagradável.
Mas o alho está além de ser apenas um tempero. Ele também possui propriedades medicinais e é até mesmo usado em rituais de limpeza espiritual. Dentre os seus poderes medicinais, ele possui uma forte ação anti-inflamatória e anticoagulante, além de ser benéfico para o sistema cardiovascular.
Como tempero, é ricamente usado para tempero de muitos pratos, compondo a parte do casamento perfeito do alho e cebola.
Mas então vamos agora aprender a melhor maneira para plantar alho em casa ou no apartamento.
Como plantar alho em casa
O alho pode ser cultivado a partir de sementes ou então podemos plantar os próprios dentes. A melhor época para o plantio do alho é no outono, em regiões mais frias, pode ser plantado no fim do verão.
Dê preferência para os dentes maiores e mais saudáveis. Despreze os dentes muito finos, danificados ou com sinais de apodrecimento.
Encha uma floreira ou um vaso com terra bem adubada. Dê preferência para adubos naturais, como compostagens.
Plante os dentes de alho individualmente, diretamente no vaso. Cada dente em uma profundidade de 3 a 5 cm. Se preferir, plante os dentes de alho em bandejas ou sementeiras, sendo transplantados depois que começarem a brotar.
Ao plantar o dente, observe que a parte mais fina deve ficar voltada para cima. Certifique-se de estar dando um espaçamento necessário entre um dente e outro. Para plantações caseiras você pode fazer um espaçamento entre 15 a 18 cm.
O alho precisa receber luz solar direta pelo menos por algumas horas diariamente. Ele precisa de, no mínimo, 5 horas de sol por dia para crescer saudável.
Durante a fase inicial de crescimento do alho, ele deve ser irrigado com frequência, mantendo solo sempre úmido. Quando os bulbos estiverem crescendo, pode diminuir a frequência das irrigações.
O tempo correto para a irrigação deve ser a cada 10 a 15 dias. Em tempos de chuva, porém, não deve ser irrigado. Para que os alhos cresçam bem, a terra não deve estar muito molhada, pois isso pode afetar a colheita.
Não esqueça de tire as ervas daninhas que forem crescendo ao seu redor.
Dependendo do solo e região climática, o alho poderá ser colhido, em média, em um período de 16 a 36 semanas após o plantio.
Você sabe quando as cabeças de alho estão prontas para a colheita no momento em que as folhas mais velhas começarem a amarelar e secar. Quando isso acontecer, arranque a planta inteira, sem destacar as folhas,. Faça isso preferencialmente em dias secos e ensolarados.
E, então, aprendeu como plantar alho em casa? Se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.