Chá de pitanga: conheça os seus benefícios

Você já experimentou uma deliciosa xícara de chá de pitanga? Conhece os seus benefícios? Então acompanhe nosso artigo e saiba tudo sobre essa maravilha da natureza.

 

Um pouco sobre a pitanga

A pitanga é uma fruta que é bastante conhecida em várias partes do mundo. Acredita-se que essa fruta tenha chegado à Índia pelos exploradores portugueses, junto com os cajus. Depois de entregar as frutas para a Índia, os portugueses levaram a pitanga para a Itália. De lá, a fruta se espalhou para as partes mais quentes do sul da Europa. Hoje, poucos países produzem. Aqui no Brasil, não é raro encontrar pessoas familiarizadas com a fruta que cresce em uma árvore em seu quintal.

As pitangas passam por várias fases coloridas antes de se assentarem em um vermelho profundo, quando estão prontas para o consumo. Comer os frutos enquanto eles ainda estão verdes, amarelos ou laranja resultará em um sabor profundamente desagradável descrito como resinoso. Porém, quando amadurecem, o gosto é agradável e pode ser usada para delícias culinárias como sucos, tortas doces, geleias e, na medicina natural, podemos fazer o chá de pitanga.

Seu sabor tem uma mistura de acidez, amargor e resina combinada com uma polpa suculenta e uma semente grande. De fato, os frutos têm alta acidez, mas são equilibrados por uma alta contagem de carboidratos (açúcar).

Benefícios do chá de pitanga

A pitanga tem sido fonte de medicina tradicional na América do Sul durante séculos: os brasileiros usam a folha como adstringente, febrífuga e estomacal. Os poderosos óleos essenciais encontrados nas folhas fazem deles um remédio eficaz para resfriados e como um poderoso antiviral.

 

Também podemos obter benefícios do chá de pitanga através das folhas, que são usadas como tratamento para baixar os níveis de colesterol, pressão sanguínea e ácido úrico. Já a sua casca trata diarreia, gota, hipertensão, edema, infecções oculares e distúrbios gastrointestinais.

 

Conheça os melhores benefícios do chá de pitanga

As plantas sempre surpreendem por serem compostas de substâncias que agem muito bem na saúde humana em diversos aspectos. Esse é o caso do chá de folha de pitanga, que interfere tanto em pequenas inflamações como em tratamentos contra o câncer.

 

Ação anti-inflamatória

Por seu potencial efeito anti-inflamatório, as folhas de pitanga podem ajudar a combater as inflamações no corpo. Ela combate tanto aquelas causadas por imunidade baixa quanto as crônicas, como os tipos de artrite. Mas para esses casos é recomendado que o médico informe a quantidade a utilizar, como parte do tratamento com medicamentos.

 

Melhora o funcionamento do intestino

As propriedades depurativas e digestivas das folhas de pitanga ajudam a regular o funcionamento do intestino.

 

Atua como bactericida

Com efeito positivo no combate a vários tipos de bactérias, o chá de pitanga é útil para tratar bactérias que afetam o intestino, além de limpar feridas, de secar aftas e de prevenir gengivite e infecções na garganta, por exemplo.

 

Possui propriedade analgésica e antitérmica

O chá de pitanga ajuda a reduzir a temperatura do corpo no caso de febre e também atua como um leve analgésico nos casos de dores de cabeça, de dores nos músculos e de mal estar.

 

Combate os radicais livres

Por conter antioxidantes, a folha de pitanga ajuda a combater os radicais livres que impedem a renovação das células quando estão em grande quantidade no organismo. Com esse efeito, as células ficam mais saudáveis. Isso evita desde o envelhecimento precoce até tumores, pois ambos ocorrem devido a células doentes ou que já não conseguiam mais funcionar.

 

Regulação da pressão arterial e taxas de açúcar no sangue

Pesquisas recentes cada vez mais comprovam a utilidade do chá de folha de pitanga para regular a pressão e também para a redução das taxas de açúcar no sangue, melhorando a qualidade de vida de hipertensos e de diabéticos.

 

Como fazer o chá de pitanga

O chá de folhas de pitanga deve ser feito preferivelmente com as folhas frescas, mas você também pode comprá-las desidratadas nas lojas de produtos naturais ou no supermercado. Veja como é simples de fazer:

  • 1 litro de água
  • 3 colheres de sopa de folhas de pitanga picadas

Leve a água para ferver. Quando levantar fervura, desligue o fogo. Adicione as folhas na água, abafe por 10 minutos, coe e está pronto para beber, até 3 xícaras ao dia.

 

Leia também: Chá de unha de gato

 

chá de pitanga

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de pitanga, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply