Nesse artigo, conheça todos os benefícios do chá de pau tenente e saiba por que você deve incorporá-lo à sua dieta alimentar.
Um pouco sobre o pau tenente
Seu nome científico é Quassia Amara L., mas é popularmente conhecido como pau tenente. Trata-se de uma planta com ação medicinal, que também é conhecida com outros nomes populares, como: pau amargo, quassia ou quina. Existem várias condições de saúde que podem se beneficiar com essa planta, por isso é considerara um erva de ação terapêutica.
Para obter os benefícios terapêuticos dessa planta, pode ser feito o seu chá com as lascas da madeira. Mas outras partes da planta também são utilizadas na medicina natural, bem como suas folhas ou até mesmo o seu óleo essencial. Dependendo do tratamento, o chá pode ser feito para uso tópico ou para consumo.
Os benefícios do chá de pau tenente
Existem muitos benefícios comprovados para o chá de pau tenente. Dentre eles, podemos destacar o combate a:
- Obesidade: possui ação digestiva e antioxidantes, que ajuda a acelerar o processo de emagrecimento
- dificuldades digestivas: possui efeito tônico para o estômago
- dispepsia
- vermes: excelente vermífugo com ação contra parasitoses
- úlceras estomacais: melhora o revestimento da mucosa do estômago
- glicemia: ajuda a controlar os índices glicêmicos
- bactérias: possui ação antibacteriana
- espasmos – as substâncias presentes no chá de pau tenente ajudam a controlar os movimentos involuntários do estômago, intestino ou bexiga. Toxinas: poderoso desintoxicante e depurativo que elimina as impurezas do organismo.
- gordura do sangue: possui ação adstringente que ajuda a combater o colesterol
O que faz do chá de pau tenente um excelente aliado da saúde é que a planta é rica em pectina, quassina e taninos. Essas substâncias são altamente benéficas para o nosso organismo.
Assim sendo, podemos obter todos esses benefícios graças às propriedades terapêuticas do pau tenente. Dentre essas ações, podemos destacar: depurativa, antiespasmódica, adstringente, febrífuga, vermífuga, digestiva e aperiente.
Como usar o pau tenente
As folhas do pau tentente são as partes mais utilizada na realização de chás. Porém, as raspas da madeira ou raízes também podem ser utilizadas, principalmente para a confecção de extratos e compressas.
Contraindicações e efeitos colaterais
O chá de pau tenente não possui nenhuma ação tóxica. No entanto, como em todos os chás medicinais, deve-se evitar o consumo em excesso, que pode provocar irritabilidade do estômago, náuseas e vômitos.
O pau tenente possui ação na redução dos espermatozoides e do hormônio estrogênio nas mulheres. Isso ocorre com o uso excessivo do chá. Deve ser evitado por gestantes ou mulheres em fase de amamentação.
Como fazer chá de pau tenente?
Fazer chá de pau tenente em casa é muito fácil. Você irá utilizar as cascas, em um processo de decocção. Assim sendo, você irá precisar de:
- 1 xícara de água
- 1 colher (chá) de cascas de pau tenente
Coloque a água no fogo para ferver juntamente com as cascas de pau tenente. Deixe em fervura por aproximadamente 5 a 7 minutos. Após esse período, retire do fogo e tampe, deixando em descanso por mais 10 minutos ou até atingir temperatura agradável para beber. Coe e está pronto para o consumo. Adoce, se preferir.
Onde encontrar as cascas de pau tenente
Se você tiver dificuldades de encontrar as cascas de pau tenente direto do pé, você pode facilmente encontrá-las secas em casas de produtos naturais ou mesmo em lojas de vendas online.
Leia também: Chá de canela de velho
Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.
Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de pau tenente, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas. Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!