Nesse artigo, nós iremos falar sobre o chá de jucá, uma planta altamente eficaz no combate a diversos problemas de saúde e de grande poder terapêutico medicinal. Acompanhe o nosso artigo e conheça todos os benefícios que essa poderosa bebida pode trazer para você.
Um pouco sobre o jucá
O jucá é uma planta que faz parte da família Fabaceae. Trata-se de uma árvore muito presente nos sertões do norte do país. Nativa da Mata Atlântica, os lugares onde podemos encontrar o jucá em maior quantidade são Pernambuco e Ceará, além de regiões no Sudeste e outros lugares no litoral do nordeste. Dependendo da região, o Jucá também recebe outros nomes populares, como: pau-ferro, jucaína, icainha, miraobi, miraitá, muiraitá, guratã, ipu, árvore leopardo e muirapixuna.
A árvore cujo fruto é o jucá possui uma copa arredondada que pode chegar até a 15 metros de diâmetro. Sua altura, no entanto, pode chegar até 30 metros. Suas folhas têm a coloração verde escuro, com pequenas flores amarelas que nascem no verão e outono. De maneira densa e dura, a árvore do jucá é conhecida como o ébano brasileiro ou pau ferro.
Os efeitos mediciais do jucá podem ser obtidos em forma de chá, que é feito com a sua baga, casca ou suas folhas.
Benefícios do chá de jucá
Como já vimos, o jucá é uma planta com grandes poderes medicinais. Isso porque ele é rico em propriedades adstringentes, antidiarreicas, cicatrizantes, sedativas, tônicas, anti-inflamatórias, antissépticas, expectorantes e até mesmo afrodisíacas.
Diante de tantas propriedades benéficas à saúde, podemos conferir os benefícios do chá de jucá para o tratamento de diversas condições. São elas:
- amigdalite
- asma
- cólica intestinal
- diabetes
- diarreia
- gengivite
- gota
- hemorragia
- hemorroidas
- infecções gastrointestinais
- infecções pulmonares
- reumatismo
- sífilis
- tosse (com catarro) etc
Como fazer chá de jucá
Fazer chá de jucá em casa é muito fácil. Para essa receita você irá utilizar as bagas em um processo de decocção. Assim sendo, você irá precisar de:
- 1 litro de água
- 4 favas de jucá
Primeiramente, lave muito bem as favas de jucá. Depois disso, coloque-as para ferver juntamente com a água. Deixe em fervura por aproximadamente 5 a 7 minutos. Após esse período, retire do fogo e tampe, deixando em descanso por mais 10 minutos ou até atingir temperatura agradável para beber. Coe e está pronto para o consumo. Adoce, se preferir.
Contraindicações e cuidados adicionais
O chá de jucá é contraindicado para grávidas, para mulheres que amamentam e mulheres no período menstrual.
É importante salientar que o consumo dos chás naturais não substitui o tratamento médico. Portanto, se você está fazendo uso de algum tratamento medicamentoso ou acompanhamento médico, você não deve interrompê-lo.
Assim como todos os chás medicinais, deve-se evitar doses elevadas desse chá, pois o consumo em excesso pode provocar efeitos colaterais. Em caso de superdosagem, procure um médico.
Onde encontrar o jucá
Se você tiver dificuldades de encontrar o jucá in natura, você pode facilmente encontrá-lo seco em casas de produtos naturais ou mesmo em lojas de vendas online. É possível também que você encontre o jucá em forma de pó ou até mesmo em cápsulas.
Leia também: Chá de angélica
Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.
Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de jucá, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas. Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!