Chá de jamelão: o maravilhoso fruto dos deuses

Nesse artigo, nós iremos falar sobre o chá de jamelão e todos os seus benefícios à nossa saúde. Entenda por que tantas pessoas estão se tornando cada vez mais adeptas dessa maravilha da natureza.

 

O que é o jamelão

 

Seu nome científico é Syzygium Cumini, mas é popularmente conhecido como jamelão. Dependendo da região, recebe outros nomes como jambolão, jambeiro, jalão, jambuí, jambolum e baga-de-freira. Por causa de seu formato, que lembra uma azeitona preta, algumas pessoas também o chamam de azeitona da terra – embora nada tenha a ver com a azeitona, fruto da oliveira.

Trata-se de uma árvore frutífera que produz pequenos frutos de cor arroxeada, quase preta. Originaria da Índia, Indonésia e Paquistão, vem ganhando popularidade cada vez maior aqui no Brasil, onde o fruto também é produzido. Inclusive, é no nordeste e nas regiões litorâneas onde encontramos a maior produção do jamelão, que se dá muito bem nas regiões quentes e úmidas.

Essa pequena fruta pertence à mesma família das pitangas, jabuticabas e gabirobas. Possui sabor muito agradável ao paladar, e é muito comum a encontrarmos em forma de geleia, doces, compotas, além do chá para efeito medicinal. Uma curiosidade é que desde os tempos mais antigos, o hindus já consideravam o jamelão como o fruto dos deuses.

 

Os benefícios do chá de jamelão

 

Muitas pessoas atribuem ao jamelão os benefícios do emagrecimento e do combate à diabetes. No entanto, essa pequena frutinha pode contribuir em várias outras áreas de nossa saúde. Isso, porque o chá de jamelão possui alta concentração de antocianinas, que possui um alto poder antioxidante.

Um dos benefícios das antocianinas é estimular a produção de colágeno e ampliar o metabolismo no sangue, além de prevenir alguns problemas como: doenças do coração, envelhecimento precoce, câncer, doenças neurodegenerativas.

Em sua composição, podemos encontrar diversos nutrientes, como: antocianinas, cobre, cálcio, ferro, fósforo, fibras, manganês, magnésio, proteínas, potássio, sódio, tiamina, Vitaminas C e B6.

O chá de jamelão, além de ser consumido para diferentes tipos de tratamento, também pode ser aplicado sobre a pele para tratamento de úlceras, abcessos e até mesmo furúnculos. Conheça outros benefícios do chá de jamelão.

 

Ajuda a emagrecer

O chá de jamelão é considerado por muitos como um ótimo emagrecedor natural. No entanto, o que ele realmente faz pelo corpo é combater o inchaço por conta de sua ação diurética. Portanto, elimina o excesso de retenção de líquidos.

 

Ação antialérgica

Estudos indicam que o chá de jamelão possui ação antialérgica semelhante à dexametasona, um corticoide conhecido para o tratamento de alergias.

 

Controla o diabetes

O chá de jamelão possui uma substância chamada jamboline. Essa substância trabalha impedindo a conversão do amido em açúcar. Também é rica em glicosídeos e alcaloides, que ajudam a transformar o açúcar em energia para ser queimada.

 

chá de jamelão

pé de jamelão

 

Combate o envelhecimento precoce

As antiocianinas presentes no jamelão – responsáveis pela sua coloração arroxeada -, possui um forte ação antioxidante. Isso significa que o chá de jamelão ajuda a combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce.

 

Amigo do coração

Por ser rico em potássio, o jamelão é um forte auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares. Isso, porque o potássio é rico em propriedades vasodilatadoras que, por sua vez, reduzem a pressão arterial.

 

Fortalece o sistema imunológico

O chá de jamelão é rico em vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, a vitamina C também ajuda a aumentar a absorção de ferro, prevenindo problemas como a anemia, proporcionando boa disposição tanto física quanto mental.

 

Como fazer o chá de jamelão

 

Para fazer o seu chá, você irá precisar de:

  • ½ litro de água
  • 10 folhas de jamelão

Coloque a água no fogo e, quando começar a ferver, apague e coloque as folhas de jamelão. Deixe tampado em infusão por cerca de 10 a 15 minutos. Após esse período, você pode coar. Consuma 2 vezes ao dia, preferencialmente antes das principais refeições.

 

Leia também: Chá de sucupira

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

 

Se você gostou do nosso artigo sobre o Chá de Jamelão, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply