Nesse artigo, nós iremos falar sobre o chá de buchinha do norte, uma planta altamente eficaz no combate a diversos problemas de saúde e de grande poder terapêutico medicinal, mas com forte efeito abortivo. Acompanhe o nosso artigo e conheça todos os benefícios que essa poderosa infusão pode trazer para você.
Um pouco sobre a buchinha do norte
Seu nome científico é Luffa operculata, mas é popularmente conhecida como buchinha do norte. Dependendo da região, ela também recebe outros nomes populares, como cabacinha, buchinha, buchinha paulista, purga e abobrinha do norte. Trata-se de uma planta de alto poder abortivo, pertencente à família Cucurbitaceae.
Podemos encontra-la facilmente em várias regiões do país, sendo conhecida como uma planta de alta toxidade. Por conta disso, seus efeitos terapêuticos devem ser adquiridos através da inalação. Ou seja, o chá de buchinha do norte não deve ser ingerido.
Benefícios do chá de buchinha do norte
Por conta de sua ação abortiva, a buchinha do norte deve ser evitada por mulheres em gestação. No entanto, ela possui excelentes propriedades terapêuticas que podemos obter através da inalação do seu chá.
Assim sendo, essa planta é rica em propriedades expectorantes, antissépticas e adstringentes. Por conta disso, é um ótimo remédio natural inalatório para ajudar a tratar problemas respiratórios e várias outras condições, como no tratamento de rinites e rinossinusites. Além de ser um potente expectorante, a buchinha também possui ação vermífuga, diurética e purgativa.
Portanto, o chá de buchinha do norte é indicado no tratamento terapêutico natural da sinusite, rinite, bronquite, asma e outros problemas respiratórios.
Sobre o uso do chá buchinha do norte
O chá de buchinha do norte não deve ser ingerido. Seu uso é indicado para fins de inalação. Portanto, o chá não deve ser bebido.
Como fazer chá de buchinha do norte
Fazer chá de buchinha do norte em casa é muito fácil. Você irá precisar de:
- 1 xícara de água
- 1 buchinha do Norte
Primeiramente, descasque a buchinha do norte e coloque-a numa panela com a água e leve para ferver. Deixe em fervura por aproximadamente 5 a 7 minutos. Após esse período, retire do fogo, coe e está pronto para fazer a inalação.
Contraindicações e cuidados adicionais
O chá de buchinha do norte possui um alto teor abortivo. Por essa razão, é contraindicado em caso de gravidez. A substância responsável pela ação abortiva e embriotóxica é a cucurbitacina.
O consumo do chá em excesso também pode provocar intoxicação. Alguns efeitos colaterais conhecidos são: aumento nas evacuações, cólicas intestinais, enjoo, vômitos, hemorragias e aborto.
Estudos têm comprovado que a partir de 1g do extrato da buchinha do norte já pode ser suficiente para matar um adulto.
Em hipótese alguma o chá de buchinha do norte deve ser ingerido. Ele deve ser usado em forma de inalação.
O uso da buchinha do norte deve ser orientado por um profissional da saúde, por ser considerada uma planta tóxica e que pode causar reações adversas.
Onde encontrar a buchinha do norte
Se você tiver dificuldades de encontrar a buchinha do norte, você pode facilmente encontrá-la em casas de produtos naturais ou mesmo em lojas de vendas online.
Leia também: Chá de jucá
Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.
Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de buchinha do norte, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas. Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!