Se existe uma planta que é pouco conhecida, mas que possui inúmeros benefícios à saúde, esta é a marapuama. Trata-se de uma planta com um grande poder terapêutico que foi descoberta pelos povos indígenas, sendo o chá de marapuama amplamente utilizado até hoje para diversos fins medicinais.
Pois então, se você ainda não conhece essa maravilha da natureza, acompanhe nosso artigo e conheça os efeitos terapêuticos desse incrível chá, e tudo o que ele pode fazer por você.
Um pouco sobre a marapuama
Seu nome científico é Ptychopetalum uncinatum, mas é popularmente conhecida como marapuama. Dependendo da região do país, essa planta também recebe outros nomes, como liriosma, muiratã, muirapuama ou pau-homem. Originária da floresta amazônica, a marapuama possui grandes poderes terapêuticos. Por conta disso, há anos já vem sendo utilizada pelos povos indígenas.
Podemos encontrá-las em várias regiões do país, mas especialmente na região Norte. Essa planta produz pequenas flores brancas, cujo perfume nos atrai por ser bastante forte. Regionalmente a marapuama pode ser conhecida como, pau-homem e liriosma.
A marapuama, portanto, é uma planta de efeito medicinal que pode ser utilizada para melhorar a circulação sanguínea e combater à celulite.
Benefícios do chá de marapuama
Os benefícios mais conhecidos da marapuama é a sua capacidade de melhorar algumas condições de saúde, como:
- melhorar a circulação sanguínea
- reduzir a impotência sexual
- tratar a anemia e disfunções sexuais
- aumentar a libido
- combater o estresse e fadiga
- melhorar a memória
- inibir a diarreia
- tratar disfunções intestinais
- tratar a depressão
- combater a gripe
- combater os vermes
- tratar o reumatismo
- diminuir inchaços e celulites
- reduzir a fadiga e o estresse
- estimular o bom funcionamento da memória
- auxiliar no tratamento de depressão
- reduzir a queda de cabelo
- fortalecer a musculatura
- auxiliar no tratamento de artrose
- combater problemas cardíacos
Tudo isso é possível porque em sua composição, a marapuama é rica em alguns ácidos benéficos para nosso corpo, bem como: lignocérico, araquidônico, behênico e campesterol. Além disso, também temos os alcaloides, óleos essenciais, fitoesterois e éter. Assim, a planta possui propriedades anti-estresse, antirreumáticas, relaxantes, tônicas, vermífugas, afrodisíaca e antidiarreica.
O uso terapêutico da marapuama fica por conta do seu chá, que é feito com suas cascas. O chá pode ser ingerido ou também é indicado para aplicação tópica nas regiões do corpo que são afetadas pela má circulação.
Efeitos colaterais da marapuama
Os efeitos colaterais do chá de Marapuama podem incluir tremor nas mãos, palpitações e ejaculação precoce. O chá é contraindicado para mulheres grávidas, mulheres que amamentam e para pacientes com hipertensão ou problemas cardíacos. Também é contraindicada para pessoas que apresentem alergia ao componente da marapuama.
Como fazer chá de marapuama?
Fazer chá de marapuama em casa é muito fácil. Você irá utilizar as cascas, em um processo de decocção. Assim sendo, você irá precisar de:
- 1 litro de água
- 2 colher (sopa) de cascas de marapuama
Coloque a água no fogo para ferver juntamente com as cascas de marapuama. Deixe em fervura por aproximadamente 5 a 7 minutos. Após esse período, retire do fogo e tampe, deixando em descanso por mais 10 minutos ou até atingir temperatura agradável para beber. Coe e está pronto para o consumo. Adoce, se preferir.
Onde encontrar as cascas de marapuama
Se você tiver dificuldades de encontrar as cascas de marapuama direto do pé, você pode facilmente encontrá-las secas em casas de produtos naturais ou mesmo em lojas de vendas online.
Leia também: Chá de canela de velho
Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.
Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de marapuama, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas. Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!