A depressão, conhecida como o mal do século, é uma doença que afeta muitas pessoas. Aliás, tantas são as pessoas afetadas por esse problema, que muitas vezes não percebemos a gravidade da doença. Para ajudar a melhor lidar com esses sintomas e combate-los de forma natural, nós vamos ensinar a fazer algumas receitas de chás para depressão.
Acompanhe nosso artigo e conheça cada uma desses chás. Depois, é só escolher o de sua preferência.
O que é a depressão
Muitas vezes sentir tristeza, sentir-se deprimido, ter uma perda de interesse ou prazer nas atividades diárias, todos esses são sintomas familiares a todos nós. E isso é muito comum. Mas, se persistirem e afetarem nossa vida substancialmente, isso pode ser um caso de depressão. No entanto, o número de pessoas afetada por essa doença pode ser maior do que você imagina.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a doença mais comum no mundo e a principal causa de incapacidade. Eles estimam que 350 milhões de pessoas são afetadas pela depressão.
Assim sendo, a depressão é um transtorno do humor caracterizado por um humor persistentemente baixo e um sentimento de tristeza e perda de interesse. É um problema persistente, não passageiro, com duração média de 6 a 8 meses. Porém, se não tratado, pode estender-se por até mais.
A depressão parece ser mais comum entre mulheres do que homens. Dentre os seus principais sintomas, temos a falta de alegria e interesse reduzido em coisas que costumavam trazer felicidade a uma pessoa. As causas desse mal não são totalmente compreendidas, mas provavelmente são uma combinação complexa de fatores genéticos, biológicos, ambientais e até mesmo psicossociais.
No entanto, o diagnóstico começa com uma consulta em um especialista em saúde mental. Por isso é muito importante procurar a ajuda de um profissional de saúde, a fim de descartar diferentes causas de depressão. Ao garantir um diagnóstico preciso, garante-se um tratamento seguro e eficaz contra esse problema.
Chás para depressão
A seguir, nós vamos ensinar algumas das melhores receitas de chás para depressão. Trata-se de soluções naturais através de ervas com ação antidepressiva, que podem ajudar a combater os sintomas desse mal.
Chá de erva de São João
Também conhecido como hipericão, o chá de erva de São João é um dos mais eficazes no combate à depressão. Trata-se de uma erva que tem sido amplamente utilizada para aliviar os sintomas da depressão por gerações.
Isso acontece porque a erva de São João contém uma combinação de substâncias químicas antidepressivas que inibem ou retardam a recaptação de certos neurotransmissores como a serotonina, a dopamina e a norepinefrina.
Assim sendo, o chá de erva de São João ajuda as pessoas que sofrem de ansiedade e alterações de humor. Além disso, também ajuda a combater a combater a insônia, irritabilidade e fadiga crônica. Também elimina os hormônios do estresse.
Como fazer o chá de erva de São João
- Para fazer o seu chá, você precisará de:
- 2 xícaras (chá) de folhas de erva de São João (secas ou in natura)
Coloque a água para ferver. Quando atingir fervura, apague o fogo e acrescente as folhas de erva de São João. Tampe o recipiente e deixe em infusão por cerca de 20 minutos, ou até que atinja uma temperatura agradável. Depois disso, coe e consuma. Adoce com mel, se preferir.
Outros chás para depressão
Além do chá de erva de São João, existem outras ervas que você pode utilizar para fazer o seu chá para combater os sintomas da depressão. Para isso, as melhores ervas são:
- Ginkgo Biloba
- Camomila
- Alecrim
- Erva-cidreira
- Passiflora
- Valeriana
- Tília
Leia também: Chá de hipericão
Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.
Se você gostou do nosso artigo sobre os chás para depressão, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas. Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!