Chá de hipericão: o melhor antidepressivo natural

Talvez você ainda não tenha ouvido falar no chá de hipericão, mas com certeza já deve ter ouvido falar na erva de São João. Pois estamos falando da mesma erva. Assim sendo, o hipericão ou a erva de São João é uma erva altamente indicada para o tratamento da depressão, com resultados surpreendentes.

Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre esse remédio natural tão simples e eficaz.

 

Um pouco sobre o hipericão

Seu nome científico é Hypericum perforatum, popularmente conhecido como hipericão ou erva de São João. Trata-se de uma planta com flores amarelas, da família Hypericaceae. A maior indicação de planta medicinal é por conta de sua atividade antidepressiva. Isso porque seu principal constituinte fitoquímico é a hiperforina.

Dizem que o nome “erva de São João” surgiu de sua tradicional floração e colheita que ocorria, antigamente, no dia de São João (24 de junho). O nome do gênero Hypericum é possivelmente derivado das palavras gregas hiper (acima) e eikon (figura), fazendo referência à tradição antiga que era de pendurar a erva sobre imagens religiosas em casa no dia de São João, no intuito de afastar o mal.

 

Benefícios do chá de hipericão

É impossível negar a ação antidepressiva do chá de hipericão. Isso porque essa poderosa erva contém uma rara combinação de produtos químicos antidepressivos que impedem ou retardam a recaptação de hormônios serotonina, dopamina e norepinefrina. Dessa forma, acaba reduzindo significantemente os sintomas da depressão.

Assim sendo, o chá de hipericão trabalha no combate à ansiedade e mudanças de humor, além de fornecer energia e aumentar a sensação de prazer. Essa erva pode ser ideal para pessoas com todos os problemas relacionados a diferentes distúrbios emocionais, bem como: ansiedade, insônia, irritabilidade, fadiga crônica etc.

O chá de hipericão também é muito eficaz no processo de remoção de hormônios do estresse crônico do corpo, aumentando nossa saúde e função cognitiva. Esta erva também é benéfica para a saúde das mulheres, pois ajuda a reduzir a sensibilidade dos sintomas pré-menstruais, melhorando as alterações de humor pré-menstruais e menopáusicas.

Além de tudo isso, a natureza calmante do hipericão e sua rica concentração de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios podem aliviar a dor causada pela artrite, gota , desconforto articular e dores musculares. Também ajudar a reduzir a inflamação do sistema cardiovascular, ajudando a baixar os níveis de pressão arterial e estresse coração.

E não é somente isso. O chá de hipericão também ajuda a lidar om os sintomas de abstinência contra cigarros, álcool ou quaisquer outras substâncias que causam dependência. Isso porque o hipericão ajuda a efrear essas tendências viciantes.

 

Como fazer o chá de hipericão

  • Para fazer o seu chá, você precisará de:
  • 2 xícaras (chá) de folhas de hipericão (secas ou in natura)

Coloque a água para ferver. Quando atingir fervura, apague o fogo e acrescente as folhas de hipericão. Tampe o recipiente e deixe em infusão por cerca de 20 minutos, ou até que atinja uma temperatura agradável. Depois disso, coe e consuma. Adoce com mel, se preferir.

 

Efeitos colaterais

Embora os componentes possam ser muito valiosos para a saúde, existe uma possibilidade de efeitos colaterais que podem surgir com o uso do chá de hipericão, se combinado com determinados medicamentos. Portanto, é importante consultar o médico antes de consumir o chá.

Os efeitos colaterais mais comuns do hipericão são: tontura, náusea, fadiga e confusão. No entanto, esses efeitos geralmente ocorrem em pessoas com transtorno bipolar diagnosticado e esquizofrenia.

 

Leia também: Chá de erva de São João

 

chá de hipericão

 

Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.

Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de hipericão, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas.  Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!

Leave a Reply