Os antigos costumam dizer que o chá de daminana é o chá para a saúde da mulher. Isso porque ele ajuda com os problemas de ordem sexual e, inclusive de relacionamento. E não fica por aí… há quem diga que esse poderoso chá ainda contribui para a diminuição de todos os sintomas de ansiedade. Você já o conhece?
Acompanhe nosso artigo e saiba tudo sobre o chá de Damiana, o poderoso chá da mulher.
Um pouco sobre a Damiana
Seu nome científico é Turnera diffusa e trata-se de uma planta cujo arbusto é originário do México. Além de ser conhecida como daminana, também recebe outros nomes populares como chanana ou albina. O formato da erva é semelhante à camomila em todos os aspectos: aparência e, inclusive, seu aroma.
Quanto à aparência, assim como a camomila, ela também produz pequenas flores de agradável aroma, que logo são substituídas por uma fruta de formato semelhante ao figo.
Muito se conhece a respeito de seus poderes medicinais, que podem ser comprovados a partir do chá feito de suas folhas.
Os benefícios do chá de daminana
Assim como diversas ervas, a Damiana também tem seus efeitos terapêuticos. Isso porque a Damiana é afrodisíaca, antisséptica, urinária, carminativa, diurética, emenagoga, estimulante, laxante e nervina.
Estudos realizados em ratos têm comprovado que o consumo da daminana contribuiu significantemente para a melhora do desempenho sexual, tanto com relação aos níveis de ereção quanto com relação à sua ejaculação e número de cópulas.
De acordo com essa pesquisa realizada, esses resultados positivos acontecem devido à rápida estimulação que a planta provoca no sistema nervoso. Sendo assim, essa estimulação envia impulsos (como mensagens) que chegam rapidamente até os órgãos genitais. O resultado, como já vimos, é uma grande melhora no melhor desempenho sexual.
Outros benefícios comprovados do chá de daminana é sua eficácia contra disfunções sexuais. Isso porque ela também em casos de prisão de ventre. Quanto às mulheres, o chá de daminana também é altamente eficaz no combate à frigidez feminina, principalmente no que tange à falta de lubrificação vaginal. Também contribui para evitar a incontinência urinária, inflamações na próstata, cistite e regulação no fluxo menstrual.
Outros fatores importantes da pesquisa é que também constataram que aliando a Damiana a outras plantas, seu poder pode ainda ser aumentado. Algumas dessas plantas são: ginseng e ginkgo biloba. Além disso, também ajuda com problemas respiratórios em geral, como asma, bronquite, rinite etc.
Como fazer o chá de daminana
Como vimos, são vários os benefíciso do chá de daminana para diversas áreas. Para você fazê-lo, irá precisar de:
- 1 litro de água
- 2 colheres (sopa) de folhas de daminana
Coloque a água no fogo até ferver. Tendo entrado em fervura, apague o fogo e acrescente as folhas de damiana. Tampe e deixe em infusão por cerca de 5 minutos. Após esse período, você pode coar e beber. Consuma 2 vezes ao dia.
Contraindicações
O uso do chá de daminana é contraindicado para grávidas, lactantes e pessoas que sofrem de hipoglicemia ou problemas cardiológicos. Além disso, o excesso da bebida pode provocar ansiedade, insônia, taquicardia, irritação no intestino e sobrecarga no fígado.
Leia também: Chá de urucum
Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.
Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de damiana, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas. Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!