Se existe um chá que nós podemos nos lembrar de nossas avós é o chá de poejo. Bastava uma simples gripe e já ouvíamos a receita desse maravilhoso chá, que também é benéfico para muitas outras coisas. Mas saiba que ele pode fazer muito mais pela nossa saúde. Quer saber mais sobre seus benefícios? Acompanhe nosso artigo e conheça tudo sobre esse poderoso chá.
O que é o poejo
Seu nome científico é Mentha Pulegium, mas é popularmente conhecido como poejo ou hortelãzinho. Ele recebe esse nome por ser uma espécie do gênero das mentas, pertencente à família lamiaceae. Esta planta, altamente aromática, é conhecida desde os tempos mais antigos em todo o Mediterrâneo e Ásia ocidental.
Uma das formas de uso mais antigas é através do seu chá, devido às suas propriedades carminativas e relaxantes. Atualmente também pode ser feita a extração de seu óleo essencial, muito usado na aromaterapia.
Alguns cuidados com o poejo
Embora o chá de poejo seja altamente benéfico para nossa saúde, é preciso estar atento com seu óleo essencial, que é altamente venenoso, principalmente para as grávidas. Pode, ainda, causar aborto. Portanto, o uso do óleo essencial do poejo desse ser restrito apenas à aromaterapia, não deve ser consumido.
Benefícios do chá de poejo
Conforme nossas avós bem sabiam, o chá de poejo é repleto de nutrientes benéficos para nosso corpo. Ele é rico em propriedades carminativas (redução de gazes intestinais), digestivas, sudoríferas, vermífugas, expectorantes, antissépticas, antiespasmódicas e emenagogas (facilitam a menstruação). Por isso, embora o uso mais popular desse chá seja pela função expectorante para tratamento da tosse, gripe e outras doenças do sistema respiratório, também é possível dizer que ele pode ser utilizado para outras finalidades.
Existe um detalhe bastante interessante: o aroma do chá de poejo é tão agradável que se assemelha à hortelã. Por conta disso, ele também pode ser conhecido como a “hortelã dos pulmões”. Confira seus outros benefícios:
Melhora na digestão
A ação carminativa do chá de poejo acaba ajudando a eliminar o excesso de gases estomacais. Por isso, ele contribui para uma melhora na digestão e evita problemas como inchaços abdominais e flatulências. Já sua ação antiespasmódica ajuda a diminuir eventuais dores de estômago.
Ajuda o sistema respiratório
O poejo possui um composto orgânico chamando mentol. Essa substância confere a essa erva uma ação altamente expectorante, contribuindo para a eliminação de secreções acumuladas nas vias pulmonares. Por isso, é altamente eficaz no combate aos sintomas de gripes e resfriados.
Combate à febre
As propriedades sudoríferas do chá de poejo facilitam a formação do suor do corpo. Por causa disso, ajuda a baixar a febre.
Alivia as cólicas menstruais
Outra ação benéfica do chá de poejo é que ele ajuda a trazer alívio ao desconforto das cólicas menstruais. Além disso, quem tem problemas com uma menstruação fraca, a ação emenagoga desse chá ajuda a aumentar o fluxo menstrual.
Ajuda no tratamento de feridas
Por causa da ação antisséptica do poejo, o seu chá é altamente indicado para promover limpeza e cicatrização de feridas. Para isso, o chá também pode ser aplicado sobre a pele.
Como fazer o chá de poejo
Para fazer o seu chá, você irá precisar de:
- Meio litro de água
- 2 colheres (chá) de folhas de folhas de poejo (secas ou in natura)
Coloque a água no fogo e, quando começar a ferver, apague e coloque as folhas do tomilho. Deixe tampado em infusão por cerca de 10 a 15 minutos. Após esse período, você pode coar. Consuma 2 vezes ao dia.
Leia também: Chá de hortelã: muito mais do que um chá gostoso
Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.
Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de poejo, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas. Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!