Como plantar alface em casa

Você sabe como plantar alface em casa? Nada como comer uma deliciosa salada feita de alface fresquinha, recém colhida no quintal. Se você adora comer alface e, principalmente, se é fã dos produtos orgânicos, não deixe de ler nosso artigo.

Se seguir o passo a passo que vamos ensinar, você terá deliciosas alfaces plantadas no jardim de sua casa ou apartamento. Por isso, aprenda agora mesmo como plantar alface.

 

O que é a alface

 

A alface é uma planta herbácea muito rica em nutrientes e também clorofila. Ela possui ação alcalina e desintoxicante, principalmente como benefício para p fígado. Além disso, é rica fonte de vitaminas e sais minerais.

Seu sabor não é muito acentuado, sendo as folhas mais claras ainda mais suaves. Mas os benefícios da alface vão além de proporcionar um sabor refrescante às saladas.

Essa verdura possui uma substância chamada lactucina, que tem um efeito calmante e relaxante. Com isso, ela ajuda a proporcionar estados de relaxamento e é muito útil no combate à insônia. Por causa do seu efeito calmante não muito agressivo, o chá de alface é muito utilizado para ajudar crianças a dormirem mais tranquilamente.

Além disso, a alface também contém ácido fólico, que atua na síntese dos neurotransmissores como a serotonina, dopamina e noradrenalina. E por que isso é importante? Estes neurotransmissores, quando estão em quantidade adequada em nosso cérebro, contribuem muito para regular as sensações de ansiedade. Outro benefício da alface é que ela auxilia na produção de aminoácidos no nosso corpo, que atuam diretamente nesses neurotransmissores.

E para quem acha que os benefícios da alface ficam por aí, não se esqueçam de que ela é também rica em pectina, uma espécie de fibra solúvel. Essa fibra, ao ser ingerida, permite que a glicose seja liberada mais lentamente, evitando picos de insulina. Com essa ação, não somente a diabetes tipo 2 pode ser controlada, como promove uma sensação de saciedade. A consequência disso? A pessoa pode sim, emagrecer por causa da pectina.

A alface nossa de cada dia é, portanto, a garantia de uma salada refrescante que compõe a maioria dos pratos brasileiros. Que tal então aprender como plantar alface em casa? Aliás, não importa se você mora em casa ou apartamento.

Ela pode ser plantada em vaso, floreiras e, pasmem, até mesmo em garrafas pet. E se você vier com desculpa de que não tem terra, seus argumentos acabam por aqui. A alface pode também ser cultivada na água, são as chamadas alfaces hidropônicas. Neste artigo, vamos falar sobre o plantio em terra, que é o método mais fácil.

 

como plantar alface

Como plantar alface em casa ou apartamento

 

Como já falamos, para plantar alface não é preciso de muito espaço. Você pode plantar sua verdura no chão do quintal ou mesmo em vasos que podem ser colocados na varanda do apartamento. Portanto, não importa onde você more, pois sempre vai haver um cantinho para sua pequena plantação.

 

Como plantar alface em vasos

 

Primeiros cuidados: a alface precisa de, pelo menos, 5 horas de sol por dia, em um ambiente arejado. O ideal é que ela esteja plantada em um local que receba sol durante boa parte do dia e sombra à tarde. Quem mora em apartamento pode tentar a varanda ou ainda locais próximos a janelas.

Separe um vaso com uma profundidade de, pelo menos, um palmo. Garanta que no fundo desse vaso haja pequenos furinhos para que a água não fique acumulada quando a verdura for regada.

Estando com o vaso já com os furos, coloque pequenas pedrinhas, pedacinhos de madeira ou até mesmo pedaços de isopor. Coloque sobre elas uma manta acrílica própria para horta caseira. Esse procedimento servirá para que a terra não escoe pelos furinhos do vaso. Obs.: Experimente improvisar, substituindo o vaso por uma garrafa pet. Os resultados serão os mesmos.

Feito isso, encha o vaso com terra adubada, dando preferência a adubos naturais.

Ao preparar o vaso, faça um buraco onde será colocada a muda de alface ou a semente. Se o vaso for comprido e você quiser colocar mais mudas, garanta que as mesmas não fiquem muito próximas uma da outra. Lembre-se de que a alface cresce e toma bastante espaço.

Para fazer a irrigação, você deverá regar sua mudinha frequentemente. Se o local onde você morar for muito quente, pode regar todos os dias. O importante é que a terra nunca esteja ressecada. Um detalhe importante é que você regue sua muda de manhã bem cedo ou no final da tarde, evitando o sol. Ao regar, cuidado para não encharcar.

Após um período de 60 a 90 dias, dependendo da estação do ano, sua alface já estará pronta para ser colhida.

 

E, então, aprendeu como plantar alface em casa? Se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Leave a Reply