Paciência: usos e benefícios

Além de ser uma virtude de poucos, a paciência é uma erva fantástica para lidar com diversas condições adversas de saúde. Brincadeiras à parte, esta planta nativa das regiões centrais e do sul da Europa é extremamente versátil e, por lá, é consumida tanto como um remédio e um chá, quanto como um ingrediente de receitas típicas.

Trata-se de um ótimo remédio para problemas gastrointestinais, dores internas e limpeza do organismo. Entenda quais são os benefícios da paciência para o corpo, e como ela pode auxiliar você a melhorar sua saúde:

DIGITAL CAMERA

Propriedades diuréticas

A paciência é um excelente diurético, o que a auxilia a eliminar as toxinas do corpo através da atividades urinárias. Além de ser rica em diversos nutrientes que serão aproveitados pelo corpo, a planta oferece a redução destes agentes nocivos em seu sistema urinário, diminuindo riscos de lesão em órgãos como o fígado e os rins.

Além disso, seu efeito diurético oferece prevenção ao acúmulo de pedra nos rins e recuperação de órgãos já lesionados. A manutenção da planta em sua dieta cotidiana oferece uma forma de recuperar-se de hábitos alimentares ruins acumulados ao longo de meses ou anos, pouco a pouco.

Laxante natural

Na Europa, um de seus usos tradicionais é seu potencial como um laxante eficiente. Com uma quantidade um pouco maior da planta, é possível obter um efeito rápido, capaz de solucionar constipações.

Se você optar por comer a planta, por exemplo, além de obter o efeito laxante, adicionará fibras à dieta. A adição de fibras é fundamental para o funcionamento adequado do intestino, incorporando-se ao bolo fecal. Por isso, além de atuar como um remédio para momentos de prisão intestinal, esta planta funciona como um aliado na manutenção de uma boa dieta.

Recuperação após problemas intestinais

Outro efeito bastante interessante relacionado à atuação da paciência sobre o trato intestinal é sua capacidade de recuperar o corpo após uma diarreia. A reunião de seus nutrientes – em especial potássio e magnésio – tornam a planta uma ótima fonte de eletrólitos. Eles são essenciais para recuperar a saúde do organismo.

Desta forma, mantém-se substâncias essenciais para que o corpo volte  ao normal após a condição. Embora este efeito pareça contraditório em relação à sua capacidade laxante, tudo resume-se a uma questão de quantidades e circunstâncias.

Potencial anti-inflamatório e antimicrobiano

Assim como tantas outras ervas, a paciência carrega a essencial combinação de redução de inflamações e supressão de infecções. Ela é especialmente eficiente contra a atuação de bactérias no organismo. Somando-se isso à sua alta dose de vitamina C, obtém-se uma planta muito eficiente contra inflamações causadas por atividade bacteriana.

Os níveis de vitamina C na paciência são semelhantes à concentração do nutriente em frutas como a laranja, por exemplo. Desta forma, trata-se de uma ótima forma de garantir o nutriente variando os ingredientes, sem abrir mão de diversos benefícios adicionais.

Saúde da pele e dos olhos

Outra utilização importante e bastante conhecida da paciência, é seu fortalecimento para olhos e pele. Acredita-se que estes benefícios sejam fruto da combinação entre as vitaminas C e A, presentes na planta. Enquanto a vitamina C oferece redução de inflamações, a vitamina A é essencial para a formação de membranas e tecidos importantes para os olhos e para a pele.

Desta forma, esta dupla é capaz de oferecer uma boa base para construção e prevenção de problemas que danifiquem os órgão.

como-preparar-cha-verde

Cuidados e possíveis efeitos colaterais

Em geral, a paciência é uma planta bastante segura. Não há reações alérgicas conhecidas a ela, embora seu efeito laxante exija um pouco de cuidado adicional. É importante dosar a quantidade ingerida de uma única vez da planta, para evitar este efeito colateral em momentos indesejados.

Além disso, mulheres grávidas devem evitar seu consumo, em função de suas propriedades possivelmente abortivas.

Veja também:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *