Lavanda: usos e benefícios

A lavanda é uma planta originária da Europa e da África, conhecida por seu aroma calmante e amplamente utilizado na indústria cosmética. Possui um dos aromas mais apreciados na fabricação de produtos.

Em diversos locais onde é nativa, a lavanda pode ser considerada até mesmo uma praga, em função de seu rápido desenvolvimento e ocupação de espaço fértil. A lavanda pode ser utilizada fresca ou seca com propósitos culinários, ou em sua essência, óleo, ou chá, para as mais diversas finalidades. Entre elas, destacam-se suas propriedades medicinais.

Lavender bouquet for herbal medicine

Benefícios da lavanda para a saúde

Entre os principais benefícios da lavanda para a saúde, destacam-se:

Ansiedade e estresse

A ansiedade pode aliviar os problemas relacionados ao estresse de diversas maneiras. Seus componentes auxiliar a regular quimicamente os hormônios relacionados à manifestação do humor. Este benefício pode ser obtidos através de aplicações tópicas ou ingestão interna, através de chás. Os antioxidantes presentes na planta auxiliam, também, na diminuição da produção do hormônio que leva a este efeito.

Insônia e dificuldades para dormir

Se você costuma ter dificuldade para dormir à noite, ou problemas como apneia, um chá diário de lavanda antes de dormir pode auxiliar bastante. A bebida pode auxiliar no relaxamento e induzir ao sono com maior facilidade.

Por milênios, este efeito foi aproveitado pelos povos antigos da Europa. O impacto da planta no sistema nervoso é rápido e eficiente, acalmando em apenas alguns minutos.

Propriedades anti-inflamatórias

As propriedades anti-inflamatórias representam uma outra vantagem da lavanda. Um de seus grandes diferenciais é seu aroma e sua aplicação diferenciada em relação a outras ervas. Em relação à aplicação tópica, por exemplo, é possível utilizar a planta na forma de sal de banho – uma oportunidade rara, em comparação a outras ervas.

Além da vantagem de seu diferencial, a lavanda possui, por si só, um forte efeito anti-inflamatório e analgésico, sobretudo em aplicações externas. Por isso, cremes, loções e pomadas baseadas no produto são bastante úteis.

Cuidados com a pele

A lavanda é uma forma muito útil de manter cuidados adequados com a pele. Seu efeito anti-inflamatório soma-se, neste caso, ao potencial de hidratação dos componentes. Para beneficiar-se destes efeitos, até mesmo um simples spray com infusão resfriada funciona adequadamente. Este uso pode reduzir a presença de acne, psoríase e outras condições de pele.

Efeito antisséptico

Outro motivo que justifica as melhorias na saúde da pele causadas pela lavanda está em sua capacidade antisséptica. Seus efeitos matam bactérias, fungos e outros organismos que estejam presente. Esta ação é válida  tanto para lesões externas, quanto externas.

cha-de-lavanda

Saúde capilar

Para quem sofre de perda de cabelo em nível avançadas, um shampoo baseado em lavanda pode auxiliar o couro cabeludo. É necessário, obviamente, escolher produtos que utilizem a planta verdadeiramente, em vez de simplesmente simular seu aroma. Seu valor pode ser um pouco salgado, mas a quantidade de componentes benéficos na planta pode fortalecer significativa a saúde dos folículos, mantendo-os por mais tempo.

Cuidados e possíveis efeitos colaterais

A lavanda não é uma planta alergênica, de forma geral. É possível, no entanto, que uma minoria de pessoas desenvolva reações a ela. Isso é especialmente verdade no caso de pessoas alérgicas a hortelã e outras plantas de sua família.

A lavanda não oferece nenhum tipo de restrição para mulheres grávidas ou lactantes.

Veja também:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *