Conheça as 36 ervas medicinais mais comuns usadas no Brasil

ervas-que-melhoram-a-saude-digestiva-02O uso de ervas medicinais é tão antigo quanto a própria humanidade, servindo ao homem por séculos e séculos com diversas finalidades para manter a saúde em dia. Ao longo dos anos, as plantas terapêuticas foram utilizadas para tratar e prevenir uma infinidade de enfermidades, sendo bastante usadas nas cozinhas brasileiras como opções para qualquer tipo de tratamento natural.

Posteriormente, depois da sua utilização baseada em conhecimentos populares, as ervas medicinais passaram a ser estudadas por cientistas de todo o mundo para comprovar os seus efeitos positivos à saúde. E foi o que aconteceu! Muitas pesquisas apontaram as plantinhas como realmente benéficas à saúde, podendo ser usadas no combate e prevenção de diversas doenças, desde as mais leves, como a gripe, até aquelas mais graves, como o câncer.

A maioria das plantas que conhecemos passou por avaliações científicas e tiveram o seu uso aprovado também no Brasil. Só entre 2003 e 2010, o Ministério da Saúde financiou cerca de 108 pesquisas relacionadas ao tema. Mas, nem tudo é tão simples como parece. Apesar das aprovações e daquele ditado que diz que “Tudo que é natural faz bem”, o uso das ervas medicinais não funciona desta maneira.

Mesmo sendo muito benéficas à saúde, as plantas com fins medicinais devem ter a sua utilização sempre controlada, uma vez que os seus efeitos colaterais podem ser bastante incômodos e até fatais quando estas são ingeridas de maneira inadequada. Isso porque algumas ervas costumam produzir substâncias químicas com a intenção de se defender de possíveis predadores e que, se consumidas por um ser humano, podem causar reações alérgicas adversas.

Portanto, se você está querendo usar alguma planta medicinal para tratar ou prevenir algum malefício à saúde, fique de olho na melhor maneira de usá-la e certifique-se se realmente ela é a ideal para o seu problema. A seguir, para te ajudar, nós vamos listar as ervas medicinais mais comuns ou mais conhecidas aqui no Brasil e para que serve cada uma delas. Vamos lá?

Veja as principais ervas medicinais mais conhecidas de A à Z

1 – Agrião

agriao-da-terra-9

Possui propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, podendo ser usado para tratar aftas, gengivites, bronquites, tabagismo, acne e eczemas, além de ajudar a melhorar a digestão e combater a tosse.

2 – Alfazema

Possui propriedades calmantes, sendo ideal para tratar insônia, falta de apetite, cistite, inflamação na bexiga, conjuntivite, tosse, bronquite, queimaduras e enxaqueca.

3 – Alcaçuz

planta-alcacuz

Possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, sendo ideal para tratar tosses, bronquite, artrite, reações alérgicas e úlceras gástricas.

4 – Alecrim

Possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias, sendo ideal para aliviar contusões e hematomas, tratar doenças reumáticas e articulares, combater enxaquecas, lapsos de memória e baixa imunidade.

5 – Alho

alhocan2

Possui propriedades expectorantes, antissépticas e anti-cancerígenas, sendo ideal para combater o colesterol alto, aliviar problemas circulatórios, aumentar a imunidade e combater o câncer.

6 – Arnica

Combate problemas de pele, como furúnculos, manchas, feridas e acnes, e ajuda a aliviar tendinites, dores reumáticas e gota.

7 – Babosa

download-6

Possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antissépticas, que ajudam no combate à caspa, piolhos e lêndeas, tratamento de queimaduras e inflamações, além de acelerar a multiplicação celular e a cicatrização de feridas e evitar a queda de cabelos.

8 – Boldo-do-Chile

Possui propriedades anti-inflamatórias, digestivas e hepáticas, ajudando na quebra de gorduras corporais, na melhorara da digestão e no combate à inflamações.

9 – Calêndula

rx_calendula

Possui propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, ajudando a tratar acnes, fungos, escaras, assaduras em crianças, queimaduras leves (inclusive de sol), amenizar sintomas de traumatismos, feridas, furúnculos e varizes, além de regular a menstruação e aliviar cólicas.

10 – Camomila

Possui propriedades anti-inflamatórias, digestivas e emolientes, ajudando a acalmar cólicas, hidratar a pele, melhorar a digestão, eliminar gases, estimular o apetite, aliviar dores musculares, na coluna e ciáticas, além de tratar inflamação nas gengivas.

11 – Canela

Cinnamon in closeup

Possui propriedades anti-inflamatórias, sendo ideal para tratar problemas gastrointestinais e cólicas menstruais, combater fungos e microorganismos, evitar inflamações, gases e má digestão.

12 – Capim-limão

Possui propriedades analgésicas e anti-reumáticas, sendo ideal para tratar problemas gastrointestinais, melhorar o funcionamento do estômago e evitar gases.

13 – Carqueja

maxresdefault-26

Possui propriedades diuréticas, hepáticas, anti-inflamatórias e anti-úlceras, ajudando no tratamento de artrites, problemas estomacais, melhora a digestão e funcionamento do fígado, elimina toxinas e reduz as taxas de glicose no sangue.

14 – Cáscara-sagrada

Possui propriedades digestivas, ajudando no combate à prisão de ventre, no emagrecimento e na melhora da digestão como um todo.

15 – Coentro

coentro-cultivo-dicas-16

Possui propriedades calmantes e digestivas, ajudando na melhora da digestão, alívio de cólicas estomacais e combate à ansiedade.

16 – Confrei

Possui propriedades cicatrizantes, sendo ideal para combater úlceras, controlar a diabetes, estimular a regeneração dos tecidos e ajudar na cicatrização de problemas na pele.

17 – Cravo-da-Índia

cravo-da-india-e1426790752634

Possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, anticoagulantes e antissépticas, sendo ideal para inibir a agregação de plaquetas, combater inflamações nas mucosas e inchaços.

18 – Dente-de-leão

Possui propriedades laxantes, digestivas e diuréticas, sendo ideal para tratar distúrbios digestivos e ajudar a abrir o apetite.

19 – Erva-cidreira

beneficios-do-cha-de-erva-cidreira-640-427

Possui propriedades calmantes, analgésicas e anti-espasmódicas, sendo ideal para tratar herpes labial, combater cólicas e gases, além de ajudar na melhora do humor e relaxar o corpo.

20 – Erva-doce

Possui propriedades digestivas e anti-inflamatórias, sendo ideal para combater gases e cólicas estomacais e intestinais. Além disso, ela pode tratar cólicas infantis, enxaquecas, gastrite nervosa e, ainda, purificar o hálito.

21 – Eucalipto

eucalipto

Possui propriedades antisseépticas, atuando contra dores de ciática, gota, reumatismo, alivia os sintomas da asma e bronquite, previne a tuberculose, reduz secreções, catarro e muco nos pulmões, melhora a respiração.

22 – Guaco

Possui propriedades anti-microbianas, paliativas, cicatrizantes e emolientes, sendo ideal para tratar úlceras, feridas, varizes, aczemas, coceiras, doenças respiratórias, bronquite, asma, melhora a respiração e combate inflamações no corpo.

23 – Guaraná

20131118_111247_guarana

Possui propriedades analgésicas e estimulantes, que ajudam no combate ao estresse, melhoram o sistema nervoso central, controlam a oleosidade da pele, combatem os radicais livres causadores do envelhecimento, amenizam distúrbios gastrointestinais e cólicas, além de prevenir a perda de memória.

24 – Hortelã-pimenta

Possui propriedades calmantes e digestivas, sendo ideal para aliviar cólicas, reduzir inflamações nos brônquios, evitar gases, amenizar congestões nasais, melhorar o funcionamento do estômago, combater a fadiga e problemas no fígado, além de melhorar a digestão.

25 – Jaborandi

cha-de-jaborandi

Possui propriedades expectorantes e hidratantes, sendo ideal para hidratar a pele e cabelos, estimular a salivação e sudorese, estimula secreções pulmonares e combater inchaços no corpo.

26 – Louro

Possui propriedades antissépticas, digestivas e calmantes, que ajudam na melhora da digestão, no relaxamento dos músculos e alívio de dores e contusões.

27 – Malva

malva-beneficios-e-propriedades

Possui propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, hidratantes e antibacterianas, sendo ideal para combater problemas na pele, na boca, inflamações no corpo e úlceras gástricas.

28 – Marcela-do-campo

Possui propriedades analgésicas, antibacterianas, calmantes e anti-inflamatórias, sendo ideal para relaxar os músculos, aumentar a imunidade, combater a disenteria, ajudar na digestão e combater inflamações.

29 – Pata-de-vaca

pata-de-vaca-beneficios-e-propriedades

Possui propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, sendo ideal para aliviar inchaços de origem circulatória, proteger as paredes do vasos sanguíneos e controlar as taxas de glicose no sangue.

30 – Pimenta

Possui propriedades termogênicas, que ajudam na melhora da digestão, alívio de dores, aceleração do metabolismo e emagrecimento rápido.

31 – Pitanga

beneficios-da-pitanga-1

Possui propriedades calmantes, anti-inflamatórias, anti-cancerígenas e antibacterianas,  que ajudam a aliviar bronquites e prevenir o câncer.

32 – Rosa-mosqueta

Possui propriedades cicatrizantes, que ajudam no tratamento de queimaduras e alterações na pele causadas por radioterapia, na prevenção de estrias, na amenização manchas na pele e no combate ao envelhecimento precoce.

33 – Tamarindo

tamarindo-beneficios-e-propriedades

Possui propriedades vermífugas e laxativas, sendo ideal para regular o intestino preguiçoso.

34 – Tomilho

Possui propriedades expectorantes e antissépticas, sendo ideal para aliviar sintomas de tosses e bronquites.

35 – Unha-de-gato

unha-de-gato

Possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, sendo ideal para fortalecer o sistema imunológico, resfriados, infecções, inflamações na pele, artrite, amigdalite.

36 – Valeriana

Possui propriedades calmantes, sendo ideal para combater a insônia e ansidade, além de aliviar a fadiga.

Veja também:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *