Chá para tosse: aprenda a fazer em casa

Está com aquela tosse irritante que não cessa com nada? Antes de procurar um remédio sem receita, experimente alguns dos melhores tratamentos naturais para aliviar esses sintomas. Estamos falando do chá para tosse que, além de natural, promove resultados incríveis. Acompanhe nosso artigo e aprenda a fazer em sua casa.

 

O que é a tosse

 

De um modo geral, a tosse é perfeitamente normal. Trata-se de um reflexo natural do corpo para eliminar qualquer irritação pulmonar, também ajudando a manter sua garganta livre de catarro ou qualquer coisa que esteja provocando irritação.

No entanto, a tosse prolongada também pode ser sintomática de várias condições, como alergia, infecção viral ou infecção bacteriana. Por isso, é muito importante descobrirmos a origem desse sintoma. Vale lembrar que nem sempre a tosse é causada por algo relacionado seus pulmões.

Quando a tosse é de origem infecciosa bacteriana, o tratamento exige o uso de antibióticos. Porém, quando a tosse acontece por conta de resfriados, alergias ou sinusite, o tratamento caseiro pode dar excelentes resultados. Confira algumas receitas.

 

Receitas de chá para tosse

 

Quando falamos em chá para tosse, logo nos lembramos daquelas receitas antigas que nossas avós faziam – com muito resultado. E não é para menos, afinal, a medicina natural compreende uma série de terapias alternativas com o uso de plantas medicinais e fitoterápicos, cujos resultados são altamente satisfatórios para a nossa saúde.

Assim sendo, nós vamos ensinar algumas receitas dos melhores chás para tosse, que podem ser consumidos a partir do surgimento do seu primeiro sintoma. Anote:

 

chá para tosse

 

Chá de mel com limão

Este é um clássico chá para tosse, que compõe a lista dos mais conhecidos. Isso é justificado pela sua eficácia e por conta das propriedades medicinais do mel e do limão.

O mel é um remédio natural usado desde a antiguidade para combater a tosse e dores de garganta. Já o limão é rico em vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Ele possui antioxidantes que ajudam a diminuir a inflamação das vias respiratórias, aliviando a tosse e acelerando a recuperação de gripes e resfriados.

Para fazer o chá de mel com limão, basta você misturar o suco de 1 limão com  2 colheres (sopa) de mel e 1 xícara de água fervente. Tomar antes de dormir e aquecer o corpo. Não pegar friagem.

 

Chá de Hortelã

As folhas de hortelã são bem conhecidas por suas propriedades curativas. O mentol da hortelã acalma a garganta e age como um descongestionante, ajudando a quebrar o muco. Por isso, uma ótima receita de chá para tosse leva a hortelã como ingrediente principal. Além dela, você pode enriquecer sua receita com algum ingrediente de sua preferência, como o mel, por exemplo.

Para fazer o chá de hortelã, coloque 1 xícara de água para ferver. Quando levantar fervura, apague o fogo e adicione algumas folhas de hortelã. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Depois disso, coe e se quiser, adoce com mel.

 

Chá de tomilho

Tomilho é usado por alguns para doenças respiratórias. Um estudo sugere que a essência extraída de folhas de tomilho pode ajudar a aliviar a tosse e bronquite de curta duração. Isso porque suas folhas contêm compostos chamados flavonóides que relaxam os músculos da garganta envolvidos na tosse e diminuem a inflamação.

Para fazer o chá de hortelã, coloque 1 xícara de água para ferver. Quando levantar fervura, apague o fogo e adicione 2 colheres (sopa) de tomilho moído. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Depois disso, coe e se quiser, adoce com mel.

 

chá para tosse

 

Chá forte para a tosse

Essa receita leva a combinação de vários ingredientes que combatem a tosse.

Ingredientes:

  • 1 xícara de água
  • 1 limão espremido
  • 3 colheres (sopa) de mel
  • 1 colher (chá) de gengibre ralado
  • 1 colher (sopa) de tomilho picado

Para fazer o chá, coloque a água para ferver. Quando levantar fervura, apague o fogo e adicione todos os ingredientes, exceto o mel. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Depois disso, coe e acrescente o mel.

 

Leia também: Chás para gripe

 

Gostou de conhecer nossas receitas do chá para tosse? Se esse artigo foi útil para você, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até o próximo post.

Related Post

Leave a Reply